ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Magnésio: atenção a esse mineral crítico às vacas leiteiras

EDUCAPOINT

EM 19/05/2020

2 MIN DE LEITURA

2
4
O cálcio é o mineral mais importante no leite, mas o magnésio pode ser o mineral mais crítico na dieta da vaca. Por quê? Como as vacas armazenam muito pouco magnésio, elas precisam de magnésio adequado em sua dieta todos os dias. Não há muito espaço para erros.
 
O magnésio é necessário no sangue para permitir o metabolismo normal do cálcio. A hipocalcemia secundária nas vacas começa quando os níveis sanguíneos de magnésio caem abaixo de 1,7 mg/dL e tetania da pastagem ou tetania de lactação é exibida quando os níveis sanguíneos caem abaixo de cerca de 1,2 mg/dL.
 
O óxido de magnésio (MgO) é o suplemento de magnésio mais comum para vacas em lactação. É fornecido como uma fonte de magnésio e um alcalinizador do rúmen. Consiste tipicamente em 54-58% Mg. A biodisponibilidade do magnésio no MgO depende do tamanho e da solubilidade das partículas e, infelizmente, isso varia amplamente entre fontes comerciais. 
 
A calcinação é o processo pelo qual o minério bruto de magnesita é aquecido para eliminar o CO2 e formar MgO. O MgO puro contém cerca de 60% de magnésio. Isso produz um bom aço, mas um suplemento ruim para alimentação animal. Segundo o Dr. Jesse Goff, da Universidade Estadual de Iowa, o ponto ideal é de 54 a 56% de magnésio. Isso forma uma estrutura de cristal solta na qual água e ácido podem penetrar e reagir.
 
=> Quer aprender mais? Acesse o conteúdo completo do curso Manejo preventivo de doenças no período de transição. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 170!) por um preço único. Clique aqui e veja como assinar.
 
O sulfato de magnésio (sal Epsom) é outra fonte comum de magnésio, fornecida principalmente a animais pré-parto para induzir acidose metabólica. É cerca de 9% de magnésio, muito menor que o MgO e não é muito saboroso.
 
Os suplementos de carbonato de cálcio e magnésio (22% de cálcio, 12% de magnésio) também são amplamente utilizados. Eles são palatáveis ??e podem substituir uma porção de tampões à base de sódio. A reatividade e, portanto, a biodisponibilidade de cálcio e magnésio são melhoradas com um tamanho de partícula mais fino.
 
O potássio é antagônico à absorção de magnésio. O magnésio é absorvido através da parede do rúmen. O potássio compete no nível celular, reduzindo a absorção de magnésio. A absorção de magnésio pode ser reduzida em até 50% na faixa de níveis de potássio comumente fornecidos em dietas para ruminantes, de acordo com o Dr. Bill Wiess, da Universidade Estadual de Ohio. É importante aumentar o magnésio suplementar à medida que o potássio total da dieta aumenta.
 
A monensina pode ajudar a superar o antagonismo magnésio-potássio em vacas em lactação. Foi demonstrado por Wiess e Tebbe que 360 mg de monensina fornecidos com dietas contendo 2,1% de potássio aumentaram a absorção aparente de magnésio do MgO em cerca de 25%. No entanto, a absorção de magnésio do sulfato de magnésio foi reduzida em cerca de 30% quando fornecida com monensina. Como o sulfato de magnésio e a monensina são comumente fornecidos em dietas pré-parto, a concentração de magnésio deve ser aumentada em cerca de 15% nesses casos.

* Baseado no artigo Magnesium: The Most Critical Mineral, de Rick Lundquist, para a Dairy Herd Management.
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FELICIO MANOEL ARAUJO

LAJINHA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 03/06/2022

Nota 10 peoa materia,agora se vices poderem fazer uma materia sibre os sintomas no deficit de Magnesio eu agradeço !
STEPHANIE ALVES GONSALES

MARÍLIA - SÃO PAULO

EM 03/06/2022

Olá, Felício!
Obrigada pelo comentário.

Tenho essa matéria sobre os minerais para indicar a leitura, talvez possa te ajudar em algo > https://www.milkpoint.com.br/artigos/producao-de-leite/breve-historico-de-deficiencias-minerais-nos-rebanhos-221595/

Continue nos acompanhando para ficar informado!
Abraços.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures