ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Armazenamento de resíduos líquidos em esterqueira

JULIO CESAR PASCALE PALHARES

EM 10/02/2021

10 MIN DE LEITURA

2
10

Atualizado em 09/02/2021

O sistema de armazenamento de resíduos líquidos em uma fazenda leiteira requer muito cuidado. O manejo deve ser minucioso e precisa de  atenção do produtor assim como os outros pontos da propriedade. 

A esterqueira (Figura 1) não é considerada um sistema de tratamento resíduos, mas sim de armazenamento. Como tal, sua função é armazenar os resíduos por um período de tempo até o uso deles como fertilizante. Cada região dá um nome diferente para essa estrutura, os mais comuns são: esterqueira, chorumeira ou lagoa.

Figura 1. Esterqueiras instaladas em fazendas leiteiras. A- esterqueira escava e impermeabilizada com geomembrana. B- esterqueira em alvenaria e com cobertura de telhado.

Ao longo do perfil da esterqueira se pode distinguir três zonas diferentes. A zona mais profunda, com alto teor de fósforo. Acima dessa zona, há uma camada de lodo que nunca deve ser retirada em sua totalidade, pois ele é o material que mais contribui para o processo de degradação da matéria orgânica.

A retirada parcial pode ser feita, pois o lodo é um material rico em nutrientes e essa retirada parcial facilita o manejo da esterqueira, evitando o assoreamento da estrutura. A última zona é formada pelo líquido superficial. Tem baixo teor de sólidos e moderada concentração de nutrientes.

O volume da esterqueira deve ser o suficiente para armazenar os dejetos, o lodo acumulado no fundo, algum escorrimento superficial, o volume precipitado menos o evaporado e o volume de uma chuva intensa num curto período de tempo (24h). A esterqueira pode ser dimensionada usando a seguinte fórmula: 

  • VEST = Volume da esterqueira (m3)
  • TA = Tempo de armazenamento.

O valor de Ta é de 30 dias. A lei de licenciamento ambiental do Estado em que a propriedade se localiza pode determinar um valor de Ta diferente. Por isso, antes de dimensionar, consulte o órgão licenciador. Na Tabela 1 há exemplos de legislações de alguns Estados com o tempo mínimo de armazenamento, bem como outras exigências para construção da esterqueira.

VRES = Volume total dejetos produzidos por dia (m3). No Episódio 6: consumos de água no sistema de produção de leite já abordamos como medir a geração de dejetos e efluentes na sala de ordenha.

FATOR = O valor do Fator depende do tipo de sistema de desvio da água de chuva.

Fator = 1,0. Nenhuma água da chuva vai para dentro da esterqueira. A sala de ordenha possui calhas em todos os telhados e sistema de drenagem para água da chuva que cai no piso ser desviada da esterqueira.

Fator = 1,20. Parte da água da chuva vai para dentro da esterqueira. A sala de ordenha possui calhas em todos os telhados, mas a chuva que cai no piso vai para esterqueira.

Fator = 1,35. Todas as águas de chuva que caem nos telhados e pisos da sala de ordenha vão para esterqueira.

Tabela 1. Exemplos para alguns Estados das características estruturais e de manejo que do sistema de armazenamento de resíduos.

Uma esterqueira bem dimensionada trará as seguintes vantagens para o produtor(a):

  • Tranquilidade por saber que a propriedade maneja de forma correta os resíduos;
  •  Flexibilidade no uso dos resíduos como fertilizante, você determina o melhor momento para aplicar;
  • Utilização mais eficaz dos nutrientes e da água presentes nos dejetos.

Vamos considerar uma propriedade leiteira localizada no Estado de Minas Gerais que tem 40 vacas em lactação. Os animais são ordenhados duas vezes por dia e a produção de dejetos por vaca é de 50 litros por dia. Antes de fazer a lavagem do piso da sala de ordenha é feita a raspagem para retirada dos estercos. Vamos considerar um Ta de 30 dias.

Nesta fazenda o volume total de dejeto produzido por dia será:

40 vacas em lactação x 50 litros de dejetos por vaca = 2.000 litros ou 2 m3

Como vimos, o Fator depende do tipo de manejo das águas de chuva que a propriedade tem. Vamos considerar as três possibilidades para ver como isso influencia no tamanho da esterqueira

  • Cálculo 1- a propriedade possui calhas em todos os telhados e sistema de drenagem para água da chuva que cai no piso ser desviada da esterqueira.
    Volume da esterqueira (Vest) = 30 x 2 x 1,0 = 60 m3
     
  • Cálculo 2- a propriedade possui calhas em todos os telhados da sala de ordenha, mas a chuva que cai no piso vai para esterqueira.
    Volume da esterqueira (Vest) = 30 x 2 x 1,20 = 72 m3
     
  • Cálculo 3- todas as águas de chuva que caem nos telhados e pisos da sala de ordenha vão para esterqueira.
    Volume da esterqueira (Vest) = 30 x 2 x 1,35 = 81 m3

Fica claro que se na sala de ordenha não tiver desvios da água da chuva, a esterqueira será 21 m3 maior, comparando a forma de cálculo 1 com a 3. Isso significa maior investimento para construção da esterqueira e maior custo de manutenção da estrutura.

No dimensionamento da esterqueira o produtor(a) deve considerar as possíveis ampliações que podem ocorrer no rebanho da propriedade. Se houver uma ampliação do número de animais e a esterqueira continuar do mesmo tamanho, o risco ambiental será maior.

O ideal é dimensionar a esterqueira planejando o que vai acontecer com o rebanho e com a estrutura da propriedade nos próximos 5 anos. Em propriedades que a esterqueira já existe, se deve avaliar o tamanho dela, e se não estiver de acordo com as orientações deve ser redimensionada.

Esterqueiras muito pequenas (Figura 2) irão ocasionar problemas como: transbordamento frequente, elevada frequência de retirada dos resíduos e maior custo de manutenção da estrutura devido a maior frequência de manuseio.

Figura 2. Exemplos de esterqueiras pequenas, considerando o número de vacas em lactação e a produção diária de dejetos.

Na construção da esterqueira se deve considerar:

  • A esterqueira deve ser escavada no solo. A largura e o comprimento dela irão depender da disponibilidade de área na propriedade. Recomenda-se que a esterqueira tenha a profundidade de 3 m. Isso é importante para correta degradação do resíduo. 
     
  • A esterqueira deve ter seu fundo e paredes impermeabilizadas. Isso é importante para evitar a infiltração no solo. A impermeabilização pode ser feita de alvenaria ou geomembrana (manta de liga plástica, elástica e flexível). É importante o produtor(a) consultar a agência ambiental do seu estado para saber se existe alguma recomendação sobre o tipo de impermeabilização da esterqueira.
     
  •  Para a condução por gravidade dos resíduos para esterqueira, os canos ou canaletas devem ter declividade mínima de 2%.
     
  • É recomendável ter uma grade ou tela antes do resíduo entrar na esterqueira para reter material grosseiro como cascalhos, pedras, pedaços de plástico e borracha e galhos. Se estes materiais não forem removidos irão causar perda de volume de armazenamento, entupimento dos canos e desgaste de bombas. A grade ou tela deve ser verificada rotineiramente para retirada do material retido.
     
  •  Se o efluente for retirado com tanque, deve ser considerado o acesso do trator e um espaço de manobra na área da esterqueira.
     
  • A esterqueira deve estar a uma distância mínima de 25 m da sala de ordenha. É importante o produtor(a) consultar a agência ambiental do seu estado para saber se existe alguma recomendação quanto à distância mínima da sala de ordenha, residências, vizinhos, etc.
     

No manejo da esterqueira se deve considerar:

  • Não devem existir pontos de vazamento de água na sala de ordenha (boias de bebedouros quebradas, torneiras pingando, canos furados, etc.). Vazamentos significam perde de água e maior volume de resíduo produzido. Tudo isso significa maior custo.
     
  • Os pisos da sala de ordenha devem ser mantidos em bom estado de conservação, sem rachaduras e buracos.
     
  • Deve-se manter uma distância mínima de 0,3 m de bordo livre (distância entre o nível máximo do líquido e a borda da esterqueira) para reduzir o risco de transbordamento.
     
  • A mangueira ou cano para retirada do efluente deve ser colocado a uma profundidade mínima de 1 m e máxima de 2 m para que no momento da retirada não seja revolvido os sólidos do fundo.
     
  • A área do entorno da esterqueira deve estar coberta por vegetação densa (ex. grama ou algum tipo de pastagem que não deixe o solo exposto). A vegetação deve ser cortada regularmente. O objetivo de manter a área vegetada é para evitar a erosão e, caso ocorra algum transbordamento, essa vegetação irá auxiliar como uma barreira para que o líquido não espalhe pela área.
     
  • Manter dentro da esterqueira uma escada de corda ou qualquer equipamento que permita que se alguém cair dentro consiga sair.
     
  • Cercar a esterqueira para impedir o acesso de humanos e animais. O ideal é cerca telada na altura de 1 m para impedir a passagem de crianças e animais silvestres de pequeno e médio porte.
     
  • Se o nível da esterqueira ficar muito baixo, tornando visível o lodo do fundo, isso pode causar problemas quanta a emissão de odores. Por isso, é recomendável que na retirada do efluente, se deixe a camada de lodo do fundo coberta com líquido. O ideal é retirar o dejeto até no máximo 1 m de profundidade (considerando uma esterqueira de 3 m de profundidade).
     
  • Sugere-se fazer uma marcação na manta de revestimento ou na estrutura de alvenaria para que o operador possa visualizar o nível em que o dejeto deve ser retirado (entre a zona de risco de transbordamento e a superfície do lodo).
     
  • O leite descartado por algum problema de qualidade ou de sanidade do rebanho pode ser armazenado na esterqueira, desde que isso não seja um evento rotineiro na propriedade e que o descarte do leite não represente mais do que 30% do volume da esterqueira. O excesso de leite na esterqueira irá provocar problemas de odor, moscas e entupimento das estruturas de condução e distribuição dos resíduos.
     
  •  Uma esterqueira que não está sendo mais utilizada deve ser fechada para que não represente risco para o meio ambiente.

Semanalmente os seguintes manejos de inspeção devem ser realizados:

  • Monitore o nível de armazenamento do líquido. Com isso o produtor(a) terá informações se há suficiente capacidade de armazenamento até a próxima descarga de líquido. Se faltar pouco para atingir o nível máximo, você terá tempo para tomar a melhor decisão.
     
  • Realize a inspeção visual da estrutura. Avalie os pontos de inspeção, conexões dos canos, o tamanho da vegetação, se animais andaram pela área e se água de escorrimento pelo solo está sendo desviada da esterqueira.
     
  • Verifique as cercas, escadas de escape e sinais de aviso para se certificar de que estão legíveis.
     

As circunstâncias e/ou práticas que predispõem a falhas no sistema de armazenamento são:

  • Incompatibilidade do local com o tipo de sistema de armazenamento;
     
  • Estimativa errada de volume diário produzido de resíduo;
     
  • Não consideração de alterações de manejo, equipamentos ou aumento do número de vacas em lactação que impactem o volume e a característica dos resíduos;
     
  • Inadequada manutenção do sistema de armazenamento;
     
  • Sistema mal projetado e sem consideração das águas de drenagem que podem ser direcionadas para esterqueira.

Não deve ser permitido que o líquido armazenado na esterqueira transborde. O transbordamento significa alto risco ambiental e de penalidades para o produtor(a). As seguintes ações podem ser feitas para evitar o transbordamento:

  • Dimensione a esterqueira de forma correta para armazenar a quantidade de efluente produzida no período.
     
  • Instale uma haste (pode ser uma tábua, bambu, etc.) para monitorar o nível do líquido na esterqueira;
     
  • Reserve a capacidade máxima da esterqueira para períodos de muita chuva e/ou que impeçam a aplicação no solo;
     
  • Remova o líquido para outra estrutura de armazenamento quando se atingir o nível operacional máximo;

Remediar um transbordamento é caro e demorado. Portanto, a prevenção deve ser o objetivo. A supervisão rotineira da esterqueira reduz o risco de transbordamento.

Como vimos, armazenar os resíduos líquidos de um sistema leiteiro é uma técnica, não se limitando a simples construção de um tanque. Sendo uma estrutura do sistema de produção a esterqueira deve ser planejada e manejada de forma tecnicamente correta. Isso significará benefícios ambientais, econômicos e sociais para o produtor(a).

No próximo texto iremos ver como utilizar o efluente como fertilizante de forma agronomicamente e ambientalmente correta. Até lá! 

JULIO CESAR PASCALE PALHARES

Pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCIÉL FRANÇA

ORLEANS - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/02/2021

Legal Julio!
É um aspecto as vezes negligenciado nas propriedades e não deve pelo custo de fazer errado e o risco ao produtor. As cercas especialmente podem parecer "caras", mas não são raras tragédias envolvendo crianças. As multas ambientais também são caras e o dejeto mais que um resíduo é uma fonte de nutrientes para a propriedade. Tenho algumas plantas para a propriedade aqui de construir um sistema associado a lagoa para reter os sólidos que acabam separando e sendo um desafio a aplicação com bombas e por gravidade. Tens alguma sugestão para sistemas tipo "weeping wall"?
Abraço
JULIO PALHARES

SÃO CARLOS - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 22/02/2021

Caoro Marciel, agradeço seus comentários e perguntas. Sim, o cercamento da esterqueira pode parecer algo superfulo, mas como diz os acidentes acontecem e não são tão raros, Então o investimento na cerca é necessário e salva vidas. Não tenho nenhuma sugestão específica para um sistema "weeping wall". Na literatura há muitos tipos de design para esse sistema e aqui no Brasil não são muito utilizados. Pode ser desde um coisa muito simples, com tábuas de madeira e o efluente passando entre as frestas, até construções mais sofisticadas em alvenaria. Uma questão é se a separação dos sólidos se faz necessária mesmo. Em muitos casos onde só a a esterqueira essa separação é desnecessária. Pode se dispor todo efluente na esterqueira para posterior uso na fertirrigação. Ainda lembrar que qualquer sistema que se proponha insere manejo para o produtor(a) o que muitas vezes é um complicador devido a falta de mão de obra. Fico a disposição para perguntas

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures