ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Animais a pasto: suplementação protéica ou energética?

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/02/2001

2 MIN DE LEITURA

0
0

Marco Antônio Alvares Balsalobre e Patrícia Menezes Santos

O fornecimento de concentrados energéticos para animais sob pastejo, provoca os efeitos de substituição de forragem e o de adição em relação ao consumo total da dieta. Esses dois efeitos interagem em um meio termo, onde o concentrado causa redução no consumo de forragem, mas aumento no consumo total de MS.

A figura 1 apresenta a tendência de vários trabalhos de suplementação com fontes energéticas. Nota-se que, em forragens de melhor qualidade, representadas pelo maior teor de proteína, a redução no consumo de forragem em função da suplementação é maior, comparada à situação na qual a forragem tem menos proteína.

Figura 1- Influência do nível de proteína na forragem e consumo de matéria seca em sistemas de pastejo com e sem suplementação energética

 

Figura 1



Adaptado de Paterson et al. (1994)

Poppi e McLennan (1995), comentam que na ausência de substituição, quando 1,2 kg de grão é fornecido, poderá promover aumento de 150 g de proteína microbiana. Porém, o consumo de energia adicional seria suficiente para aumentar o ganho de peso em 250 g/dia. Dessa forma, fica difícil prever se o aumento de desempenho, quando ocorre, é devido ao fornecimento de energia ou ao aumento de produção da proteína microbiana.

Devido à essa taxa de substituição, a suplementação energética pode ser menos vantajosa que a protéica, uma vez que essa última provoca aumento de consumo de MS (Figura 2). Paterson et al. (1994), cita que a suplementação com farelo de algodão provocou aumento de ganho de peso de 15% para novilhos em pastagens de trigo, enquanto que a suplementação energética, de apenas 4%. Peruchena (1999), cita que em seu trabalho (Peruchena, 1998), novilhos em pastagens de braquiarão (Brachiaria brizantha) foram suplementados com farelo de algodão (0,6% do peso) e com concentrado energético/protéico (1% do peso). O ganho de peso foi maior e a conversão alimentar melhor para o tratamento apenas com farelo de algodão (Tabela 1).

Tabela 1- Desempenho e conversão alimentar de novilhos durante o período de outono, suplementados com alimento protéico, energético/protéico e sem suplementação em pastagens de braquiarão (Brachiaria brizantha)

 

Tabela 1



Figura 2- Influência do nível de proteína na forragem e consumo de matéria seca em sistemas de pastejo com e sem suplementação protéica

 

Figura 2



Adaptado de Paterson et al. (1994).

Desse modo, parece haver uma consistência nas respostas com suplementações protéicas, que tendem a ser melhores que com alimentos energéticos, principalmente em se tratando de pastagens de reduzido valor, como as forragens tropicais nos períodos de outono e inverno.

Referências bibliográficas

PATERSON, J. A.; BELYEA, R. L.; BOWMAN, J. P.; KERLEY, M. S.; WILLIAMS, J. E.. In: Fahey, G. C. Jr.; Collins, M. Mertens, D. R.; Moser, L. E. ed. Forage Quality, Evaluation and Utilization, Madison,. Cap. 2, p.59-113, 1994.

PERUCHENA, C. O. Suplementación de bovinos para carne sobre pasturas tropicales, aspectos nutricionales, productivos y economicos. In: Penz, A. M. Jr.; Afonso, L. O. B.; Wassermann, G.J. Ed. XXXVI Reunião Anual Sociedade Brasileira de Zootecnia, Porto Alegre, R. S., 1999.

POPPI, D. P.; McLENNAN, S. R. Protein and energy utilization by ruminants at pasture. Journal Animal Science. 73:278-290, 1995.

 

********

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures