ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O consumo de queijos pelos brasileiros

POR KENNYA SIQUEIRA

E JOÃO PEDRO JUNQUEIRA SCHETTINO

KENNYA SIQUEIRA

EM 28/04/2021

3 MIN DE LEITURA

4
20

O queijo é um dos derivados lácteos mais consumidos no mundo. De acordo com a FIL/IDF (2020), os laticínios mais consumidos no mundo são os lácteos frescos, que inclui leite fluido e iogurte, que respondem por 17% do consumo mundial de lácteos. Em seguida, tem-se manteiga, com 15% do consumo e queijos com 14%.

No Brasil, os queijos também são muito apreciados. Conforme a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE, eles perdem apenas para o leite fluido, representando quase 10% dos lácteos consumidos no País.

Dentre os queijos mais citados pelos brasileiros na pesquisa do IBGE estão, nesta ordem: queijo mozzarella, queijo minas, requeijão e queijo prato. No entanto, é interessante notar que questões regionais provocam diferenças no consumo dos diferentes tipos de queijos (Tabela 1).

Tabela 1. Percentual de consumo per capita por região brasileira comparado com a média nacional.


Fonte: IBGE. Elaborado pela autora.

 

Em relação ao total de queijos, a região brasileira que mais consome é a Sudeste, com um nível de aquisição do produto 28% acima da média do País. Logo em seguida, vem a região Sul. Por outro lado, a região que possui um nível de consumo mais discrepante de todos e, com isso puxa a média nacional para baixo, é a região Norte. O consumo per capita do Norte equivale a menos de 1/3 da média nacional.

O Sudeste se destaca com o maior consumo por habitante de quase todos os queijos citados na pesquisa, com exceção de queijo mozzarella, queijo prato e queijo não especificado. Para o queijo prato, os maiores consumidores estão localizados no Sul do País, com média de consumo 3 vezes maior do que a média nacional.

No entanto, os habitantes do Sul do Brasil não são grandes apreciadores do queijo minas, assim como no Norte. As maiores médias de consumo para o queijo minas estão no Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, nesta ordem.

O Centro-Oeste tem consumo per capita superior ao nacional para queijo minas, queijo mozzarella e queijo não-especificado. No entanto, a sua média de consumo de queijo prato é a menor do País. A Figura 1 ilustra melhor essas preferências de consumo de queijo por região do Brasil.

Figura 1. Consumo per capita de queijos por região brasileira.


Fonte: IBGE. Elaborado pela autora.

 

É possível perceber que não existe um tipo de queijo que seja preferência brasileira, isto é, que seja o mais consumido em todas as regiões. Além disso, nota-se um nível de consumo de queijos bem inferior na região Norte.

Dentre os estados, em termos de consumo per capita, os maiores consumidores de queijos são, nesta ordem: Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Goiás, Paraíba e Mato Grosso. Ao contrário do esperado, o estado que mais consome queijo minas, não é Minas Gerais, e sim, Pernambuco. Minas Gerais é o 6.º no ranking.

No caso do queijo mozzarella, os maiores consumidores estão nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Distrito Federal. Os paulistas também são os principais compradores de queijo parmesão, seguidos por moradores do Rio de Janeiro e Distrito Federal.

O estado do Rio de Janeiro também está na liderança do consumo per capita de queijo prato. Na segunda colocação, está a Bahia, seguida de perto por São Paulo e Pernambuco. Por fim, no consumo de requeijão se destacam às três unidades da federação da região Sudeste, nesta ordem: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Em resumo, os dados evidenciam algum efeito da renda e de preferências regionais no consumo de queijo no Brasil. No entanto, não é possível identificar uma característica regional específica que determine este consumo.

Assim como apresentado no Novo Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, a população brasileira possui características alimentares que são muito peculiares de cada região. Neste âmbito, os queijos levam vantagem em comparação com outros lácteos, devido a sua diversidade.

O fato de haver uma variedade grande de queijos, com texturas, sabores, odores e características organolépticas distintas, permite ao brasileiro diversificar no consumo e assim buscar o tipo de queijo que se adapte melhor não só ao seu paladar, mas também aos seus hábitos de consumo.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

KENNYA SIQUEIRA

Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite

JOÃO PEDRO JUNQUEIRA SCHETTINO

Graduando em estatística pela UFJF.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CAROL LOPES

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS

EM 01/12/2021

Ola! Esses dados publicados são correspondentes a qual ano?
KENNYA SIQUEIRA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 03/12/2021

Os dados apresentados são da última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE, de 2017-2018.
CAROL LOPES

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS

EM 01/12/2021

Ola! Esses dados publicados correspondem a qual ano?
KEVIN VIEIRA

CABO FRIO - RIO DE JANEIRO

EM 13/10/2021

excelente conteúdo

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures