ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Biodigestor: modelos e viabilidade econômica

EDUCAPOINT

EM 28/12/2018

5 MIN DE LEITURA

0
0

Atualizado em 13/08/2021

O que é biodigestor?

Um biodigestor é um aparelho que é capaz de realizar biodigestão. A biodigestão consiste na fermentação anaeróbica da biomassa. Isso porque a matéria orgânica pode ser biodegradada em anaerobiose. As bactérias, na falta de oxigênio, vão fermentar e produzir biogás. Este processo existe há mais de dois mil anos.

No Brasil, as dificuldades no manejo dos biodigestores foi durante vários anos um entrave à difusão do uso dessa tecnologia na pecuária. Na década de oitenta, o Governo brasileiro lançou um programa de energia rural onde foi difundido os biodigestores de modelo indiano. A adesão não foi boa na ocasião justamente devido às dificuldades de manejo.

A solução para esse problema surgiu com a chegada no Brasil dos biodigestores modelo canadense, de lona, que possuem um manejo bastante viável e garante excelentes resultados.


Biodigestor descontínuo

O biodigestor descontínuo se assemelha a um tambor que é alimentado com a biomassa (esterco). O biogás é produzido dentro desse tambor. Quando a produção cessa, o biodigestor é esgotado. Esse é um modelo de difícil utilização, pois recebe a carga total e depois precisa ser completamente esgotado.

 

Biodigestor contínuo

Os modelos de biodigestor mais difundidos no mundo são:

- Modelo indiano;
- Modelo chinês.

Ambos são modelos de biodigestor contínuo. Entretanto, o modelo indiano possui uma campânula de ferro. Por esse motivo, esse é um modelo de biodigestor de pouco tempo de utilização, pois a campânula de ferro acaba corroendo, sendo, dessa forma, utilizado por pequenos produtores.


biodigestor modelo indiano


Já os biodigestores de modelo chinês possuem uma campânula fixa, construída em alvenaria. Entretanto, um fator que dificulta o uso desses biodigestores é que eles aceitam o esterco sólido, que precisa ser diluído com água em seu interior.

Esse tipo de biodigestor tem uma caixa de alimentação e uma caixa de saída. Isso é feito de um modo quase manual o que, no Brasil, inviabilizou a difusão dessa tecnologia.



biodigestor modelo chinês



Biodigestor modelo canadense

Assim, um modelo que veio substituir esse tipo de biodigestor contínuo foi o biodigestor modelo canadense, de lona. Atualmente, é o biodigestor mais utilizado no Brasil.



biodigestor modelo canadense

Existem pesquisas sobre biodigestor de mistura completa e os de mistura completa termófilos (com aquecimento), que são utilizados nos Estados Unidos e na Europa. No entanto, esses biodigestores têm uma tecnologia muito maior, com controle de agitação e de temperatura, tornando-se, dessa forma, sistemas mais exigentes.

No Brasil, o modelo vigente é o canadense, que só opera com os dejetos na forma líquida. Após a entrada dos dejetos no biodigestor, há o chamado tempo de retenção hidráulico (TRH), que pode durar de 40 a 60 dias, dependendo do tamanho, da carga orgânica e teor de sólidos. O biodigestor canadense opera com um teor de sólidos da ordem de 2% a 4% de matéria seca.


Vale a pena instalar biodigestores na fazenda?

Para avaliar a viabilidade econômica da aplicação de uma tecnologia, deve-se conhecer a taxa de retorno. Tomemos como exemplo a Fazenda Bom Retiro, em Pouso Alto, MG, que possui 800 bovinos confinados e 220 matrizes de suínos.
Há seis anos, a fazenda instalou dois biodigestores de 1.500 m3 cada um (foto acima). Além disso, a fazenda instalou um moto-gerador de 120 kva. Depois disso, a fazenda instalou um terceiro biodigestor com 2000 m3 de capacidade. Com isso, quase se triplicou a capacidade de geração de energia, com geração de 330 kva.

Assim, a taxa de retorno foi de 3 anos, com o produtor recuperando o investimento e conseguindo pagar tudo o que foi investido dentro do prazo do financiamento captado.

Existem diversas opções de financiamento. A Fazenda Bom Retiro buscou financiamento dentro do Programa ABC, de Agricultura de Baixo Carbono, que tem uma linha específica dentro do Banco do Brasil com período de carência de 3 anos.

Isso é viável e torna o produtor não somente autossuficiente em energia, mas também, produzindo energia de forma distribuída e vendendo energia para a concessionária.

Saiba mais: Quando é viável optar pelo biodigestor?

Você está querendo instalar um biodigestor em sua fazenda, passando a ser autossuficiente em energia e, além disso, lucrar com a geração da mesma? Não deixe de conferir o conteúdo completo do curso on-line  Biodigestor como oportunidade para sistemas pecuários, do EducaPoint, onde o pesquisador da Embrapa, Marcelo Otenio, explica tudo o que é preciso para montar um biodigestor.

Para ter acesso ao curso completo, você precisa ser assinante da plataforma EducaPoint. O acesso à plataforma garante a você a possibilidade de fazer mais de 130 cursos on-line por um preço único! 

Comece 2019 com o pé direito! Aproveite a promoção de final de ano do EducaPoint e garanta o conhecimento necessário para melhorar seus resultados no próximo ano!
 

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br
Baixe o aplicativo para celular

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  contato@educapoint.com.br

Fontes consultadas:

Curso on-line  Biodigestor como oportunidade para sistemas pecuários, do EducaPoint.

Curso biodigestor OTENIO, M.H. 16 09 2014

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures