ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Coliformes em queijo Minas Frescal: causas e prevenção

LIPA/UFV

EM 10/02/2021

6 MIN DE LEITURA

12
21

Queijo Minas Frescal: por que é um alimento altamente perecível?

O queijo Minas Frescal é um dos queijos frescos mais populares e produzidos no Brasil com elevado valor socioeconômico e cultural. Isso se deve, principalmente, ao bom rendimento, preço acessível e alto valor nutritivo.

Este queijo é obtido, majoritariamente, pela coagulação enzimática do leite por meio da ação de coagulantes, complementada ou não pela ação de bactérias lácticas específicas (BRASIL, 1996a; BRASIL, 2004). De acordo com o regulamento técnico, esse queijo é classificado como semi-gordo (25 - 44,9% de gordura no extrato seco) e de muito alta umidade (não inferior a 55%) (BRASIL, 1996b; BRASIL, 2004).

Do ponto de vista tecnológico, a qualidade da matéria-prima é um fator crucial e os teores de proteína e gordura são os principais componentes responsáveis pelo rendimento deste queijo. Especificamente, esse rendimento depende da otimização da relação caseína/gordura do leite.

Em termos microbiológicos, a utilização de um leite de boa qualidade é essencial para a produção de um queijo Minas Frescal seguro aos consumidores, que atenda aos requisitos preconizados pelas legislações vigentes.

Entretanto, uma matéria-prima de boa qualidade não irá, necessariamente, resultar em um queijo de alta qualidade, uma vez que falhas durante o processamento podem comprometer a qualidade do produto final.

Diante deste contexto, por se tratar de um queijo de:

  • Muito alta umidade
  • Elevada disponibilidade de nutrientes 
  • pH favorável ao desenvolvimento microbiano

 

O queijo Minas Frescal é um alimento altamente perecível, sendo propenso a rápida deterioração sob condições inadequadas de transporte e armazenamento. Além desses pontos, a Figura 1 apresenta outros fatores que influenciam diretamente o desenvolvimento de microrganismos indesejáveis no queijo Minas Frescal.

Figura 1. Principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento de microrganismos indesejáveis em queijo Minas Frescal.

 

 

Coliformes em queijo Minas Frescal

O processo de fabricação do queijo Minas Frescal é simples, não necessitando de grandes aparatos tecnológicos. Entretanto, devido aos fatores descritos anteriormente, esse queijo está sujeito a diversas contaminações

A contaminação de queijos frescos por coliformes é um tema de relevância tanto para a indústria como para os produtores rurais. Isso porque a contagem destes microrganismos acima dos padrões estabelecidos pela legislação diminui a vida útil do produto com perdas econômicas avultosas; além de apresentar sérios riscos à saúde do consumidor, principalmente pela veiculação de microrganismos patogênicos, tornando-se assim um problema de saúde pública.

Dentre os principais indicadores de contaminação em queijos frescos, encontram-se os microrganismos do grupo coliforme. O grupo dos coliformes totais consiste em um subgrupo da família Enterobacteriaceae que inclui 44 gêneros e 176 espécies.

São microrganismos gram-negativos, não formadores de esporos, sendo aeróbios ou anaeróbios facultativos. No grupo dos coliformes totais estão as enterobactérias como Escherichia coli, Enterobacter, Citrobacter e Klebsiella que possuem a capacidade de fermentar a lactose com produção de gás a 35 °C (BRENNER; FARMER, 2005). 

Já o grupo dos coliformes termotolerantes consiste em um subgrupo dos coliformes totais, restrito às bactérias capazes de fermentar a lactose a 44,5 a 45,5 °C com produção de gás, como a bactéria Escherichia coli.

Esses microrganismos são facilmente inativados nos processos de higienização, bem como nos processos térmicos de pasteurização aplicado ao leite durante a fabricação do queijo. No entanto, podem estar presentes quando o processo de higienização ou tratamento térmico são falhos. Desta forma, a presença destes microrganismos indica condições higiênico-sanitárias deficientes.

 

Estufamento precoce em queijos Minas Frescal

Dentre os principais defeitos, um dos mais comum é o estufamento precoce. Ele é resultante de um processo fermentativo das bactérias do grupo coliforme ou leveduras que, ao metabolizarem a lactose, produzem diversos compostos como o ácido lático, ácido acético, etanol, gás carbono (CO2) e gás hidrogênio (H2). Estes gases provocam a formação de inúmeras olhaduras indesejáveis no interior dos queijos, comprometendo não só a sua aparência, mas também o aroma e o sabor.

 

Causas do estufamento precoce em queijo Minas Frescal

A Figura 2 ilustra as diversas etapas que podem ocasionar a contaminação por coliformes durante a fabricação do queijo Minas Frescal.

Figura 2. Etapas de fabricação do queijo Minas Frescal susceptíveis a ocasionar contaminação por coliformes.

Durante a obtenção do leite nas fazendas, pode ocorrer contaminação devido às práticas inadequadas de manejo de ordenha, como pré e pós-dipping insuficientes e má higienização das superfícies (baldes, latões, ordenhadeiras, mangueiras, tanques de resfriamento e interior dos caminhões isotérmicos, por exemplo).

Já na indústria, falhas na aplicação do tratamento térmico ou contaminação pós-pasteurização, principalmente na enformagem da massa, podem contribuir para a elevação da taxa microbiana no produto.

Outro fator importante é a higienização incorreta da sala de processamento dos queijos, assim como dos equipamentos e utensílios que serão utilizados durante a fabricação. Além disso, a falta de cuidado e higiene dos manipuladores responsáveis pela produção dos queijos também podem contribuir com a contaminação por coliformes.

 

Prevenção e cuidados na fabricação na produção de queijo Minas Frescal

Para reduzir o risco de contaminação por coliformes durante a fabricação do queijo Minas Frescal é necessário o emprego de algumas medidas preventivas, as quais estão apresentadas na Figura 3.

Figura 3. Medidas preventivas necessárias para evitar contaminação por coliformes durante o processo de fabricação de queijos Minas Frescal.

Dentre as medidas apresentadas para garantir a qualidade do queijo Minas Frescal, destacam-se:

  • Utilização de leite de boa qualidade,
  • Aplicação correta do tratamento térmico no leite
  • Uso de bactérias láticas benéficas que agem como competidoras inibindo a microbiota indesejável
  • Estocagem do produto final sob refrigeração evitando temperaturas abusivas 
  • Cuidados com a higiene em cada etapa do processo de fabricação

Em paralelo, o emprego das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e dos Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO) durante o processamento é primordial. Para isso, é necessário a utilização de um eficiente programa de higienização dos equipamentos, dos utensílios e do local de produção, bem como de um treinamento dos manipuladores em relação aos cuidados higiênicos-sanitários necessários durante a manipulação do produto.

Outro fator importante é a qualidade da água de abastecimento, pois esta pode veicular microrganismos patogênicos. Portanto, é inerente a utilização de água potável e o acompanhamento diário de sua qualidade.

Demais estratégias também podem ser utilizadas para aperfeiçoar a qualidade e produzir queijos frescos seguros, como o emprego da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e dos demais Programas de Autocontrole (PAC). Para isso, as práticas higiênicas ao longo da cadeia produtiva devem ser monitoradas e revisadas visando prevenir possíveis contaminações no produto final.

Portanto, para garantir a qualidade do queijo Minas Frescal a adoção das boas práticas de fabricação, bem como uma supervisão eficiente, efetiva e permanente da produção é determinante para a comercialização de um produto íntegro, de qualidade e seguro para o consumidor.

 

Autores

Ana Flávia Coelho Pacheco, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e membro do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV

Nataly de Almeida Costa, Cientista e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e membro do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV

Prof. Dr. Paulo Henrique Costa Paiva, Professor/pesquisador do Instituto de Laticínios Cândido Tostes – EPAMIG-MG

Prof. Dr. Bruno Ricardo de Castro Leite JúniorProfessor do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV e coordenador do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV

Referências

BRASIL. Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária. Por­taria nº 145, de 13 de dezembro de 1996a. Aprova o Regulamento Técnico para Fixação de Identidade e Qualidade de Queijo Minas Frescal. Diário Oficial [da] República Federativa do Bra­sil, Brasília, 1996a.

BRASIL. Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária. Por­taria nº 146, de 7 de março de 1996b. Aprova os Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade dos Produtos Lácteos. Diário Oficial [da] República Federativa do Bra­sil, Brasília, 11 mar. 1996b.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 04, de 01 de março de 2004. Inclusão do termo Muito na expressão Alta Umidade nos itens 2.2 (Classificação), 4.2.3 (Requisitos Físico-Químicos) e 5.1 (Aditivos), no Regulamento Técnico para fixação de Identidade e Qualidade do queijo Minas frescal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 5 mar. 2004.

BRENNER, D. J.; FARMER III, J. J. Family I. Enterobacteriacea. In: BRENNER, D. J.; KRIEG, N. R.; STALEY, J. T. (Eds), Bergey’s Manual of Systematic Bacteriology, 2nd Ed. Volume 2. New York: Springer Science+Business Media In., 2005. pp. 587-607.

12

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LETÍCIA EDWIGES

VIÇOSA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 11/02/2021

Excelente artigo!
LETÍCIA MOSTARO

ASSIS BRASIL - ACRE - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 11/02/2021

Muito bom, parabéns aos autores!
ANTONIO PAULO ALMEIDA

CAMPO DO MEIO - MINAS GERAIS

EM 11/02/2021

Muito bom o artigo
Parabens
JEAN CARLOS COELHO

VIÇOSA - MINAS GERAIS

EM 11/02/2021

Parabenizo pelo excelente artigo! Muito bem direcionado e com abordagens claras! Espero ansioso por novas publicações.
LORENA SOARES XAVIER

VIÇOSA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 11/02/2021

Muito boa a forma de abordagem, bem clara e de fácil entendimento, sem contar que é um assunto extremamente importante a ser discutido. Parabéns aos autores!
ROBERT OLIVEIRA

VIÇOSA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 10/02/2021

Parabéns pela publicação, assunto recorrente principalmente em indústrias de pequeno porte. Pode ser de muita ajuda aos responsáveis pelo controle de qualidade.
FLAVIANA COELHO

VIÇOSA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 10/02/2021

Parabéns aos autores pela abordagem. O uso de boas práticas é um assunto muito importante e é sempre bom ser repassado!
PATRÍCIA MARTINS

EM 10/02/2021

Parabéns aos autores! É sempre fundamental destacar a importância das boas práticas de ordenha e de fabricação para obtenção de um queijo de qualidade. Excelente conteúdo!
GUSTAVO CARVALHO

EM 10/02/2021

Gostaria de parabenizar os autores pela abordagem diante de um produto sempre presente na mesa dos consumidores e na produção em todas as escalas.
DANIELA FARIA

ÁGUAS FORMOSAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 10/02/2021

Excelentes informações, parabéns aos autores!!
ARTHUR POMPILIO

ITAPETINGA - BAHIA - ESTUDANTE

EM 10/02/2021

Parabéns ao autores, texto muito bem escrito! Um conhecimento tão primordial, mas que precisa ser muito bem reforçado sempre.
BRUNO RICARDO DE CASTRO LEITE JUNIOR

VIÇOSA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 10/02/2021

Isso mesmo Arthur!! Obrigado pelas observações!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures