ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O leite A2 já é uma realidade, mas e os derivados?

VÁRIOS AUTORES

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 06/04/2021

3 MIN DE LEITURA

0
25

O leite A2 é oriundo de vacas com genótipo A2A2 e a partir dele podem ser processados derivados lácteos nas indústrias de laticínios

 

O leite no Brasil está entre as principais fontes de alimento da população e gera uma grande cadeia empregatícia. No entanto, esse produto tão interessante nutricionalmente, não é consumido por pessoas com algum tipo de alergia ao leite de vaca.

Frente a isso, algumas empresas começaram a comercializar leite e derivados que contêm apenas beta-caseína A2, pois apresentam benefícios como redução dos sintomas gastrointestinais e aumento da atividade da lactase em comparação ao leite convencional.

As vacas podem ter genética para produção de leite com proteínas diferentes (A1 e A2). Vacas com genética A2A2 produzem naturalmente leite apenas com a proteína beta-caseína A2. Estudos sugerem que algumas pessoas podem ter dificuldade para digerir a beta-caseína A1 que é encontrada em todos os leites e derivados comuns.

Em comparação com a A2, a variante A1 é mais facilmente hidrolisada por enzimas digestivas presentes no sistema gastrointestinal humano, devido à ligação mais fraca entre a isoleucina e a histidina, liberando o peptídeo β-casomorfina-7 (βCM-7). Este, além de aumentar a inflamação gastrointestinal, está associado ao maior risco de doenças como diabetes mellitus tipo 1, autismo e esquizofrenia.

A obtenção do leite A2, assim como o processamento dos produtos lácteos, são idênticos ao convencional. No entanto, o alelo que codifica a variante da proteína A2 aumenta os valores genéticos para leite e produção de proteína e diminui a porcentagem de gordura no leite (OLENSKI et al., 2010). Dessa forma, esse efeito sobre a composição química do leite pode interferir positivamente na fabricação de derivados como queijos, manteigas, cremes, requeijões entre outros.

Devido aos benefícios do leite A2, na Nova Zelândia, seu consumo não é exclusivo para pessoas alérgicas a proteína do leite, sendo também a maior exportadora mundial de leite A2 em .

No Brasil, existem algumas fazendas no interior de São Paulo, Minas Gerais e Goiás que possuem a certificação de vacas A2A2. Todo o processo, desde a retirada do leite até a fabricação dos derivados, é legitimado para garantir produtos com fácil digestibilidade, sabor mais suave, cremosidade diferenciada e valor agregado.

O queijo Minas frescal A2 facilita a digestão e contém menos gorduras, colesterol e sódio, sendo a melhor opção para quem gosta de queijo e procura cuidar da saúde. Além disso, é um queijo mais suave e cremoso. O queijo Petit Suisse A2 é idêntico ao comum, contendo as mesmas características sensoriais.

a manteiga de leite A2 tem todos os benefícios, com sabor mais suave e cremosidade ímpar. O consumo moderado de manteiga traz benefícios para a saúde, sendo que as gorduras saturadas são ricas em bom colesterol e ajudam a diminuir o colesterol ruim. Com isso, beneficia o coração e ajuda a prevenir acidente vascular cerebral (AVC).

O creme de leite fresco, coalhada e iogurte também podem ser feitos com o leite A2, além do leite integral, semi-desnatado e desnatado.

Dessa forma, os benefícios e as propriedades sensoriais e físico-químicas do leite A2 o tornam promissor quanto ao consumo in natura e de derivados. A sua produção também é uma oportunidade de investimento quanto ao fortalecimento do setor, pela diversificação dos produtos.

Ademais, pesquisas em relação às características físico-químicas e sensoriais com outros derivados de leite A2 precisam ser desenvolvidas para diferenciá-los dos produtos convencionais. Essas informações, assim como todos os seus outros benefícios além da facilidade de digestão, devem ser divulgadas a partir de estratégias de marketing para estimular o consumo do leite e derivados A2.

 

Referências

BARBOSA, M. G.; SOUZA, A. B.; TAVARES, G. M.; ANTUNES, A. E. C. Leites A1 e A2: revisão sobre seus potenciais efeitos no trato digestório. Segurança Alimentar e Nutricional, v. 26, p. 1-11, e019004, 2019.

CHIA, J. S. L.; MCRAE, J. L.; KUKULJAN, S.; WOODFORD, K.; ELLIOTT, R. B., SWINBUM, B. & DWYER, K. M. A1 beta-casein milk protein and other environmental pre-disposing factors for type 1 diabetes. Nutrition & Diabetes, 7 (274), 1-7, 2017.

*Fonte da foto do artigo: Freepik

BRUNA GOUVEIA GUIMARÃES

Médica veterinária pela Universidade de Rio Verde, Rio Verde - GO, Mestranda do Programa de Tecnologia de Alimentos do IF Goiano - Campus Rio Verde - GO

THAISA CAMPOS MARQUES

Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde - GO

JORDANA DOS SANTOS ALVES

Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde - GO

MIRELLY BERNARDI

Universidade de Rio Verde - Rio Verde - GO

MARCO ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA

Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás, Professor do IF Goiano - Campus Rio Verde, GO

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures