ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Saiba como avaliar a qualidade da cama no compost barn

EDUCAPOINT

EM 21/03/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
A ocorrência de mastite no rebanho está muito relacionada com o ambiente no qual os animais são mantidos. Cada propriedade apresenta desafios inerentes ao seu sistema de produção, de forma que algumas práticas de manejo devem ser adotadas, visando minimizar os possíveis problemas.

No curso “Influência do ambiente na ocorrência de mastite”, Eduardo Pinheiro mostrará os principais gargalos de dois tipos de sistemas - semi-confinamento e compost barn -, e qual a sua relação com a incidência de mastite no rebanho.

Uma das práticas de maior impacto no sistema de compost barn é o manejo da cama. Para manter os animais limpos, sem sujeiras aderidas nos tetos e úbere, e também evitar a contaminação bacteriana, é fundamental garantir que o processo de compostagem esteja ocorrendo de forma eficiente, e que a cama esteja o mais seca possível. Isso é obtido, principalmente, através do processo de revirada da cama (no mínimo 2 vezes ao dia), do uso de ventiladores, e respeitando uma área mínima de cama de 10 m2 por animal, entre outros cuidados.

Uma estratégia para verificar se a cama está em condições adequadas é avaliar o seu teor de umidade, calculando de forma muito simples a matéria seca da cama com o uso de um forno de micro-ondas. O ideal é que o teor de umidade da cama não ultrapasse os 40%.

Como fazer:
Pese uma amostra homogênea do material de cama, e coloque em um recipiente adequado para uso em micro-ondas. Este material será aquecido em ciclos de 3 minutos cada, sendo que ao final de cada ciclo o material deve ser retirado do micro-ondas e pesado. Quando o peso se mantiver inalterado por 3 pesagens seguidas, significa que não há mais umidade para ser perdida.
Divida, então, o peso final encontrado, pelo peso inicial da amostra. O resultado desta conta é o teor de matéria seca da cama do compost barn.

Exemplo:
Peso inicial: 100g
Ciclo 1 (3 minutos no micro-ondas): peso final 90g
Ciclo 2 (3 minutos no micro-ondas): peso final 80g
Ciclo 3 (3 minutos no micro-ondas): peso final 70g
Ciclo 4 (3 minutos no micro-ondas): peso final 70g
Ciclo 5 (3 minutos no micro-ondas): peso final 70g

Teor de matéria seca = peso final da amostra / peso inicial da amostra
Teor de matéria seca = 70 / 100
Teor de matéria seca = 70%

Ou seja, ao longo do processo, a amostra perdeu 30% de umidade, mostrando que o teor de matéria seca da cama está em 70%.

Este procedimento pode ser feito facilmente na própria fazenda, e é uma ótima ferramenta para checar a qualidade da cama do compost barn.

Garanta o acesso a plataforma EducaPoint e assista a este curso completo e muitos outros!

Sobre o EducaPoint:

O EducaPoint é a maior plataforma de ensino online voltada ao agronegócio, oferece um amplo portfólio de cursos, ministrados por profissionais que fazem a diferença no campo. Os assinantes podem acessar TODAS as aulas de forma ilimitada, quantas vezes quiserem e de onde estiverem, pelo período em que a assinatura estiver vigente.

É uma ferramenta essencial para todos que buscam desenvolver novas habilidades técnicas e gerenciais. As informações e conhecimentos apresentados são de alto nível, e se aplicadas com sabedoria, podem levar os usuários a um novo patamar nos negócios.

Experimente gratuitamente, clicando aqui!


Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures