ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Preste atenção no botijão de sêmen

POR RICARDA MARIA DOS SANTOS

E JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 11/04/2019

4 MIN DE LEITURA

11
10

Atualizado em 11/03/2021

Quando foi a última vez que você pensou sobre o armazenamento de sêmen e a gestão do botijão de nitrogênio líquido? Para garantir o potencial máximo de conservação do sêmen congelado nas palhetas e sua fertilidade, o botijão de sêmen deve ser manejado corretamente.

 

O que é botijão de sêmen?

O botijão de sêmen ou de nitrogênio líquido consiste em um tanque dentro de outro tanque, com isolamento a vácuo entre os tanques interno e externo, utilizado para armazenamento de sêmen que será utilizado para inseminação artificial.

 

Como armazenar botijões de sêmen?

Os botijões de nitrogênio líquido devem ser armazenados em uma área limpa, seca e segura, para garantir uma vida longa ao botijão, criar um ambiente seguro para o pessoal que o utiliza e para evitar roubo. Se o botijão tiver que ser transportado, prenda-o firmemente durante o transporte para evitar queda e danos no botijão, ambos geralmente resultam na perda prematura de nitrogênio líquido.

Independe de onde o botijão está armazenado, seja num escritório ou transportado em um veículo, um inventário detalhado do sêmen deve ser facilmente acessível, assim as palhetas podem ser localizadas e removidas do botijão rapidamente para evitar a exposição prolongada do sêmen a variações de temperatura.

 

Como manejas as palhetas de sêmen?

Ao remover uma palheta do botijão de nitrogênio líquido, deve-se trabalhar rapidamente e manter a caneca e palhetas de sêmen não utilizados tão baixo quanto possível no pescoço do botijão. A melhor prática é manter todas as palhetas não utilizadas abaixo da linha de congelamento do pescoço do tanque.

Embora a temperatura do nitrogênio líquido seja de -196 °C, existe um gradiente de temperatura no pescoço do botijão. Por exemplo, um botijão com de pescoço de 15 cm de altura pode ter uma temperatura de -75°C no meio do pescoço (7,5 cm abaixo do topo), enquanto a temperatura aos 2,5 cm abaixo do topo pode ser -15°C.

Dentro da palheta, a recristalização, definida como a transformação de pequenos cristais de gelo no fluido extracelular em cristais de gelo maiores, ocorre quando a temperatura muda de abaixo -130°C para acima -130°C e para abaixo de -130°C novamente, o que pode comprometer a qualidade do sêmen. Os cristais de gelo maiores danificam as membranas e as organelas dos espermatozoides, a severidade dos danos é dependente da elevação da temperatura e da duração da exposição à temperatura acima de -130°C.

As injúrias aos espermatozoides (avaliado pela variação na motilidade) também foram relatadas nas variações de temperatura acima de -80°C. Esses danos ao espermatozoide não podem ser corrigidos retornando as palhetas de sêmen ao nitrogênio líquido, e esses danos podem ser aditivos, cada vez que os espermatozoide é exposto às variações de temperatura.

 

Importância de ter nitrogênio suficiente

O nível de nitrogênio líquido em um botijão pode afetar drasticamente a temperatura das palhetas repetidamente levantadas e abaixadas no tanque. Em um experimento clássico, a elevação de uma caneca (contendo um rack com 5 palhetas de sêmen) no pescoço do tanque por aproximadamente 1 minuto resultou em um aumento da temperatura da palheta de -196 para -180°C, quando o botijão estava cheio de nitrogênio líquido.

O aumento na temperatura da palheta é minimizado quanto o rack está com nitrogênio líquido no início da exposição. Além disso, a temperatura da palheta atingiu -196°C quase imediatamente após o retorno a posição de armazenamento.

Quando o nível de nitrogênio líquido no botijão estava baixo (aproximadamente 14 cm), no entanto, a temperatura das palhetas aumentou de -196 para -123°C, e um minuto depois do retorno à posição de armazenamento, a temperatura das palhetas ainda não tinha atingido -196°C.

Em resumo, monitore o nível de nitrogênio líquido do seu botijão semanalmente, e nunca o deixe ficar abaixo de 15 cm. Retire as palhetas rapidamente e mantenha todas as outras palhetas não utilizadas abaixo da linha de congelamento do pescoço do tanque.

-----

Você gostaria de saber mais sobre reprodução de bovinos? O artigo é do Médico Veterinário, José Luiz Moraes Vasconcelos e da médica veterinária, Ricarda Maria dos Santos, ambos instrutores da plataforma de cursos on-line, EducaPoint. Confira abaixo os cursos ministrados por eles:

Anatomia e fisiologia reprodutiva da fêmea bovina

Patologias do sistema reprodutivo: doenças uterinas e cistos ovarianos

Viabilizando a intensificação do uso da transferência de embrião em gado leiteiro

Para ter acesso a esse conteúdo, você pode fazer a aquisição dos cursos individualmente ou optar pela assinatura de todos os cursos da plataforma. 

Além desses cursos, atualmente contamos com mais 140 opções de temas, que contemplam toda a cadeia do leite, da carne, pastagens e forragicultura, além de temas ligados a desenvolvimento pessoal, gestão e cafeicultura. Os cursos podem ser adquiridos por meio de cartão de crédito, boleto ou depósito.

A assinatura, que dá acesso a todos os cursos e materiais disponibilizados no EducaPoint, pode ser feita em dois formatos: o plano semestral, cujo investimento é R$ 450,00 e dá acesso a todos os treinamentos por 6 meses, ou o pelo plano anual, cujo valor de R$ 750,00 dá acesso a um ano na plataforma e, ainda, o direito de escolher um curso à sua escolha para ter para sempre com você, sem pagar nada a mais por isso!

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Texto publicado na Dairy Herd Manegement por Dr. Joseph C Dalton.

RICARDA MARIA DOS SANTOS

Professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.
Médica veterinária formada pela FMVZ-UNESP de Botucatu em 1995, com doutorado em Medicina Veterinária pela FCAV-UNESP de Jaboticabal em 2005.

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

11

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JULIANO DE OLIVEIRA SANTOS

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 20/11/2023

Bom dia! Meu botijão de semens está perdendo o nitrogênio muito rápido, não está com furo algum.
O que pode ser? E tem como arrumar caso necessite.
Teria o contato de alguma assistência técnica?
TIAGO TRENTIN

LAGES - SANTA CATARINA

EM 29/11/2021

Bom dia gostaria de tirar uma dúvida o meu butijao de sem furou oque devo fazer e tem concerto do mesmo
RICARDA MARIA DOS SANTOS

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 29/11/2021

Prezado TIAGO TRENTIN,
Obrigada pela participação!!! Infelizmente acho que é bem difícil conseguir fazer o conserto de forma eficiente. A minha recomendação é voce conversar com um técnico que revende sêmen ai na sua região, ele vai saber te dar informações mais precisas.
Boa sorte, um abraço,
Ricarda
ROBERT MOTA

SALVADOR - BAHIA - ESTUDANTE

EM 16/06/2021

Bom dia gostaria de tirar uma dúvida meu pai pegou um botijão desses mais o negócio não foi pra frente devido a pandemia.

Sendo assim a gente colocou o Contêiner Mve Millenium 2000 XC 20 a venda.

Mais sempre que surgi um comprador nos perguntam a validade do botijão de nitrogênio mais não consigo identificar a validade...

Doutora vc poderia me esclarecer essa dúvida ??

Qualquer coisa meu Whatsapp (71) 99333 - 8809

Somos leigos no assunto por favor nos ajude ????

Grato
ELIZETE MARIA PENA ASSIR

POTÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/11/2020

Bom dia! Gostaria de tirar uma dúvida, posso deixar de abastecer de nitrogênio o bojijao de semen depois que parar de colocar semen?
RICARDA MARIA DOS SANTOS

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 25/11/2020

Prezada Elizete, obrigada pela participação!
Segue a resposta de uma técnica que trabalha numa central de sêmen.
Não é o ideal deixar sem nitrogênio, pois depois quando voltar a usa-lo ele pode ficar perdendo nitrogênio mais rápido. Se ele estiver seco e for voltar a usar coloca meio litro de nitrogênio, espera 30 minutos e depois completa o resto. No dia seguinte começa a monitorar se ele não está perdendo nitrogênio mais rápido que o normal.
Espero ter ajudado,
Ricarda
RICARDA MARIA DOS SANTOS

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 12/04/2019

Prezado MARINHO DE SOUSA NETO,

Obrigada pela participação!
Nao sei te responder tecnicamente se essas condições seriam deletérias ao botijão, mas provavelmente não, pois não se trata de uma temperatura extrema. O mais indicado seria voce fazer essa pergunta os técnicos das centrais.
MARINHO DE SOUSA NETO

NATAL - RIO GRANDE DO NORTE - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/04/2019

Bom dia, deixei meu botijão na câmera fria. Humidade de 85% e temperatura 16°. Percebi que os abastecimentos ficaram mais distantes. Tem problema em deixar o notícia nessas condições?
RICARDA MARIA DOS SANTOS

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 11/04/2019

Prezado WAGNER OLIVEIRA SOUZA,

Obrigada pela participação!! O botijão que não esta sendo utilizado para ficar sem nitrogênio. Quando você for reiniciar o uso, ele vai gastar um pouco mais de nitrogênio para o resfriamento completo.
WAGNER OLIVEIRA SOUZA

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/04/2019

Professor José Luiz.l
O botijão que não está sendo utilizado devido a paralização do programa de inseminação, pode ficar sem nitrogênio.
Wagner Oliveira Souza
Santo Antônio de Pádua - RJ
SALVADOR ALVES MACIEL NETO

RIO PRETO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/04/2019

São informações mega importantes, porém nem sempre seguidas pelo produtor. Sabe mais esquece de cumprir, a fertilidade do rebanho diminui e ele não consegue detectar o problema

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures