ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leite de diferentes espécies e produtos derivados

VÁRIOS AUTORES

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 22/04/2021

5 MIN DE LEITURA

2
29

O leite é o líquido extraído das glândulas mamárias dos mamíferos, com aspecto branco opaco a levemente amarelado, de odor suave e gosto adocicado, bastante nutritivo com elevado valor biológico, tendo como principal função alimentar os filhotes.

Por ser um alimento completo é recomendado para complementação da dieta de crianças, adultos e idosos. O leite materno supre todas as exigências nutricionais do recém-nascido, podendo ser exclusivo o aleitamento até os seis primeiros meses de vida.

O leite mais consumido é o leite de vaca, mas atualmente com a restrição alimentar de muitas pessoas quanto a alergia à proteína, entre outros problemas gastrointestinais, principalmente em idosos, vem sendo disseminado o uso do leite de outras espécies, como, búfala, cabra, ovelha, camela e égua. Desse modo, em virtude do aumento do consumo de leite e derivados de diferentes espécies, os produtores de leite têm investido cada vez mais na atividade.

Segundo Borges et al. (1989), os valores nutricionais do leite variam conforme a espécie, raça, idade, estágio da lactação e características individuais dos animais que o produzem, podendo também sofrer influências climáticas.

 

Leite de vaca

A vaca produz a proteína β-caseína A1 e a β-caseína A2, em comparação com as búfalas, que só produzem a β-caseína A2, tornando o leite mais digerível e nutritivo, porém, o teor de gordura do leite de búfalas é maior em comparação ao leite bovino.

Os derivados produzidos a partir do leite bovino são inúmeros, desde queijos frescos e maturados, a requeijão, creme, manteiga, ricota, iogurte, sorvete, doce de leite, entre outros. As indústrias de laticínios utilizam todos os componentes presentes no leite, para a produção dos derivados, sendo que os produtos elaborados a partir do leite de vaca são conhecidos e consumidos em todo o mundo, pois seu custo é mais acessível.

 

Leite de cabra

O leite de cabra também apresenta a β-caseína A1 e a β-caseína A2, possuindo cerca de 7 gramas por litro de β-caseína A1, sendo que o teor desta proteína no leite de vaca varia entre 12 a 15 g por litro. Já os glóbulos de gordura são menores se comparado com o leite bovino e o bubalino, com isso a digestibilidade do leite caprino é melhor, especialmente em pessoas com problemas digestivos.

Os derivados do leite caprino são menos gordurosos e atendem o consumidor com dieta restrita ao consumo de gordura, os produtos de destaque são os queijos frescos e maturados, iogurtes e até sorvetes, de sabor bem pronunciado e alto valor de mercado.

 

Leite de ovelha

O leite de ovelha possui até três vezes mais proteínas do soro, quando comparado ao leite de outras espécies, quanto à composição da proteína β-caseína A1 é semelhante ao leite de cabra, porém, é um leite com alto teor de caseína e gordura.  

O leite ovino tem maior rendimento industrial, devido ao elevado valor proteico, na fabricação de queijos podemos citar o Roquefort, Pecorino Romano, Pecorino Toscano, Feta e a não menos conhecida Ricota (originalmente elaborada com leite de ovelha), a qual apresenta sabor suave e ligeiramente adocicado e com cremosidade diferenciada.

 

Leite de égua

O leite de égua tem baixo teor proteico, predomina a proteína albumina, muito semelhante ao leite humano, que é composto por sua maioria de proteínas do soro. 

O principal derivado produzido a partir do leite de égua é o leite fermentado Koumiss que é uma bebida láctea alcoólica. Além disso, em algumas partes do mundo o leite equino é utilizado para alimentar crianças na fase de aleitamento.

 

 

Leite de búfala

Em relação ao leite de búfala destaca-se a mozzarella, ricota, queijo Marajó e manteiga, são produtos com sabor levemente adocicado e por ter um alto teor de gordura, o rendimento dos derivados é maior e são produtos muito utilizados por pessoas com alergia ao leite bovino.

 

Leite de camela

O leite de camela só contém a β-caseína A2 e tem baixo teor de gordura, estudos mostram que o leite de camela tem quantidades de vitaminas C e Ferro mais elevados do que as outras espécies.

Ele tem sabor levemente salgado, rende pouca matéria-prima para a fabricação de queijos, a cada 100 gramas de queijo tem se 10 gramas de gordura, tornando-se um produto caro, contudo, são fabricados leite saborizado, chocolates gourmet e sorvetes.

 

Considerações finais

A cada dia os consumidores estão em busca de produtos que visam o bem-estar animal. Este manejo aumenta produtividade dos animais, por isso muitos produtores estão investindo em tecnologias para agregar valor aos seus produtos.

Com as particularidades e benefícios que cada espécie oferece, os derivados são únicos com  características diferentes. No entanto, não podemos dizer que uma espécie tem a melhor composição química que outras, cada uma possui uma finalidade e cabe ao consumidor fazer sua escolha.

 

Referências

ALMEIDA, C. C.; CONTE JÚNIOR, C. A.; SILVA, A. C. O.; ALVARES, T. S. Proteína do soro do leite: composição e suas propriedades funcionais. Enciclopédia Biosfera, v. 9, n. 16, p. 1840-1854, 2013.

BORGES, M. F.; BRANDÃO, S. C. C.; PINHEIRO, A. J. R. Efeito bactericida do peróxido de hidrogênio sobre Salmonella em leite destinado à fabricação de queijos.  Revista de Microbiologia, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 145-149, 1989.

CALIL, V. M. L. T.; FALCÃO, M. C. Composição do leite humano: o alimento ideal. Revista de Medicina, v. 82, n. 1-4, p. 1-10, 2003.

GUERRA, I. C.; OLIVEIRA, C. E. V.; MAIA, J. M.; QUEIROGA, R. C. R. E.; OLIVEIRA, M. E. G.; BARBOSA, J. G.; FERNANDES, M. F.; SOUZA, E. D.; PIMENTA FILHO, E. C.; NETO, S. G. Análise Comparativa da Composição Centesimal de Leite Bovino, Caprino e Ovino. X ENCONTRO DE INICAÇÃO A DOCENCIA/UFPB, 2007. Disponível em: <www.prac.ufpb.br/anais/IXEnex/iniciacao/documentos/anais/6.SAUDE/6CCSDNMT10.pdf.> Acesso em: 12/03/2021.

MORAIS, L. A. Qualidade do leite de éguas da raça quarto de milha. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) – Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde. Rio Verde, 59 p., 2017.

NESPOLO, C. R., & RISSO, P. H. 2015. Caseínas em leite de ovelha. Disponível em: <https://rephip.unr.edu.ar/xmlui/bitstream/handle/2133/11425/Nespolo%202015%20%281%29.pdf?sequence=3&isAllowed=y> Acesso em: 16/04/2021.

PRESTES, N. C.; LANGONI, H.; CORDEIRO, L. A. V. Estudo do leite de éguas sadias ou portadoras de mastite subclínica, pelo teste de whiteside, análise microbiológica e contagem de células somáticas. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, v. 36, n. 3, 1999.

RAMOS, G. L. P. A.; NASCIMENTO, J. S. 2019. Leite de cabra: aspectos funcionais e benefícios para a saúde. Disponível em: <https://www.milkpoint.com.br/artigos/industria-de-laticinios/leite-de-cabra-aspectos-funcionais-e-beneficios-para-a-saude-212327/> Acesso em: 08/03/2021.

RICCI, G. D.; DOMINGUES, P. F. O leite de búfala. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 10, n. 1, p. 14-19, 2012.

VALENTE, L. 2019. Qualidade do leite de búfala e benefícios à saúde. Disponível em: <https://pipoca.esalq.usp.br/sistemas/webdvcomun/arquivos/qualidade-do-leite-de-bufala-e-beneficios-a-saude.pdf> Acesso em: 08/03/2021.

*Fonte da foto do artigo: Freepik

MIRELLY BERNARDI

Universidade de Rio Verde - Rio Verde - GO

JORDANA DOS SANTOS ALVES

Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde - GO

BRUNA GOUVEIA GUIMARÃES

Médica veterinária pela Universidade de Rio Verde, Rio Verde - GO, Mestranda do Programa de Tecnologia de Alimentos do IF Goiano - Campus Rio Verde - GO

THAISA CAMPOS MARQUES

Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde - GO

MARCO ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA

Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás, Professor do IF Goiano - Campus Rio Verde, GO

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARICLER BERNARDI

RIO VERDE - GOIÁS

EM 22/04/2021

Parabéns ??????????
MARICLER BERNARDI

RIO VERDE - GOIÁS

EM 22/04/2021

Parabéns ????????

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures