ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uso de areia reciclada na cama de vacas leiteiras

POR MARCOS VEIGA SANTOS

E GUSTAVO FREU

MARCOS VEIGA DOS SANTOS

EM 18/01/2018

3 MIN DE LEITURA

30
12

A interação entre a vaca e o ambiente é fundamental para a saúde e a produtividade do rebanho. Existem vários tipos de ambientes que as vacas podem permanecer confinadas, nos quais são utilizados diferentes materiais como cama (orgânicos ou inorgânicos). No entanto, o tipo de material que é utilizado como cama afeta o tempo que as vacas permanecem deitadas e a saúde. Vacas alojadas em ambientes confortáveis podem permanecer por até 12 a 13 horas deitadas.

Pelo fato das vacas permanecerem grande parte do tempo deitadas, a superfície das camas torna-se uma das principais interações que elas têm com o seu ambiente. No entanto, isso pode representar uma ameaça para a saúde das vacas, pois os diferentes materiais utilizados como cama podem apresentar diferentes contagens bacterianas, e forma oportunista, as bactérias contaminantes das camas podem colonizar o canal do teto e ocasionar mastite.  As camas de origem orgânica (como a serragem e maravalha) permitem uma maior velocidade de multiplicação de microrganismos que as camas inorgânicas (e.g., areia), pois há a disponibilidade de substratos para as bactérias presentes no material orgânico.

A utilização da areia como material de cama apresenta bons resultados em relação ao conforto das vacas. Quando comparado o uso de areia com outros tipos de materiais (e.g., palha ou serragem), observou-se que o número de vacas que permaneciam deitadas em camas de areia era maior em comparação a camas de palha ou serragem. Atualmente, muito rebanhos tem usado a areia reciclada na cama, mas deve-se estar atento a algumas diferenças entre estes dois tipos de materiais: o teor de matéria orgânica, o teor de matéria seca e o tamanho de partícula, que podem alterar o grau de sujidade das vacas e o risco de mastite.

Um estudo desenvolvido por pesquisadores americanos determinou os efeitos do uso de cama de areia reciclada sobre o comportamento de deitar e a higiene de vacas leiteiras em lactação. Foram utilizadas 64 vacas, divididas igualmente em 4 grupos (8 vacas cada grupo), durante duas estações (inverno e verão). As vacas foram alojadas em duas condições de cama: a) com areia reciclada; b) com areia limpa (sem uso anterior). Foi mensurado o tempo e a duração de cada período em que as vacas permaneceram deitadas e o número de passos por dia. Além disso, foi mensurada a temperatura retal das vacas, colhidos suabes da pele dos tetos, amostras de leite das vacas e de areia das camas e avaliados o escore de higiene do úbere.

Com relação ao escore de higiene, as vacas foram consideradas limpas nos dois tipos de cama, apresentando escore inferior a 1 com base em uma escala que varia de 1 (vaca com pouca sujeira aderida) a 4 (vaca coberta por sujeira). Diante disso, os riscos de as vacas desenvolverem mastite subclínica foi baixo nos dois tipos de cama. Da mesma forma, esse resultado também está associado à pequena variação no teor de matéria seca dos dois tipos de areia, diminuindo a adesão de substrato a região do úbere. No entanto, o escore de higiene foi maior para as vacas em areia reciclada durante o inverno, mas mesmo assim, ambas as estações apresentaram escores inferiores ao que é considerado como fator de risco para as vacas (escore 3 ou 4).

Apesar das pontuações de higiene do úbere indicar que as vacas estavam limpas, foi encontrada uma maior contagem bacteriana para a areia reciclada. No entanto, mesmo com o aumento da carga bacteriana, esse limiar não foi suficiente para caracterizar uma vaca em um escore de higiene superior a 0 ou 1. Esse fator, associado às baixas contagens bacterianas das camas (<1000 bactérias/mL), sugerem que a areia, mesmo sendo reciclada, não representou risco ambiental para as vacas.

Os resultados deste estudo sugerem que a areia reciclada pode ser usada como material de cama, sendo segura e confortável para vacas leiteiras, pois não reduziu o tempo em que as vacas permaneciam deitadas e não aumentou a contaminação da pele dos tetos.  No entanto, neste estudo, a areia foi reciclada apenas uma vez, apresentou alto teor de matéria seca e sua composição pode não ter sido alterada completamente. Diante disso, deve-se tomar cuidado com a reciclagem adicional da areia a fim de verificar se o processamento do material pode progredir a ponto de afetar a saúde das vacas e tornar as cargas bacterianas da cama como uma potencial preocupação. Atualmente, não ainda foi totalmente estudado qual é o limite da carga bacteriana em areia reciclada e quantas vezes o material pode ser recuperado e utilizado como cama, sem riscos para saúde das vacas.

KULL, J. A. et al. Journal of Dairy Science, v. 100, n. 9, p. 7379-7389, 2017.

*Gustavo Freu é mestrando do Departamento de Nutrição e Produção Animal da FMVZ/USP e pesquisador do Laboratório Qualileite-FMVZ/USP.

 

MARCOS VEIGA SANTOS

Professor Associado da FMVZ-USP

Qualileite/FMVZ-USP
Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite
Endereço: Rua Duque de Caxias Norte, 225
Departamento de Nutrição e Produção Animal-VNP
Pirassununga-SP 13635-900
19 3565 4260

30

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LILIAN SCARIOT

TAPEJARA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/06/2022

BOA TARDE. GOSTARIA DE MAIORES INFORMAÇOES SOBRE A RECICLAGEM DA AREIA E DESTES EQUIPAMENTOS QUE FALASTES QUE RECICLAM A AREIA?
PAULO ANDERSON SILVA SANTOS

VARGEM ALTA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/02/2022

Boa tarde professor, temos compost barn, com sistema de ventilação funcionando bem, mais a cama esta umidecendo muito rapido, com isso tenho que fazer a troca da materia orgânica, isso esta subindo muito o meu custo. O que pode estar acontecendo?
Anteciosamente, Paulo Anderson
MARCOS VEIGA SANTOS

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 18/02/2022

Prezado Paulo, de forma geral, um dos fatores que afetam diretamente a umidade é a lotação, ou sejam quando a lotação está muito alta o sistema de compostagem não consegue eliminar toda a umidade gerada. Além disso, outro ponto é a umidade do material que é adicionado e o tipo de material e eventualmente o design do galpão (com pista de alimentação ou não).
Acho que estes seriam os pontos a serem levantados, atenciosamente, Marcos Veiga
RICARDO JOSÉ VASCONCELOS

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/04/2020

Olá Professor,
hoje não reaproveitamos a areia retirada das camas do freestall. Isto está ficando muito caro.
Para a limpeza diária, estou pensando no seguinte: retirar a areia suja de escrementos da cama, peneirar, colocar cal virgem e colocar no sol para secar. reaproveitar assim que estiver seca.
Você acha este processo adequado ?
MARCOS VEIGA SANTOS

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 07/04/2020

Ricardo, eu não tenho nenhuma experiência com este procedimento de adição de cal virgem para reaproveitamento da cama de areia. O que já vi em algumas fazendas é a separação da matéria orgânica da areia (decantação da areia) e posterior enleiramento da areia usada por um período de tempo até a areia ficar pronta para uso. Não tenho nenhum trabalho nesta área, atenciosamente, Marcos Veiga
JAIME GOMES DE SOUZA

PIRACANJUBA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/10/2019

Posso usar na cama areia de outro produto(Casca de arroz,serragem de madeira ou maravalha) se positivo qual a porpoção.
PAULO ASSIS

UMUARAMA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/09/2019

Boa noite Prof. Marcos, gostaria de saber mais sobre cama de Free stall orgânica , queria usar maravalha no lugar de areia , mas não tenho ideia do manejo necessário, Sr. Poderia indicar algum material que posso ter mais informações , muito obrigado Att. Paulo Assis
MARCOS VEIGA SANTOS

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 17/10/2019

Paulo, o manejo básico do uso de camas orgânicas (maravilha) é a limpeza diária retirada de esterco e áreas com umidade, quando as vacas estiverem na ordenha. A reposição é feita de acordo com a demanda de material sujo que é retirado ou que é jogado no corredor pelas vacas. Acabamos de publicar recentemente um livro (Controle da mastite e qualidade do leite - desafios e soluções), que aborda este assunto:
https://bit.ly/controledamastite

Atenciosamente, Marcos Veiga
GILMAR SANTOS DE ALMEIDA

ITAOCA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/02/2019

Quando eu disse areia da praia ...foi so um modo de dizer...pelo motivo da areia d praia ser mais fina...mas aqui e do rio ribeira no vale do ribeira. ...e e autorisado porq tem u.a empresa de dragagem de areia...mas obg pela resposta
BRUNO VICENTINI

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 21/02/2019

De nada! Obrigado pela resposta! Agora sei que a da praia também é autorizada...
GILMAR SANTOS DE ALMEIDA

ITAOCA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/02/2019

Ola voa tarde..essa pratica pode ser usada com areia media??(areia do rio) ou areia fina(de praia)???
Penso em fazer um projeto desse para minhas vacas futuramente! !
E tenho areia media bem perto da nossa propriedade...qual deveria ser usada.? Areia media do rio...ou fina da praia??
BRUNO VICENTINI

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 20/02/2019

Bom dia, se não me engano, não é permitida a retirada de areia da praia.
FELIPE MENEZES MACHADO

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/09/2018

BOA TARDE MARCOS! MARCOS AQUI NA MINHA REGIÃO É MUITO DIFICIL A MARAVALHA AI EU ESTAVA QUERENDO FAZER UM COMPOST COM AREIA QUAL O MANEJO QUE EU TENHO QUE FAZER SE FOR FEITO COM AREIA .
MARCOS VEIGA SANTOS

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 21/09/2018

Prezado Felipe, o sistema de compost barn somente funciona com material orgânico, para que ocorra a compostagem. Não pode ser usada areia ou outro material não-orgânico. Atenciosamente, Marcos Veiga
ANDREA LILIA VIEYTES

BUENOS AIRES - BUENOS AIRES - PESQUISA/ENSINO

EM 01/02/2018

Prezado Prof Marcos
Muito boa resposta.
Obrigada
MARIO PINTO FILHO

ITAÍ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/01/2018

Prezado Prof Marcos

Não me ficou claro do por que não se pode ter a cama de areia igual no compost barn, se o tempo que as vacas ficam deitados são quase semelhantes nos dois tipos de confinamento ? Poderia ser um misto de areia e palhas ou maravalha?

Grato pela resposta.
EVILAZIO RICARTE

SERRA DO RAMALHO - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/01/2018

Bom o seu questionamento Sr. Mário, tambem me faço essa pergunta. Um abraço.
MARCOS VEIGA SANTOS

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 30/01/2018

Prezado Mario, no sistema de compost barn, a cama NECESSITA ser fermentada (processo de compostagem), o que somente ocorre se o material da cama for orgânico. A areia é um material inorgânico que não sofre compostagem. Atenciosamente, Marcos Veiga
LUIZ BOMFIM TAVARES

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/01/2018

Atualmente no free-stall usamos areia nas camas das vacas, fazemos a raspagem com trator e não separamos. O senhor poderia indicar fazendas que realizam o processo de reciclagem (por decantação) e também as que utilizam equipamentos para reciclagem. Gostaríamos de visitar.
MARCOS VEIGA SANTOS

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 12/02/2018

Luiz, conheço uma fazenda em Formiga-MG que tem sistema de separação de areia, usada em camas de free-stall. Envie um email para mim para passar o contato do veterinário. atenciosamente, Marcos Veiga
EM RESPOSTA A MARCOS VEIGA SANTOS
ANA CLAUDIA NASCIMENTO ARAUJO

SÃO VICENTE DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/12/2018

Qual o seu e-mail?..tb tenho interesse!
ANDREA LILIA VIEYTES

BUENOS AIRES - BUENOS AIRES - PESQUISA/ENSINO

EM 22/01/2018

Como reciclada areia?
Obrigada
MARCOS VEIGA SANTOS

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 20/01/2018

Prezada Andrea, o sistema de reciclagem da areia depende do tipo de sistema de limpeza do galpão do free-stall (flushing, raspagem com trator ou raspagem automática ou manual). De forma geral, a reciclagem da areia é feita por meio de separação física da areia e do esterco (por decantação) e posteriormente a areia é colocada em montes para que ocorra a degradação da matéria orgânica e drenagem do excesso de esterco e secagem (redução de umidade). Além disso, atualmente, existem equipamentos para reciclagem de areia que atingem eficiência de 90-95 de reciclagem da areia usada em camas. Como o uso de equipamentos de reciclagem de areia, o material pode ser continuamente reciclado, atenciosamente, Marcos Veiga
EM RESPOSTA A MARCOS VEIGA SANTOS
ANA CLAUDIA NASCIMENTO ARAUJO

SÃO VICENTE DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/12/2018

Gostaria de ler a respeito e aprofundar um pouco mais sobre o processo, fazemos raspagem de freestall. Onde eu acesso essas informações técnicas ?
EM RESPOSTA A MARCOS VEIGA SANTOS
LILIAN SCARIOT

TAPEJARA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/06/2022

BOA TARDE. TUDO BEM? ESTAVA LENDO AQUI E GOSTARIA DE MAIORES INFORMACÕES SOBRE A RECICLAGEM DA AREIA E DESTES EQUIPAMENTOS QUE FALASTES QUE FAZEM A RECICLAGEM?
EVILAZIO RICARTE

SERRA DO RAMALHO - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/01/2018

Estou prestes a iniciar um compost barn e minha na minha região é muito mais facil encontar areia de Rio do que maravalha ou palha de café etc. Sendo assim eu já estava pensando em formar a cama com areia, lendo essa matéria fiquei mais animado ainda. Pelo que tenho lido ha a necessidade de revirar pelo menos duas vezes ao dia a cama com maravalha, com a areia é a mesma coisa? A cama de maravalha é trocada uma vez por ano correto? A areia tem essa mesma durabilidade?

Obrigado
Evilazio Ricarte
MARCOS VEIGA SANTOS

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 21/01/2018

Prezado Evilazio, o artigo aborda o uso de areia reciclada SOMENTE para confinamento do tipo free-stall. Para confinamentos do tipo composto-barn a cama OBRIGATORIAMENTE tem que ser de material orgânico, pois necessita de compostagem, o que somente ocorre com camas orgânicas, atenciosamente, Marcos Veiga
EM RESPOSTA A MARCOS VEIGA SANTOS
EVILAZIO RICARTE

SERRA DO RAMALHO - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/01/2018

Ola Sr. Marcos, agradeço pela explicação, sendo assim irei formar a cama com maravalha, obrigado.
FLAVIO CARVALHO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS

EM 19/01/2018

Bom dia Marcos, no caso da areia reciclada, qual a periodicidade da reciclagem e se é indicado algum produto químico/ biocida a ser aplicado na areia que não agrida a pele do animal? Grato!
MARCOS VEIGA SANTOS

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 21/01/2018

Prezado Flávio, veja a resposta acima sobre os sistemas de reciclagem de areia. Isso vai depender do tipo de equipamento ou sistema usado para reciclagem. Não recomendo adição de produto químico/desinfentante. O importante em termos de reciclagem é que a areia reciclada tenham < 5% de bateria orgânica e <10% de umidade. Atenciosamente, Marcos Veiga

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures