ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ricota e seus benefícios para a saúde humana

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 17/09/2020

3 MIN DE LEITURA

0
10

Atualizado em 23/12/2020

Autores:

Antonio Carlos Sancanari Júnior, Fisioterapeuta1Lilian Gomes Rossi Sancanari, Enfermeira1, Geovana Rocha Placido2Marco Antônio Pereira da Silva3

1Alunos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

2Engenheira de Alimentos, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde

3Zootecnista, Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde.

De origem italiana, a ricota é um queijo fresco bastante produzido no Brasil e apresenta grande aceitação pelos consumidores por possuir baixo teor de gordura e sal. É obtida por meio da coagulação ácida das proteínas do soro e sua fabricação é uma das mais simples e econômicas a partir do aproveitamento do soro que provem dos queijos comuns. Conforme o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RISPOA), “Ricota fresca é o produto obtido da albumina do soro de queijos, adicionado de leite até 20% do seu volume, tratado convenientemente e tendo o máximo de três dias de fabricação”. Suas características básicas devem apresentar forma cilíndrica, peso entre 300 g a 1 kg, de consistência mole, não pastosa, crosta rugosa, de textura fechada ou com algumas olhaduras mecânicas, de cor branca com sabor e odor típicos, suave, levemente ácido e adocicado.

A comercialização desse tipo de queijo pode ser tanto fresca, condimentada ou defumada. Vale lembrar que, por ser um queijo de alta umidade, sua vida de prateleira é reduzida.

Devido seu baixo valor calórico e alto valor proteico, a ricota é considerada um alimento leve. Atualmente é consumida em todas as partes do mundo e principalmente por pessoas que apresentam restrição alimentar, além de também ser utilizada como ingrediente em variados pratos.

Vista como uma alternativa satisfatória para o reaproveitamento de soros dos variados tipos de queijo, apresenta vantagens econômicas devido à redução de gastos com o tratamento de resíduos e melhor utilização da matéria prima.

A ricota é conhecida no Brasil como queijo albumina devido a predominância das proteínas do soro: a alfa-lactoalbumina e a beta-lactoglobulina. Ambas são muito eficazes para o sistema imunológico dos seres humanos. A albumina sérica bovina, lactoferrina, lactoperoxidase e a glicomacropeptídeo (liberada no soro do leite no decorrer da produção de queijos) também estão presentes.

Os soros do leite contem fatores tróficos não essenciais que promovem melhorias na saúde e prevenção de doenças. Suas proteínas apresentam bioatividades benéficas, sendo elas atividade antimicrobiana e antiviral, atividade imunológica, anticancerígena, melhora na saúde cardiovascular e na performance física, promovendo aumento de energia durante a realização de exercícios físicos. Alguns estudos relataram também um aumento na densidade mineral dos ossos e redução de quebra óssea.

A ricota apresenta-se como um alimento de alto interesse para integrar as variadas dietas, principalmente para aqueles que buscam saudabilidade, devido a baixa quantidade de sódio e abundância em cálcio, que auxilia no fortalecimento dos dentes e ossos prevenindo osteoporose.

 

Referencias

ALBUQUERQUE, L. C. Os queijos no mundo/ Vol. I pag.107 - Juiz de Fora. Editora Arte-final. 2002.

ALBUQUERQUE, L. C. Os queijos no mundo/ Vol. III pag.98 a 102 - Juiz de Fora. Editora Arte-final. 2003.

BRASIL, Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal. Artigo n° 610. Brasília, 1952.

MAIA, S. R.; FERREIRA, A. C.; ABREU, L. R. Uso do açafrão (Curcuma longa L.) na

redução da Escherichia coli (ATCC 25922) e Enterobacter aerogenes (ATCC 13048) em ricota. Ciência Agrotécnica, Lavras, v. 28, n. 2, p. 358-365, 2004.

 

MANCUSO, I.; CARDAMONE, C.; FIORENZA, G.; MACALUSO, G.; ARCURI, L.; MIRAGLIA, V.; SCATASSA, M.L. Sensory and microbiological evaluation of traditional ovine ricotta cheese in modified atmosphere packaging. Italian Journal of Food Safety, v.3, n.1725, 122-124, 2014.

MORAIS, M. V. T. M.; ABREU, P. R.; GUEDES NETO, L. G..; PENNA, C. F. A. M.;

CERQUEIRA, M. M. O. P.; OLIVEIRA, A. L. Produção industrial de ricota. Leite &

Derivados, São Paulo, v. 12, n. 72, p. 27-37, 2003.

PICCOLI, R. H. et al. Staphylococcus coagulase positiva em ricota: redução da contaminação pela utilização de luvas e máscaras. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Juiz de Fora, v. 60, nº 342, p. 25-8, 2005.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures