ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como os fatores ambientais afetam as características sensoriais dos queijos?

MAIKE TAIS MAZIERO MONTANHINI

EM 31/03/2021

5 MIN DE LEITURA

1
10

A qualidade sensorial dos queijos depende de uma gama de fatores que podem estar relacionados com a espécie animal, condições ambientais de produção, características químicas e microbiológicas das matérias-primas utilizadas na fabricação, ou ainda, as tecnologias aplicadas na sua fabricação.

O leite, mesmo sendo proveniente de uma mesma espécie animal, pode apresentar uma grande diferença no seu perfil físico-químico. Dentre os fatores que promovem tal variabilidade, os principais são:

  • Raça;
  • Alimentação;
  • Condições sanitárias e fisiológicas do animal.

 

Raça da vaca e características sensoriais dos queijos

O leite proveniente de uma mesma espécie pode apresentar variações significativas na sua composição em função da raça do animal. Algumas raças produzem leite mais apto à transformação queijeira, pois possuem maior aptidão à coagulação, melhor rendimento, teor e perfil de gordura.

No Brasil, as principais raças de bovino utilizadas na produção de leiteira são: Holandesa (Holstein), Gir, Girolando (cruzamento de Gir com Holandesa), Jersey e Pardo Suíça. A tabela 1 mostra a composição média do leite destas raças.

Tabela 1. Composição média (%) do leite de diferentes raças de bovino leiteiro.


Fonte: adaptado de Jensen, R.G. Handbook of Milk Composition (1995).

 

A composição do leite tem um impacto direto no rendimento e na composição dos queijos, sendo ainda mais evidente quando o leite não passa pela etapa da padronização. Nesses casos, os queijos podem apresentar variações na sua composição, principalmente com relação ao teor de gordura, impactando no sabor, aroma e textura.

Alguns queijos europeus com denominação de origem protegida ou controlada (DOP ou DOC) são produzidos com leite exclusivo de uma raça determinada, tais como o queijo Roquefort, produzido com leite de ovelha da raça Lacaune e o queijo Livarot, produzido com leite de vaca da raça Normande. Há ainda exemplos de queijos DOP ou DOC, é permitida a mistura de leite de raças específicas, porém, respeitando-se proporções pré-determinadas.

No Brasil, não existem especificações que determinem que os queijos sejam produzidos, exclusivamente a partir do leite de determinada raça. Ainda assim, algumas iniciativas individuais de produtores que buscam se diferenciar no mercado propõem queijos fabricados com o leite de uma raça específica, tais como os exemplos da Figura 1.

Uma novidade no Brasil é a produção de queijos obtidos a partir exclusivamente de leite A2A2, o qual provém de animais selecionados geneticamente para produzir leite sem a fração alergênica da b-caseína. Algumas raças, como a Gir e Jersey tem maior aptidão genética para produzir leite sem b-caseína A1, que desencadeia a reação alérgica em pessoas sensíveis.

 

Alimentação da vaca e características sensoriais dos queijos

Os queijos podem ter suas características sensoriais influenciadas pelo tipo de alimentação recebida pelas vacas: pastagem, silagem, feno, ração ou diferentes misturas entre estes. É comprovado que o leite proveniente de animais que tenham recebido alimentação com uma maior variedade botânica produz queijos com maiores complexidade e intensidade de sabor e aroma. A alimentação também pode influenciar a coloração dos queijos, em função dos teores de gordura e carotenoides no leite.

Além disso, o tipo da pastagem das vacas tem grande influência na textura dos queijos. Leite de rebanhos alimentados em pastagens de regiões planas produz queijos mais elásticos e coesivos do que aqueles produzidos com o leite de rebanhos alimentados em pastagens de regiões montanhosas. Por outro lado, o uso de silagem de milho na alimentação das vacas está associado a queijos mais firmes e granulosos.

A especificação do tipo de alimentação oferecida aos animais faz parte da lista de exigências que deve ser cumprida para a produção de alguns queijos com DOP ou DOC. Isto porque a alimentação contribui para a diferenciação do “terroir” de cada região. Terroir é uma palavra de origem francesa usada para designar que um produto, produzido em determinadas regiões e em condições específicas, é considerado único, irreprodutível em outras condições.

O leite produzido no inverno também apresenta diferenças do leite produzido no verão, principalmente em regiões muito frias, onde os animais ficam confinados durante o inverno. Alguns queijos possuem classificação em função da sua produção com leite de inverno/verão; outros somente podem ser produzidos em épocas específicas do ano para garantir que suas características sensoriais sejam preservadas.

O ambiente e tipo de alimentação animal também influenciam a diversidade da microbiota autóctone do leite. Este efeito pode ser minimizado na produção de queijos com leite pasteurizado e fermento industrial, mas apresenta uma influência significativa em queijos feitos com leite cru. Os microrganismos presentes no ambiente atuam na fermentação e maturação dos queijos, promovendo características sensoriais características do próprio terroir.

Em alguns casos, a alimentação pode ter um impacto negativo na produção de queijos, como a utilização de silagens mal conservadas utilizadas na alimentação de bovino leiteiro, que pode acarretar defeitos tecnológicos e sensoriais nos queijos.

A presença de esporos butíricos na silagem pode causar a contaminação do leite e originar defeitos nos queijos, tais como estufamento tardio, formação de gosto e odor desagradáveis. Por isso, em alguns tipos de queijos de longa maturação, como Grana Padano e Parmeggiano Reggiano, é proibida a utilização de silagem na alimentação das vacas para mitigar esse risco.

 

Condições sanitárias e fisiológicas da vaca e características sensoriais dos queijos

mastite é um dos maiores problemas sanitários da bovinocultura leiteira. Infecções microbianas no tecido das glândulas mamárias causam aumento da contagem de células somáticas (CCS) no leite. Com isso, a qualidade do leite é afetada, com alterações significativas em sua composição, tais como: diminuição no teor de caseína, aumento das proteínas séricas, desbalanço salino e liberação de lipases e proteases.

Queijos produzidos a partir de leite com alta CCS têm aumento no tempo de coagulação, dificuldade de dessoragem e redução no rendimento. Além disso, estes queijos suscetíveis a defeitos sensoriais na textura e, principalmente, no aroma e sabor. Estas alterações sensoriais são resultados da lipólise e proteólise sobre os componentes do produto, que levam à formação de sabor rançoso e/ou amargo.

O estado fisiológico do animal também pode ter um impacto no leite e, consequentemente, em queijos. Queijos produzidos a partir do leite de animais no final da lactação são, frequentemente, mais úmidos e proteolisam mais rapidamente, podendo assim, apresentar defeitos no sabor.

 

Considerações finais

As características sensoriais de queijos, particularmente aqueles maturados, baseiam-se em diversos fatores, os quais podem ser de difícil controle. Portanto, os produtores de queijos enfrentam grande dificuldade para associar variações sensoriais e tecnológicas de diferentes lotes com estes fatores ambientais.

Algumas tecnologias corriqueiramente aplicadas na industrialização de laticínios, tais como, a mistura de leite proveniente de diferentes rebanhos, a padronização do leite e a pasteurização, atenuam o impacto dos fatores ambientais sobre a qualidade dos queijos.

No entanto, a diferenciação de queijos pelo terroir tem gerado reconhecimento e valorização na comercialização, pois evidenciam toda sua originalidade e diversidade.

Leia também: Como a espécie animal afeta as características sensoriais dos queijos?

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

*Fonte da foto do artigo: Freepik

MAIKE TAIS MAZIERO MONTANHINI

Tecnóloga em Alimentos, especialista em Higiene, Vigilância e Processamento de Produtos de Origem Animal, mestre em Ciência de Alimentos, doutora em Tecnologia de Alimentos e com pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MILTON CESTARI

TOLEDO - PARANÁ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 06/04/2021

Parabéns, Maike. Conseguiu levar a informação técnica com a linguagem acessível aos criadores.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures