ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Camembert, um ilustre francês

POR CARLA REIS

E RENATA CURZI

O QUÊ DO QUEIJO

EM 04/01/2019

3 MIN DE LEITURA

2
1

Crosta branca aveludada, textura cremosa, gosto de champignon… o camembert é um dos mais célebres queijos franceses e é claro, um dos meus preferidos. 

Conta a história que Marie Harel, esposa de uma fazendeiro da Vila de Camembert na Normandia deu abrigo em sua casa durante a revolução francesa à um padre fugitivo, que ficou tão grato pela hospitalidade que recebera que em troca, deu a jovem Marie conselhos preciosos sobre a secreta arte dos queijeiros. Essas dicas, aliadas a qualidade inigualável do leite produzido naquela região, deu-se origem a esta iguaria, reconhecida em todo o mundo.

Para o queijo camembert normalmente não existe meio termo: ou ama, ou odeia. Eu aprendi a amá-lo durante a minha primeira experiência profissional com queijos em um laticínio pequeno no interior do Sul de Minas Gerais: Laticínios Monte Branco, que hoje não existe mais.

O camembert era o queijo mais importante de toda a fábrica: tínhamos uma sala separada, exclusiva e somente uma queijeira (a Cidinha) é que fazia o camembert nas tinas de 50 litros de leite. Uma produção delicada, com princípios gerais e uma infinidade de variáveis.

A sala era quase um templo: somente eu e Cidinha tínhamos acesso a ela e a câmara de maturação. Todo o cuidado para proteger nosso “astro” de contaminações externas que pudessem comprometer a qualidade do produto. Era muito mais que uma fabricação em série: era a arte de transformar o leite fresco em uma iguaria nobre, transformando o simples em extraordinário.

Acompanhávamos o mofo crescendo sobre a crosta e após 10 dias, voilá , o queijo já estava pronto para ser embalado. Era hora da degustação: a primeira avaliação se o queijo poderia ser enviado aos consumidores. Então, eu “comia” camembert todo o dia: degustava no dia da embalagem para liberá-lo para venda e guardava amostras para degustar após 40 dias de embalado. Desta forma simulávamos a maturação do produto durante sua exposição no mercado.

E foi assim: degustando, avaliando, gostando e desgostando, aprovando ou desclassificando produtos, que o camembert passou a fazer parte do meu dia a dia e permanece até hoje.

Seu sabor é marcante, meio frutado, com leve aroma de champignons da terra. O sabor do queijo camembert varia de região para região, pois depende muito da procedência do leite utilizado. É o chamado terroir! O aroma é intenso e forte, e às vezes mais forte que o próprio sabor do queijo, causando estranheza a alguns apreciadores de “primeira viagem”.

Prefiro o camembert mais velho, quando a textura já está untuosa, cremosa e ligeiramente colante. É quando a maturação atinge seu ponto ideal, o chamado “fromage au couer” pelos franceses.

Prefiro assim, mas consumo o queijo em qualquer idade: as vezes compro uma produto novo e o guardo na gaveta da geladeira até chegar no ponto que gosto de consumir!

Um dos segredos do camembert é a adição do fungo “Penicilium candidum ou camemberti” que forma a crosta branca e aveludada em toda a superfície do queijo, conhecida no vocabulário dos queijeiros como “crosta florida”. Este fungo atua durante a maturação a partir da crosta para o centro do produto desenvolvendo o sabor, aroma e textura que começam delicados e vão se intensificando a medida o queijo vai envelhecendo.

Gosto de consumir o camembert separado das refeições, acompanhado de geleias ou pães e os grandes maîtres aconselham combiná-lo com vinhos tintos encorpados e frutados. Esta é a combinação clássica, mas fica a seu critério, afinal o importante é equilibrar o paladar com sabores de intensidades diferentes e que sejam agradáveis.

Dicas da queijeira

Ao comprar um camembert, atente-se para a data de fabricação do produto. Se você aprecia um queijo mais suave, consuma o queijo camembert “jovem”, entre 25 a 30 dias contados a partir da data de fabricação. A textura estará ligeiramente firme no coração do produto (centro da massa) e o gosto fresco e acidulado.

Já se você quer apreciar sabores mais típicos, marcantes e com textura mais cremosa, como no meu caso,  consuma o produto “fait à couer” , ou seja no ponto ideal de maturação com 35 a 45 dias a partir da data de fabricação.

Mas se você prefere sentir os sabores intensos do camembert, consuma-o 'afinado' a partir de 5 dias até a data de vencimento do produto. Você vai perceber a intensidade do aroma e do sabor aliado a uma textura muito fundente e cremosa.

Ah, a crosta branca, com o mofo, pode e deve ser consumida: ela faz parte do produto, pode experimentar.

CARLA REIS

Administradora com MBA em Marketing, Especialista em Alimentos pela UFLA, Técnica em Leite e Derivados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes .

RENATA CURZI

Formada em Jornalismo pela UFJF e Técnica em Leite e Derivados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RITA ODWYER ANDRADE

GUARUJÁ - SÃO PAULO

EM 13/07/2023

Acabo de voltar da França. Comi lá um camembert, mas para mim estava com cheiro de pum. É característico?
GENECIO FEUSER

PARANAVAÍ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/04/2019

Quase saí correndo comprar um queijo camembert. Manda uma receita detalhadamente para podermos produzir aqui na propriedade para o nosso consumo e vender aos amigos..............., hoje fala-se muito de fungos em queijos artesanais, são os mesmos fungos? A aplicação e seu resultado depende de um ambiente controlado? Gostei muito, parabéns e muito obrigado.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures