ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como as ordenhas robotizadas afetam a nutrição das vacas leiteiras?

POR MARINA A. CAMARGO DANÉS

E ANA CAROLINA OLIVEIRA RIBEIRO

MARINA A. CAMARGO DANÉS

EM 12/08/2019

8 MIN DE LEITURA

20
18

Atualizado em 23/05/2023

Ordenha robotizada no Brasil

Os sistemas automatizados de ordenha, conhecidos também como ordenhas robôs, estão conquistando espaço no mundo, com cerca de 40.000 máquinas em operação. Em alguns lugares isso se deve à limitação de mão de obra, em outros a uma preocupação com bem-estar animal, ou ainda a uma melhora no estilo de vida em propriedades familiares. No Brasil, estima-se que mais de 160 equipamentos de ordenha robô já estejam vendidos, com mais de 70 em funcionamento. Apesar de ser ainda um número pequeno, o interesse é crescente.

Vantagens e desafios da ordenha robotizada

Dentre as vantagens da ordenha robotizada, destacam-se a flexibilização (e talvez redução) de mão de obra, maior produção por vaca/dia decorrente do maior número de ordenhas e maior coleta de informações sobre os animais e a produção.

No entanto, a troca de uma ordenha convencional para uma robotizada traz mudanças drásticas em todo manejo da propriedade leiteira. As vacas precisam se acostumar com o novo sistema, o que exige paciência e treinamento dos operadores.

A limpeza de currais não tem mais um horário definido em que toda a estrutura está vazia. O trato não coincide mais com a hora que as vacas retornam da ordenha. Essas mudanças exigem também uma adaptação das pessoas que trabalham na propriedade.

Além do manejo, a formulação de dietas muda completamente, já que com a ordenha robô, as vacas recebem parte do concentrado durante a ordenha. Desta forma, a dieta oferecida no cocho deixa de ser uma dieta completa (TMR) e passa a ser uma dieta parcial (PMR).

Muitos fatores vão interferir nas tomadas de decisão do nutricionista nestes cenários. Um artigo publicado no Journal of Dairy Science, em 2017, descreveu os resultados de uma revisão de literatura sobre estratégias alimentares em sistemas de ordenha robotizada para maximizar o número de visitas ao robô e atender às exigências nutricionais dos animais de forma mais personalizada (Bach e Cabrera, 2017).

Os autores discutem que o plano nutricional em sistemas de ordenha robô deve levar em conta aspectos comportamentais dos animais e aspectos nutricionais. O comportamento animal é uma variável crucial já que a ordenha é voluntária, ou seja, depende de a vaca ir sozinha até o robô. O alimento talvez seja o fator que mais tem potencial de influenciar o comportamento das vacas e por isso é utilizado como forma de fazer com que as vacas visitem os robôs.

Tipos de montagem da ordenha robotizada

A ordenha robotizada pode ser montada na fazenda de duas formas:

  • Fluxo livre 
  • Fluxo guiado

No fluxo livre, as vacas têm total liberdade para visitarem o robô quando quiserem e têm livre acesso ao cocho e às camas. Neste cenário, o que atrai as vacas para o robô é o concentrado que é fornecido durante a ordenha. A quantidade oferecida precisa ser maior e a dieta fornecida no cocho (PMR) passa a atender uma porção menor da exigência dos animais. No entanto, se as vacas visitarem a ordenha menos vezes do que o planejado, o aporte de nutrientes fica comprometido. Além disso, algumas vacas inevitavelmente vão fazer menos visitas do que o necessário, o que vai exigir mão de obra para tocar essas vacas diariamente.

Já em estábulos com fluxo guiado, a ordenha está posicionada entre a comida e o local de descanso das vacas. Dessa forma, para ir de um local para o outro, a vaca obrigatoriamente deve passar por um portão que pode a direcionar para a ordenha ou liberar sua passagem. Neste formato, o concentrado oferecido durante a ordenha não tem mais a função de atrair a vaca e a quantidade pode ser menor. O que atrai os animais a se movimentarem pelo estábulo, neste caso, é a PMR oferecida no cocho. Como a quantidade de concentrado na ordenha é menor, a PMR é formulada para atender quase totalmente a exigência da média do lote.

Na revisão de Bach e Cabrera, os autores afirmam que o fluxo guiado aumenta a frequência de ordenhas e reduz a variação no intervalo entre ordenhas, mas pode reduzir o tempo que as vacas passam no cocho e comprometer o consumo de alimentos. Um levantamento citado pelos autores comparou dados de campo e concluiu que as vacas produziram mais leite em sistema de fluxo livre. No entanto, ele exige um monitoramento mais intensivo das vacas que não estão indo na ordenha o número suficiente de vezes e precisam ser tocadas.

Desafios da nutrição das vacas no sistema de ordenha robotizada

Já do ponto de vista nutricional, a possibilidade de alimentar vacas individualmente abre caminho potencial para dietas personalizadas que atendam exatamente as exigências de cada animal. A oferta de concentrado pode ser programada de acordo com produção de leite e dias em lactação, possibilitando, por exemplo, uma dieta mais segura para vacas recém-paridas e uma mais “quente” para vacas em pico de lactação. Caso o alimentador do robô possibilite a adição de mais de um alimento, é possível fazer combinações para ajustar ainda mais a oferta de nutrientes.

No entanto, existem algumas restrições que podem limitar o benefício dessa alimentação personalizada. A quantidade de concentrado oferecida em cada ordenha tem um tempo limitado para ser consumida. Em média, as vacas passam 7 minutos dentro do robô em cada ordenha. A taxa de ingestão média do concentrado peletizado é de 400 g/min, enquanto a do farelado é de 250 g/min. Isso significa que uma vaca tem tempo de ingerir, no máximo, 2,8 kg de concentrado peletizado e 1,75 kg de farelado por ordenha. Se considerarmos um número de visitas médias por dia de 2,5 por vaca, a quantidade de concentrado oferecida no robô é limitada a 4,4 – 7 kg/dia.

A composição do concentrado, dureza do pellet e uso de flavorizantes são fatores que afetam a taxa de ingestão e, portanto, o limite máximo de oferta por dia. Além disso, a composição nutricional do concentrado é importante para minimizar flutuações indesejadas na fermentação ruminal e problemas decorrentes de acidose ruminal. A quantidade de concentrado oferecida no robô também influencia o consumo de PMR pelas vacas.

O pesquisador canadense Trevor DeVries, em sua palestra no Formuleite 2018, apresentou informações interessantes sobre alimentação em sistemas de ordenha robô. Segundo ele, experimentos que compararam alta e baixa oferta de concentrado no robô observaram que as vacas podem substituir de 0,7 a 1,6 kg de consumo de PMR para cada kg adicional de concentrado. Isso sem dúvida afeta a formulação da dieta e a oferta de nutrientes e precisa ser considerado.

Dessa forma, as decisões que o nutricionista precisa tomar em um sistema robotizado de ordenha são bem diferentes do que em sistemas convencionais. Em sistemas de fluxo livre, quantidade e composição desse concentrado, forma de apresentação (farelado vs pellets), granulometria, uso de flavorizantes tornam-se decisões que vão influenciar não só a produção de leite, mas o número de visitas das vacas ao sistema e a saúde ruminal.

A relação entre quantidade de concentrado e visitas à ordenha não é tão direta quanto possa parecer. Alguns estudos citados na revisão de Bach e Cabrera não observaram diferenças no número de visitas ao robô para vacas recebendo doses altas (7 - 8 kg/d) ou baixas (3 – 4 kg/d) de concentrado.

Já em sistemas de fluxo guiado, a PMR passa a ser o maior atrativo para movimentar as vacas e o concentrado no robô, uma ferramenta de personalizar a dieta das vacas. Empurrar a comida no cocho já é prática comum nas fazendas leiteiras e estimula as vacas a se levantarem e irem comer. No sistema de robô com fluxo guiado, aumentar o número de tratos ou empurrar a comida mais vezes pode fazer a diferença no movimento das vacas e nas visitas ao robô. Isso na verdade é importante para qualquer sistema de fluxo.

Dr. DeVries apresentou dados de um levantamento de 33 fazendas com ordenhas robô no Meio-Oeste dos EUA (todas com fluxo livre) que observou uma diferença de 4,9 kg de leite por vaca/dia a mais para fazendas que utilizavam um robô para empurrar comida, comparado às fazendas que empurravam manualmente.

Outro ponto levantado pelos autores da revisão é a inclusão ou não de minerais e vitaminas no concentrado oferecido na ordenha. Normalmente, esses componentes são considerados de baixa aceitabilidade pelas vacas, então são oferecidos na PMR. No entanto, à medida que a produção de leite aumenta e a oferta de concentrado na ordenha também aumenta, a quantidade de minerais que a vaca consumirá na PMR pode ser limitada, porque o aumento do consumo é impulsionado principalmente por um aumento na ingestão de concentrado e não de PMR.

Conclusão

A oportunidade de oferecer quantidades personalizadas de concentrado para cada vaca e a utilização do alimento como atrativo para ordenha são desafios novos no trabalho dos nutricionistas. Até o momento, todos os dados de pesquisa que podem nos orientar na tomada de decisões foram gerados na Europa e América do Norte, onde a maioria dos sistemas é de fluxo livre.

No Brasil, a quase totalidade dos robôs já comercializados são para sistema de fluxo guiado. Nossa realidade de ingredientes, mão de obra e tecnologia também é um pouco diferente. Por isso, gostaria de aproveitar este artigo para iniciar uma discussão entre os nutricionistas e produtores de leite que já estão trabalhando com ordenhas robotizadas sobre as principais dúvidas e problemas relacionados à nutrição desses rebanhos.

Usem os comentários para compartilharem suas experiências e desafios. Em 2020, vamos inaugurar na Universidade Federal de Lavras nosso novo centro de pesquisa para produção de leite que contará com uma ordenha robô. Essa discussão deve nos ajudar a direcionar os experimentos que serão realizados em nosso centro de pesquisa e o tipo de informação que precisa ser gerada para promover avanços nesses sistemas de produção.

Referências bibliográficas

Bach, A. e Cabrera, V. 2017. Robotic milking: Feeding strategies and economic returns. Journal of Dairy Science, v. 100, p. 7720-7728.

DeVries, T. 2018. Nutritional Management for robotic milking systems. V Simpósio Internacional em Formulação de Dietas para Gado de Leite – Formuleite. Goiânia, GO.

MARINA A. CAMARGO DANÉS

Professora do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras. Engenheira Agrônoma e mestre pela ESALQ/USP. PhD em Dairy Science pela Universidade de Wisconsin-Madison, WI, EUA. www.marinadanes.com

ANA CAROLINA OLIVEIRA RIBEIRO

20

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALEXANDRE TANIA

SANTA MARIA - RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 19/03/2021

Bom dia Prof Marina. A universidade já conta com o novo centro e com ordenha robótica? Tem mais artigos já publicados?
Muito obrigado
ALEXANDRE TANIA

SANTA MARIA - RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 19/03/2021

Favor se resposta vier por email.

Meu e-mail alexandre.farias@alisul.com.br
ALEXANDRE GALLUCCI TOLOI

BAURU - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 20/08/2019

Sistema de ordenha volutario é recente no Brasil o 1o sistema esta operando desde outubro 2012 em Castro, porem nos ultimos 5 anos que se desenvolveu mais, o desafio de ajuste da dieta ocorre em todos os modelos de produção, livre ou guiado, cada um com sua caracteristica, o que tem que tem que se levar em conta, e tem grande influencia é a disponibilidade de volumoso, a qualidade desse volumoso e a amplitude que se tera dentro do lote, pois dependendo dessa amplitude de produção você terá um desafio maior ainda no sistema que escolher.
Sistemas com fluxo guiado lhe permite controlar mais a rotina do animal, dependendo menos de mão de obra e ajustar melhor essa amplitude de produção, que na maioria dos projetos se inicia operando dessa forma.
Ja temos no Brasil fazendas com alta produção e grande eficiencia no sistema, porem se faz necessario um alinhamento de conhecimento do nutricionista com o sistema operacional do equipamento, facilitando assim a analise dos resultados da formulação e plano alimentar que foi traçado para melhor eficienica na sua fazenda..
GUSTAVO MARQUES NASCIMENTO

LAVRAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/08/2019

Bom dia Marina sou produtor e também sou de Lavras, primeiramente parabéns pelo artigo, isso cai do céu para mim, que tenho muitas dúvidas quanto a ordenha robotizada, possuo um Compost Barn para 110 animais, e cada vez mas penso em usar a tecnologia, seria possível encontrar você na UFLA? Você conhece alguma empresa de confiança para implementação desta tecnologia?
BRUNO VICENTINI

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 13/08/2019

Tenho pesquisado sobre o assunto! Dê uma olhada nestes dois links:

https://www.delaval.com/pt-br/our-solutions/milking/automatic-milking/

https://www.lely.com/br/
MARINA A. CAMARGO DANÉS

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 20/08/2019

Gustavo, obrigada por seu comentário.
Como o Bruno já te respondeu, essas são as duas empresas com mais experiência nas ordenhas robotizadas. Acho muito válido você visitar fazendas que já estejam usando a tecnologia para entender bem quais são as mudanças de manejo necessárias. Pode me procurar na ufla sim, me mande um email que podemos marcar (marina.danes@ufla.br). Ainda não tenho experiência nenhuma, a nossa ordenha robô entrará em funcionamento no ano que vem. Estamos estudando o assunto e conversando com quem já conhece.
Um abraço,
Marina
ALEXANDRE GALLUCCI TOLOI

BAURU - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 20/08/2019

Gustavo favor me passar seu celular para fazer contato.
VITOR MULLER

EM 12/06/2023

Olá Gustavo
Sou Vitor Distribuidor da Lely
Teremos prazer em tirar suas duvidas
048 9 99298373
A disposição
LELY AMÉRICA LATINA

CARAMBEÍ - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 13/08/2019

Parabéns pelo artigo e iniciativa Marina!
Me chamo Valquiria, sou Médica Veterinária e hoje trabalho como consultora de manejo em fazendas robotizadas pela Lely, no Brasil e em alguns países da America Latina. Trabalho na área a 1 ano e meio e já pude observar alguns pontos/oportunidades de melhoria no manejo alimentar e também na nutrição das fazendas robotizadas, usando como referência esses trabalhos que você mencionou, além de outros, e também experiências positivas em fazendas ao redor do mundo. Temos um grande desafio, já que a tecnologia é relativamente nova no Brasil, tanto produtores, nutricionistas, empresas responsáveis pela formulação dos concentrados utilizados no robô e é claro as empresas que oferecem a tecnologia precisam estar em constante contato. Essa troca de conhecimento e experiências é muito válida. Estou a disposição para auxiliar nas discussões!
MARINA A. CAMARGO DANÉS

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 20/08/2019

Oi Valquíria! Obrigada pela mensagem.
As ordenhas da Lely são principalmente de fluxo livre certo? Como tem sido o concentrado que os produtores utilizam no robô (quantidades, uso de flavorizantes, apresentação física)? O concentrado é realmente usado como atrativo para visitas ao robô? Qual o tamanho da necessidade de tocar as vacas para a ordenha no sistema livre?
Obrigada por se dispor a conversar mais sobre o tema.
Abraço,
Marina
EM RESPOSTA A MARINA A. CAMARGO DANÉS
LELY AMÉRICA LATINA

CARAMBEÍ - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/08/2019

Oi Marina!
Sim nos temos apenas sistemas com fluxo livre no Brasil. Com relação ao concentrado, o que preconizamos em relação as suas características físicas é que possua uma maior dureza e também maior tamanho, para evitar produção de particulas finas que podem prejudicar o sistema, a atração e consumo pelas vacas. Quanto ao uso de flavorizantes, algumas empresas adicionam sim, porém o que tenho observado é que o que realmente determina o interesse das vacas pelo concentrado é o déficit energético de buscamos promover na dieta da pista (Partial Mixed Ration) então vejo fazendas sem o uso de flavorizantes que possuem desempenho de visitas excelentes por conta de uma PMR bem balanceada. Sua pergunta em relação ao concentrado pode ser respondida de varias formas, ele por si só não atrai as vacas, principalmente no nosso caso do fluxo livre, precisamos realmente trabalhar com essa PMR reduzindo e disponibilidade de energia na dieta da pista para que ela busque esse concentrado. Já tivemos fazendas que por decisão ou tentativa do nutricionista tentaram fornecer uma pequena quantidade de concentrado no robô sem alterar a quantidade de energia na pista, porém não obtiveram sucesso. Então é o conjunto das duas ações (qualidade do concentrado + PMR bem formulada, misturada, com tamanho de particula adequados). Sobre a quantidade fornecida, procuramos trabalhar com volumes de 1,5 a 8kgs vaca/dia, essa é nossa recomendação inicial e básica para todas as fazendas, levamos então em consideração o DEL, e produção diaria para fazer a distribuição dessas quantidades. Se formos olhar as fazendas hoje algumas utilizam quantidades maiores por escolha do produtor, ou também por conta da baixa qualidade das forragens onde o concentrado no robô acaba sendo utilizado para complementar não só a energia, mas também a proteína (o que não é o ideal). Por fim sobre o trabalho de se buscar vacas atrasadas, é uma tarefa de rotina de todas as fazendas, geralmente pela manhã e ao final do dia. Se tudo estiver OK (DEL bom, PMR balanceada, tempo livre adequado) não esperamos ter mais 5% de vacas atrasadas por robô em cada vez. E basicamente esses 5% são compostos por vacas de baixa produção, DEL alto, ou vacas com algum problema de saúde.

Abraço!
Valquiria
EM RESPOSTA A LELY AMÉRICA LATINA
ALEXANDRE TANIA

SANTA MARIA - RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 19/03/2021

Bom dia Valquíria. Como posso lhe contatar. Me chamo Alexandre Farias e trabalho aqui no Rio Grande do Sul como Gerente Técnico de uma fábrica de ração; 54 996032917 meu contato. Grande abraço
EM RESPOSTA A ALEXANDRE TANIA
CRISTIANA BARUEL TERRA

LAJEADO - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/04/2021

Oi Alexandre, tudo bem? A Valquíria não está mais na empresa. Podes entrar em contato comigo, estou à disposição.
Sou veterinária, nutricionista e Consultora de Manejo de Fazendas Lely no RS (fms@milkparts.com.br). Abraços. ;)
ALEX MOREIRA

NOVA INDEPENDÊNCIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/08/2019

Parabéns pelo artigo!!! Marina vocês conhecem experiências de ordenha robotizada, em regime de pastejo, no Brasil?

sds
MARINA A. CAMARGO DANÉS

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 13/08/2019

Oi Alex, muito obrigada!
Não tenho nenhuma experiência, a ordenha robotizada é uma novidade para mim também. Vamos aprender juntos. Até onde eu sei não tem nenhum robô instalado em sistemas de pastejo no Brasil. Penso que em pastejo o desafio maior seja na movimentação das vacas para visitar o robô, os piquetes tem que ser desenhados especificamente para essa função. Já na parte de nutrição, alimentar o concentrado na ordenha já é prática comum em sistemas de pastejo. Por um lado o robô permite personalizar o concentrado, mas por outro limita a quantidade ofertada.
Um abraço,
Marina
ALEXANDRE GALLUCCI TOLOI

BAURU - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 20/08/2019

Alex, em sistema de pastejo ainda no Brasil não temos em operação, mas ate o inicio de 2020 teremos 2 sistemas em operação - CCGL - RS e Embrapa - S Carlos - SP
MARCOS HENRIQUE

IBICARÉ - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/08/2019

Sou produtor e trabalhamos com uma ordenha robotizada em sistema de fluxo livre! Amanhã fará um ano de startup e conseguimos uma frequência próxima a 3 ordenhas dia, média de 38 kg sem o uso de bst e com um concentrado comercial no robô e uma dieta feita na propriedade na pista, mas todos os dias é um novo desafio!
Parabéns pela reportagem, é a primeira que eu vejo com a realidade que estamos enfrentando!
MARINA A. CAMARGO DANÉS

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 13/08/2019

Muito legal Marcos! Aonde vocês estão localizados? Qual o consumo médio de concentrado por ordenha e por dia aí na propriedade? Compartilhe um pouco da sua experiência. Quais os principais gargalos? O que precisamos aprender?
Abraço,
Marina
LUCIANO COSTA E SILVA

SÃO GOTARDO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/08/2019

Bom Dia.
excelente o texto, pela primeira vez palavras ditas com propriedade de quem pesquisou a origem e a realidade do sistema aqui no Brasil.
Gostaríamos de colaborar com as pesquisas.
obrigado.
Luciano
Grupo Terra do Leite
São Gotardo-MG
MARINA A. CAMARGO DANÉS

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 13/08/2019

Muito obrigada Luciano!
Porque não comenta aqui um pouco da experiência de vocês aí na TDL. Qual o sistema, quais foram as principais mudanças no manejo alimentar, quais as maiores dificuldades?
Abraço,
Marina

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures