ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Método de secagem melhora o conforto das vacas no período seco

POR MARCOS VEIGA SANTOS

E TIAGO TOMAZI

MARCOS VEIGA DOS SANTOS

EM 13/04/2018

5 MIN DE LEITURA

7
5

A necessidade de um período seco antes da próxima lactação é uma prática comum em rebanhos leiteiros, que tem objetivo de preparar a glândula mamária para a próxima lactação. A influência do método de secagem e da duração do período seco sobre a produção de leite e saúde das vacas na lactação seguinte já foram bastante estudados. Inclusive, este foi tema de um outro texto publicado recentemente em nossa coluna (Qual é o melhor método para secagem de vacas leiteiras?).

Os dois métodos mais usados para a secagem de vacas são o abrupto e o intermitente. Na secagem abrupta interrompe-se as ordenhas da vaca de acordo com um intervalo definido (normalmente de 45 a 60 dias) pela data prevista de parto. Por outro lado, a secagem intermitente (também conhecida como secagem gradual) ocorre pela redução da frequência de ordenha durante um período de dias ou semanas (com ou sem restrição alimentar).

O método de secagem intermitente é o que mais se aproxima do comportamento natural das vacas, visto que na natureza o bezerro diminuiu gradativamente a ingestão de leite antes do desmame. A redução gradativa da frequência de ordenha causa diminuição na produção de leite antes da secagem definitiva, o que pode ser benéfico para a saúde do úbere das vacas.

O processo de involução da glândula mamária de vacas com baixa produção de leite na secagem foi associado com a maior eficiência de fatores metabólicos e imunológicos que promovem a remoção de células danificadas ou mortas da glândula mamária em comparação a vacas de alta produção submetidas à secagem de forma abrupta. A redução no tempo de involução da glândula mamária aumentou a taxa de cura de infecções intramamárias existentes, além de prevenir novas infecções de forma mais eficiente. No entanto, devido ao aumento do tamanho dos rebanhos e à intensificação da produção observada em muitos países, o método de secagem abrupto ainda é o procedimento mais usado por ser de mais fácil manejo que o método intermitente.

Estudos recentes descreveram que o método abrupto de secagem pode inclusive afetar o comportamento e bem-estar das vacas. Vacas de alta produção que foram secadas de forma abrupta apresentaram níveis mais altos de indicadores de estresse do que vacas submetidas a secagem de forma intermitente. Além disso, vacas secadas abruptamente mostraram forte motivação para serem ordenhadas, o que foi percebido pela maior permanência no portão próximo da sala de ordenha, e pela maior frequência de mugidos do que vacas secadas pelo método intermitente.

Além disso, é possível que a interrupção abrupta da ordenha cause desconforto para a vaca, de acordo com o aumento a pressão interna do úbere. Um estudo realizado nos EUA avaliou os efeitos do tipo de secagem (abrupta ou intermitente) e dos níveis de produção de leite sobre o comportamento de vacas leiteiras em torno do período de secagem. A hipótese dos pesquisadores foi de que vacas mais produtivas antes da secagem submetidas à interrupção abrupta de ordenha sofreriam maior desconforto devido ao acúmulo de leite, e isso acarretaria mudanças de comportamento, especialmente a frequência em que as vacas deitaram e ao tempo que as vacas permaneciam em descanso.

O comportamento de 58 vacas (29 em cada grupo de secagem) foi avaliado por meio pedômetros, que mediram o número de vezes que as vacas deitaram, o tempo em que as vacas permaneceram deitadas, e o número de passos que as vacas deram por dia. As vacas secadas abruptamente foram ordenhadas até o final da lactação conforme a rotina do rebanho (três vezes ao dia). Por outro lado, as vacas secadas pelo método intermitente foram ordenhadas apenas uma vez ao dia durante a última semana de lactação. A produção diária de leite foi registrada para todas as vacas durante os 14 dias antes da secagem.

Antes da secagem, a CCS, os dias em lactação e o número de lactações foram semelhantes entre as vacas de ambos os grupos. Da mesma forma, não houve diferença de produção de leite entre as vacas com secagem intermitente (23,9 kg/dia) e as com secagem abrupta (24,7 kg/dia). No entanto, no último dia de lactação, como esperado, as vacas de secagem intermitente apresentaram menor produção de leite do que as vacas secadas de forma abrupta (14,3 vs. 22,7 kg/dia).

Não houve diferença de comportamento das vacas, durante os 14 dias antes da secagem, entre os grupos de secagem. Em média, as vacas permaneceram deitadas por 10,7 horas/dia, com média de 73 minutos/deitada; 9,8 deitadas/dia e 2.457 passos/dia.

Em relação ao período seco, as vacas com secagem intermitente permaneceram deitadas nove minutos a mais por episódio de descanso em comparação às vacas com secagem abrupta. Nenhuma outra diferença de comportamento entre os dois tratamentos foi observada (Figura 1).

Independentemente do método de secagem, a duração média por deitada após a secagem diminuiu em 4 minutos, e o tempo total em que as vacas permaneceram deitadas diminuiu em 19 minutos para cada 5 kg a mais de leite produzido antes da secagem. Isso pode ser um indicativo de dor ou desconforto associados com a interrupção da ordenha, já que vacas de alta produção geralmente continuam produzindo grandes quantidades de leite no momento nos 2-3 dias após a secagem.

Assim, deitar-se sobre o úbere com alta pressão, as vacas podem ter desconforto ou dor. Em vacas primíparas, o período de descanso e o número de vezes em que as vacas se deitaram foi ainda mais afetado pelo nível de produção de leite pré-secagem do que em vacas ≥ 2 lactações. Vacas multíparas sofrem menos desconforto pela distensão do úbere que as vacas mais jovens, pois já tiveram essa experiência em lactações anteriores.

Figura 1 – Comparação de comportamento das vacas submetidas aos métodos de secagem abrupta (linha preta com triângulos) e intermitente (linha cinza com círculos) durante a primeira semana após a secagem. Fonte: adaptado de Rajala-Schultz et al. (2018).

Considerando que o período seco é uma fase importante para a saúde da vaca na lactação seguinte, é crucial reduzir os fatores estressantes que prejudicam a resposta imune e aumentam o risco de infecções e distúrbios metabólicos durante o período de transição.

Portanto, o uso do método intermitente de secagem pode ser uma prática benéfica para o bem-estar das vacas, pois reduz a produção de leite antes da ordenha final e permite melhor conforto durante a fase inicial do período seco.

Fonte: Rajala-Schultz et al. (2018). Journal of Dairy Science. 101:3261–3270. (https://doi.org/10.3168/jds.2017-13588).

trofeu agroleite 2018

MARCOS VEIGA SANTOS

Professor Associado da FMVZ-USP

Qualileite/FMVZ-USP
Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite
Endereço: Rua Duque de Caxias Norte, 225
Departamento de Nutrição e Produção Animal-VNP
Pirassununga-SP 13635-900
19 3565 4260

TIAGO TOMAZI

Médico Veterinário e Doutor em Nutrição e Produção Animal
Pesquisador do Qualileite/FMVZ-USP
Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite
Endereço: Rua Duque de Caxias Norte, 225
Departamento de Nutrição e Produção Animal-VNP
Pirassununga-SP

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE CARLOS FARIA

CAÇU - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/04/2018

MUITO BOA A REPORTAGEM. GOSTARIA DE SABER SOBRE O USO DE VELACTIS NA SECAGEM DE VACAS DE ALTA PRODUÇÃO?
MARCOS VEIGA SANTOS

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 18/04/2018

José Carlos, sugiro que procure um representante da empresa Ceva para estes questionamentos, pois o estudo não teve este objetivo. atenciosamente, Marcos Veiga
JUNIOR MACHADO

MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/04/2018

A secagem gradual junto com a diminuição no fornecimento de concentrado para os animais terá um resultado melhor na secagem dos animais ?
MARCOS VEIGA SANTOS

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 18/04/2018

Junior, sim, a redução do fornecimento de concentrado seria uma das alternativas para redução da produção de leite antes da secagem abrupta em vacas de alta produção (> 15kg/dia). Os estudos indicam que ocorre redução da produção de leite de 3-5 dias após a retirada do concentrado. Atenciosamente, Marcos Veiga
EM RESPOSTA A MARCOS VEIGA SANTOS
JUNIOR MACHADO

MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/04/2018

Muito obrigado professor.
DANIELE

ORIZONA - GOIÁS - ESTUDANTE

EM 13/04/2018

Muito bom esse trabalho, quase todos os produtores realizam a secagem abrupta, pois acham que terão prejuízos pela menor quantidade de leite ordenhado na última semana de secagem utilizando o método intermitente. Porém, esquecem do fator estresse que interfere diretamente no bem-estar animal e consecutivamente na reprodução e produção dos animais.
TIAGO TOMAZI

ITHACA - NOVA IORQUE - PESQUISA/ENSINO

EM 16/04/2018

Muito obrigado pela comentário Daniele. Realmente, cada vez mais percebemos que o conforto e bem-estar das vacas está positivamente relacionado com a produtividade e saúde do rebanho. Abraço.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures