ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como a dieta pode alterar a concentração de proteína no leite?

CLÍNICA DO LEITE/AGRO+LEAN

EM 16/04/2018

2 MIN DE LEITURA

16
12

Maximiliano H. O. Pasetti
Pesquisador da Clínica do Leite. Zootecnista formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Mestre e Doutorando em Ciência Animal e Pastagens– ESALQ/USP

Alterações na nutrição das vacas podem contribuir de forma modesta para aumentar o teor de proteína presente no leite – em geral, o incremento gerado pela dieta varia de 0,1% a 0,4%, somente. Um fator que explica essa pequena variação é o fato de que, ao tentar elevar a proteína no leite, também estimulamos o aumento da produção, o que pode diluir o teor de proteína. Ainda assim, pensando na rentabilidade no negócio, todo ganho é importante.

O aumento no nível de proteína do leite pode ser alcançado de duas formas. A principal é o fornecimento de uma dieta equilibrada em energia (carboidratos) e proteína, gerando um crescimento ideal dos microrganismos presentes no rúmen da vaca. Os microrganismos, por sua vez, produzem os aminoácidos – componentes fundamentais da proteína presente na glândula mamária do animal. Esse resultado pode ser alcançado fornecendo aos animais quantidades equilibradas de milho moído (energia) e farelo de soja (proteína), por exemplo.

Outra forma de alterar a proteína do leite é adicionar à dieta fontes de ureia combinadas a fontes de energia, pois os microrganismos do rúmen são capazes de convertê-la em proteína. No entanto, é importante destacar que quando consumida em quantidades inadequadas e em curto período de tempo, a ureia apresenta riscos à saúde da vaca, podendo levar à morte do animal. Para animais não adaptados, o consumo de 45 a 50 gramas por dia de ureia para cada 100 kg de peso vivo pode ser fatal. Já animais adaptados toleram doses duas a três vezes mais no mesmo período de tempo. Vale lembrar que a ureia deve sempre ser fornecida juntamente com alimentos concentrados para otimizar a produção de proteína e evitar quaisquer problemas de saúde.

Por fim, outra maneira de aumentar a proteína no leite está em ampliar os níveis de proteína e aminoácidos que passam intactos na digestão ruminal e são absorvidos diretamente no intestino da vaca. Esses nutrientes têm como destino a glândula mamária e, consequentemente, se transformam em proteína no leite. Para contribuir com esse processo, existem no mercado fontes de proteína protegida da digestão ruminal, que podem ser agregadas à dieta dos animais.

Como precisamos uma dieta equilibrada para alcançar níveis ideais de proteína, recomenda-se observar se os valores de nitrogênio ureico do leite (NUL) estão em níveis adequados – o que pode ser feito a partir da análise de uma amostra do leite cru. A ureia no leite é um indicador do equilíbrio do sistema ruminal, de forma que concentrações elevadas servem como alerta para desequilíbrios entre proteína e carboidratos. De forma geral, um animal com dieta balanceada em energia e proteína é capaz de produzir leite com teor de proteína maior que 3,3%, apresentando NUL entre 10 a 14 mg/dL.

Vale enfatizar que, apesar de todos os esforços para tentar aumentar os níveis que proteína no leite, essa é uma tarefa bastante difícil, pois diversos outros fatores influenciam esse resultado – efeitos genéticos, aspectos ambientais, número de parições, estágio da lactação, mastite e nutrição, entre outros. Por isso, é importante se manter atento à nutrição e também a todos eles.

16

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HELDER GOMES

JUCURUTU - RIO GRANDE DO NORTE

EM 02/07/2020

Minhas vaca toma soro pós nós temos um laticínio queria saber se prejudica a qualidade do meu leite ?
HELDER GOMES

JUCURUTU - RIO GRANDE DO NORTE

EM 02/07/2020

Meu nome e Hélder
HELDER GOMES

JUCURUTU - RIO GRANDE DO NORTE

EM 02/07/2020

Boa noite meu nome e Hélder .
Aqui na fazenda minhas vaca toma muito soro pós temos uma queijeira isso pode interferir na qualidade do meu leite ?
CHICO VAZ

PEDRA - PERNAMBUCO

EM 18/06/2020

O que aumenta a proteína e gordura no leite de vaca?
CESAR LUIS

EM 26/10/2018

bom dia:
Estou com um problema no laticínio onde trabalho , alguns leites depois de pasteurizados estão apresentando um odor e sabor diferente, rodando as propriedades , percebi que meus produtores usam alho na alimentação de suas vacas, queria saber se pode ser o alho o causador deste meu problema ? desde ja eu agradeço.
CLÍNICA DO LEITE

PIRACICABA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 29/10/2018

Olá, Cesar! Obrigado pela leitura de nosso artigo. Quanto ao seu questionamento: o alho geralmente é utilizado com fins fitoterápicos, principalmente em função dos seus efeitos antiparasitários. No entanto, devido à composição química do alho, pode ocorrer a transferência de substâncias típicas de seu sabor para o leite, interferindo nas propriedades organolépticas, como o cheiro e o gosto do produto, mesmo que o leite passe pelo processo de pasteurização. Um abraço, Maximiliano Pasetti.
EM RESPOSTA A CLÍNICA DO LEITE
CESAR LUIS

EM 29/10/2018

Muito , obrigado pela a resposta , foi de grande ajuda !
DEIVES GIRARDI

PINHALZINHO - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/04/2018

Ótimo artigo Maximiliano! É importante lembrar que mesmo sendo inferior a possibilidade de incremento nos níveis de proteína em relação aos níveis de gordura, o teor de proteína (e também o perfil) está diretamente relacionado ao rendimento na industrialização do leite, portanto é um ponto muito valorizado pelos lacticínios e o refinamento da dieta neste sentido pode incrementar a rentabilidade da propriedade.
CLÍNICA DO LEITE

PIRACICABA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 20/04/2018

Obrigado pelo comentário, Deives. É isso mesmo: um caminho para agregar valor ao produto. Um abraço, Maximiliano Pasetti.
RENATO LUIZ CASSOL

TAPERA - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/04/2018

Parebéns Passeti muito bom artigo.

Meu TCC sobre nutrição gado leiteiro foi .

Usando a análise do leite para avaliar a nutrição e a reprodução.

Grande abraço, e sucesso nesta empreitada CASSOL.
CLÍNICA DO LEITE

PIRACICABA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 20/04/2018

Obrigado pela leitura e comentário, Cassol! Sucesso para você também! Um abraço, Maximiliano Pasetti.
HIGOR BALDUINO RODRIGUES DE SOUZA

MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PARANÁ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 18/04/2018

Excelente artigo, parabéns!!
HUGO ZARDO FILHO

PANAMBI - RIO GRANDE DO SUL - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 17/04/2018

Qual é o aminoácido limitante na síntese da Proteína do Leite na sua opinião?
CLÍNICA DO LEITE

PIRACICABA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 17/04/2018

Olá, Hugo. Obrigado pela leitura do nosso texto! Observamos que a metionina, em particular, é limitante na síntese de proteína do leite. Podemos ainda citar a lisina como outro possível aminoácido limitante e, por isso, a suplementação desses aminoácidos na forma protegida da fermentação ruminal seria indicada. Um abraço, Maximiliano Pasetti.
DANILO DA SILVA CUNHA

CASCAVEL - PARANÁ - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 16/04/2018

MUITO BEM EXPLANADO MAXIMILIANO.

PARABÉNS...
CLÍNICA DO LEITE

PIRACICABA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 17/04/2018

Muito obrigado pela leitura, Danilo. Sucesso para você!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures