ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uso de polpa cítrica na alimentação de ruminantes

EDUCAPOINT

EM 10/12/2019

5 MIN DE LEITURA

1
2
Como a nutrição representa uma grande parte do custo da produção de leite, os produtores estão sempre em busca de alimentos alternativos para a alimentação de bovinos, em substituição ao milho, tradicionalmente utilizado como fonte de energia para bovinos leiteiros. A polpa cítrica é uma das opções.
 
A polpa cítrica é um subproduto da fabricação de suco concentrado, principalmente de laranja e em menor escala de limão, pela indústria citrícola, obtida após duas prensagens dos frutos, que reduzem a umidade a 65-75%. Posteriormente o material é seco a 100-116 ºC, até que se atinja um teor de MS ao redor de 88-90% e então é peletizada. O resultado final é um subproduto constituído de cascas, sementes, bagaço e frutas descartadas.
 
Devido à sua alta capacidade de reter umidade, a polpa cítrica exige alguns cuidados para a sua armazenagem na fazenda. Locais secos e bem ventilados permitem armazenar o produto por períodos longos de até seis meses sem problema. É fundamental que o material seja checado periodicamente. Em caso de aquecimento, deve-se espalhar a polpa imediatamente para evitar combustão.
 
A polpa cítrica é rica em pectina, um carboidrato de alto valor nutricional, porém com alta capacidade de reter água e que dificulta a secagem da polpa. Para facilitar a secagem, é adicionado antes da prensagem 0,3 a 0,6% de hidróxido ou óxido de cálcio. Dessa forma o produto final é rico em cálcio e pobre em fósforo, o que requer cuidados especiais na formulação da dieta, quando este subproduto é usado em substituição aos grãos de cereais como milho e sorgo, pobres em cálcio e adequados em fósforo.
 
Com base nos dados de composição bromatológica, tem se atribuído a polpa de citros peletizada um valor energético ao redor de 85-90% do valor do milho e menor teor em proteína bruta. Deve ser considerado um alimento concentrado energético, porém, apresenta características sob o aspecto de fermentação ruminal que a colocam como um produto intermediário entre volumosos e concentrados.
 
Quando comparada ao milho, a polpa de citros peletizada é um material com teor muito baixo de amido em sua composição, com valores entre 0,1 e 0,14% e alto teor em FDN, com 24,2% da MS. Entretanto, a fração fibrosa da polpa cítrica tem apenas 1% de lignina e é quase totalmente degradada no rúmen. Outra característica importante a ser mencionada é o seu alto teor de carboidratos solúveis ao redor de 25 a 35% da MS.
 
Além de possuir alto teor de carboidratos solúveis e parede celular altamente digestível, a polpa cítrica apresenta em sua composição um carboidrato denominado pectina (25% MS), constituído por polímeros de ácido galacturônico e que fazem parte da estrutura da parede celular dos vegetais. A pectina é um carboidrato estrutural com alta degradabilidade ruminal (90-100%), sendo invariavelmente o carboidrato complexo de mais rápida degradação ruminal, apresentando taxas entre 30 a 50% por hora.
 
A fermentação da pectina é peculiar, gerando grande quantidade de energia por unidade de tempo, como ocorre com o amido e açúcares, porém com fermentação acética, que caracteriza a celulose e a hemicelulose, reduzindo os riscos de acidose. Em comparação com o amido, a pectina possui menor propensão em causar queda de pH ruminal, pois sua fermentação ruminal favorece a produção de acetato e não lactato e propionato como a fermentação amilolítica.
 
A manutenção de altos níveis de ácido acético no rúmen, mediante o uso de polpa cítrica, permite até que este alimento seja um substituto parcial de volumosos, ou forneça fibra de qualidade quando o volumoso disponível for de má qualidade. A polpa cítrica, quando em alta proporção na dieta, criou condições favoráveis para a atividade celulolítica no rúmen e teve efeito positivo no suprimento de nitrogênio ao intestino. A utilização da polpa cítrica tem apresentado resultados positivos em rações para bovinos em confinamento e em lactação. 
 
Já para bezerros, o fornecimento de polpa cítrica para animais com menos de 60 dias de vida é questionável, por causa da palatabilidade, sendo recomendado até 10% de inclusão de polpa cítrica na dieta para bezerros nesta categoria.
 
Polpa cítrica usada como aditivo
 
Os aditivos para silagens têm sido desenvolvidos com a intenção de melhorar o valor nutritivo, reduzindo as perdas dos nutrientes, através do controle da respiração e do processo fermentativo durante a armazenagem da forrageira não comprometendo suas qualidades físicas e bromatológicas.
 
A polpa cítrica é muito absorvente, chegando a elevar seu peso em 145% quando em contato com forrageiras úmidas. Desse modo ela preserva nutrientes que seriam perdidos pelo efluente ou pela própria fermentação descontrolada durante o armazenamento, na ensilagem do capim-elefante, independentemente do nível adicionado, os resultados obtidos desde a década de 70 foram favoráveis à inclusão da PC na forma seca e triturada para melhorar as características qualitativas das silagens.
 
Avaliando o perfil fermentativo da silagem de alfafa quando adicionado inoculantes microbianos em silos experimentais juntamente com 12% de polpa cítrica, pesquisadores observaram que em silos que continham polpa cítrica houve melhoria na composição bromatológica devido ao aumento do teor de matéria seca, melhorou o perfil fermentativo da silagem devido à sua capacidade de reter água, porém, houve aumento das perdas e redução da estabilidade aeróbia devido a aumento rápido da temperatura máxima. 
 
Através dos trabalhos estudados, podemos concluir que a polpa cítrica pode ser utilizada com segurança como substituto do milho e outros ingredientes da dieta de ruminantes, além de servir como aditivo melhorando a qualidade do processo fermentativo das forrageiras. 
 
A utilização deste subproduto certamente contribui para reduzir o custo de produção; entretanto o produtor deve estar atento às variações dos preços do milho e da polpa cítrica nas diferentes épocas do ano. Outro fator de grande importância é a capacidade de armazenamento da polpa cítrica na propriedade, uma vez que trata-se de um subproduto que se encontra disponível no mercado em determinado período do ano, podendo ser utilizado na alimentação do rebanho o ano todo.
 
Se você quiser aprofundar no tema de nutrição de bovinos, pode conferir as diversas opções de cursos com essa temática na plataforma EducaPoint! O melhor de tudo é que você pode adquirir o acesso a TODOS esses cursos (e muitos outros, com mais de 165 temas no total) através dos planos de assinatura! Você pode, ainda, adquirir os cursos individualmente.  
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Fontes consultadas:
 
Uso de polpa cítrica peletizada na alimentação de ruminantes – Revisão, por Jéssica Santos Tigre (file:///C:/Users/julia/Downloads/uso-de-polpa-ciacutetrica-peletizada-n%20(1).pdf)

Uso de co-produtos na alimentação de vacas leiteiras (https://www.educapoint.com.br/blog/pecuaria-leite/uso-co-produtos-alimentacao-vacas-leiteiras/)
 
Substituição do Milho em Grão Moído pela Polpa Cítrica na Desmama Precoce de Bezerros Leiteiros = Rev. bras. zootec., 30(1):280-285, 2001 (https://www.scielo.br/pdf/rbz/v30n1/5464.pdf)

Polpa cítrica pode substituir o milho na alimentação de animais confinados (https://www.milkpoint.com.br/artigos/producao/polpa-citrica-pode-substituir-o-milho-na-alimentacao-de-animais-confinados-33016n.aspx)

 

 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MATHEUS GUIDOTTI THAIS GONZAGA

ARARAS - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/12/2019

Polpa cítrica, caroço de algodão, etc. Nada sai mais barato que agua e uréia no pasto

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures