ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Você sabe qual biomassa de sua fazenda pode ser transformada em biogás?

EDUCAPOINT

EM 05/03/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

Quando você fala em instalação e implantação de um biodigestor, ou quando você quer aprimorar a produção de biogás, você precisa pensar primeiro qual é a biomassa da sua fazenda.

O que é biomassa?

É toda matéria orgânica biodegradável que pode entrar no biodigestor e virar biogás. O resto de alimentação dos animais, o esterco bovino, o resto da cama (por exemplo, cama de maravalha), tudo isso constitui a biomassa de sua fazenda. Cada sistema de produção vai ter o seu biogás, no que diz respeito ao teor de metano e funcionamento do biodigestor. Cada projeto deve ser desenhado baseado principalmente na biomassa, pois características específicas irão gerar igualmente um biogás com um perfil específico.

Na Fazenda Bom Retiro, em Pouso Alto, MG, por exemplo, existem 800 bovinos confinados e 220 matrizes de suínos. Esse sistema propicia uma produção de biogás bastante eficaz, tanto em termos de economia - com a produção de energia elétrica e a geração distribuída -, quanto em termos ambientais e na produção de biofertilizante.

Confira as fotos:



Assim, a característica dessa biomassa propicia tudo isso para essa fazenda que, a partir da biomassa de bovino e suíno misturada, vai gerar energia elétrica, produzir biofertilizante e fazer o manejo ambiental dos resíduos dos animais.

Essa questão ambiental é muito importante, especialmente em uma fazenda com um grande número de animais. Desta forma, o biodigestor pode virar uma oportunidade em sistemas pecuários! E naqueles mais intensivos, há uma grande concentração de biomassa, que propicia a produção de energia, por exemplo, que pode gerar autossuficiência e, não só isso, a venda de energia para a concessionária. Além disso, vai gerar o atendimento à legislação ambiental, que se torna cada dia mais importante.

No curso online Biodigestor como oportunidade para sistemas pecuários, do EducaPoint, o Pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcelo Otenio, explica tudo o que é preciso para montar um biodigestor, desde o volume de animais necessários para viabilizar o projeto, passando por todas as estruturas e etapas, desde o manejo dos resíduos até a produção de biogás e energia elétrica.

Para ter acesso ao conteúdo completo, assine o EducaPoint! Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 100 temas).

Conheça os planos aqui! Ou experimente realizando um breve cadastro no site: https://www.educapoint.com.br/experimente/.

Mais informações

contato@educapoint.com.br

Telefone: (19) 3432-2199

WhatsApp (19) 99817- 4082

Skype: atendimento@educapoint.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures