ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A importância da salga na fabricação de queijos

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 31/08/2020

4 MIN DE LEITURA

0
18

Atualizado em 23/12/2020

Paulo Victor Toledo Leão1, Jéssica Silva Medeiros1, Pamella Cristina Teixeira1, Thaisa Campos Marques1, Edmar Soares Nicolau1, Marco Antônio Pereira da Silva1

Instituto Federal Goiano - Câmpus Rio Verde, Goiás, Brasil1

 

A transformação do leite em queijo é um processo que concentra parte dos componentes sólidos, sobretudo proteína e gordura, na coalhada, enquanto que frações proteicas, lactose e sólidos solúveis ficam retidos no soro. Contudo, apesar de relativamente simples, vem sendo estudado e aprimorado progressivamente por indústrias de laticínios e produtores de queijos artesanais. Durante a maturação dos queijos, por exemplo, ocorrem alterações bioquímicas, químicas e microbiológicas que exigem maior conhecimento.

Vários estudos relatam a influência da composição do leite na produção de queijos, que estão diretamente relacionadas à coagulação enzimática, firmeza da coalhada, sinérese e textura do queijo. As principais etapas para a conversão do leite em queijo são: coagulação, acidificação, sinérese, enformagem e salga.

Dentre as formas clássicas para preservação dos alimentos destacam-se a fermentação, a desidratação, a salga e a refrigeração. O sal (cloreto de sódio) é o método mais antigo utilizado para prolongar a vida útil dos alimentos, sendo também usado para o controle da maturação de queijos. Entretanto, sua utilização deve ser bem conduzida para um correto processo de maturação, pois pode prejudicar a atividade microbiológica e enzimática e, consequentemente, ter problemas adversos no produto final.

Existem quatro métodos conhecidos para a salga de queijos que compreendem a adição de cloreto de sódio no leite, na massa já coagulada, na salmoura preparada previamente com água e sal para submersão dos queijos e, no final de todo processo, conhecido como salga a seco.

Dentre os diferentes tipos de queijos, o Minas frescal admite todos os tipos de salga informados anteriormente, sendo que cada um desses métodos resulta em diferentes benefícios ao produto final. Para a salga no leite, a adição deve ser de 1,5% de sal sob o volume de leite, e deve ocorrer antes da adição do coalho. A vantagem é que após a enformagem, envase e refrigeração, o queijo está pronto para comercialização e consumo. No entanto, gasta-se mais sal que os demais métodos e o soro de leite fica comprometido para o processamento de bebidas lácteas e ricota.

A adição de sal na massa deve ocorrer na proporção de 1,5% sob o peso da massa, logo após a mexedura e retirada parcial do soro (na faixa de 60,0% a 70,0% do volume inicial de leite). Assim como na salga no leite, os queijos estão prontos para consumo após refrigeração a 8,0 °C.

Na salga em salmoura, a concentração de sal deve ser de 20,0%. O queijo deve permanecer na salmoura por 10 minutos a 72 horas, variando de acordo com tipo de queijo, tamanho e formato do queijo, teor de umidade, teor de gordura, pH  do  queijo, pH  da salmoura, temperatura  da  salmoura, concentração  da salmoura, agitação  da  salmoura  e  teor  de  cálcio  na salmoura.

Por fim, a salga a seco deve ocorrer nas partes inferior e superior dos queijos na proporção de 1,5% de cloreto de sódio sob o peso do queijo. O sal deve ser pulverizado durante ou após a enformagem. Este método possui o inconveniente da migração do sal da superfície para o interior da massa ser demorado e imperfeito. Sendo assim, a escolha do método de salga dependerá do objetivo do produto final. Pode-se fazer associação ou considerar o método mais adequado para obtenção de cada tipo de queijo.

Neste sentido, a salga compreende um dos aspectos mais significativos, uma vez que garante o sabor do queijo, controle do desenvolvimento microbiano, durabilidade, bem como regulagem dos processos bioquímicos e físico-químicos.

A salga é responsável por melhorar e realçar o sabor, e ainda disfarça sabores estranhos que possam estar presentes no queijo. Ademais, o gosto lático da coalhada fresca tem seu sabor atenuado, e a lipólise em queijos mofados é mascarada. Também forma a casca do queijo pela desidratação superficial e provoca a sinérese da massa devido a modificação da pressão osmótica, reduzindo a umidade do queijo e auxiliando na dessoragem.

A utilização do sal ajuda ainda no controle do crescimento e atividade microbiana, processo fundamental na fabricação de queijos, contribuindo para uma seleção desejada da microbiota. É descrito também um forte controle bioquímico na maturação do queijo, sendo que lipases e proteases são mais ativas com os valores de 0,5% a 2,5% de cloreto de sódio na umidade, pois níveis acima podem retardar a maturação.

Logo, sugere-se salgar os queijos apenas quando atingem fermentação adequada, com o intuito de não inibir a ação do fermento. Teores de sal acima de 5,0% na umidade provocam alterações na textura, solubilidade e conformação da proteína, ocasionando mudanças físicas das proteínas do queijo. Em razão disto, ocorre a solubilização da caseína durante a maturação devido a trocas entre cálcio e sódio. Desse modo, a proteína aumenta sua interação com a água, provocando diminuição da atividade de água durante a maturação do queijo.

Devido a influência que o uso de sal acarreta no processo de fabricação de queijos, é de suma importância a sua correta utilização para produzir queijos de sabor, textura e conformação adequados. Dessa forma, somente após definir o tipo de queijo e o processo utilizado na fabricação, deve-se decidir quando e quanto de cloreto de sódio será adicionado.

 

Referencias

COSTA, R. G. B.; LOBATO, V.; ABREU, L. R.; MAGALHÃES, F. A. R. Salga de queijos em salmoura: uma revisão. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, v. 59, n. 336 a 338, p. 41-49, 2004.

FOX, P. F.; GUINEE, T. P.; COGAN, T. M.; McSWEENEY, P. L. H. Fundamentals of cheese science. Aspen Publishers, Inc. Gaithersburg, Maryland. 2000. 544 p.

PAULA, J. C. J.; CARVALHO, A. F.; FURTADO, M. M. Princípios básicos de fabricação de queijo: do histórico à salga. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, v. 64, n. 367, p. 19-25, 2009.

RODRIGUES, F. Salga em salmoura para queijos artesanais. Queijos no Brasil. 2019. Disponível em: <https://www.queijosnobrasil.com.br/portal/tudo-sobre-queijo/284-salga-em-salmoura-para-queijos-artesanais>. Acesso em: 30 jul. 2020.

CAVALCANTE, F. D. Produção de queijos gouda, gruyére, mussarela e prato. Universidade Católica de Goiás, 2004.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures