ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Escore de locomoção de bovinos é fácil de utilizar e reflete dieta e manejo empregados

POR RENATA DE OLIVEIRA SOUZA DIAS

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/08/2000

2 MIN DE LEITURA

1
1

Renata de Oliveira Souza Dias

Atualmente há uma tendência dos técnicos utilizarem escore para avaliar os índices de um rebanho. O escore é uma avaliação empírica, não apresenta custos, é rápido e pode ser aprendido com facilidade. Veterinários extensionistas dos USA e da Inglaterra utilizam o escore para avaliar vários aspectos do manejo, da saúde animal e da instalação. Dentre eles, pode-se destacar: escore para o conforto animal numa instalação; escore do estado das camas no "free stall"; escore para a qualidade do piso da instalação (corredores, ordenha); escore do aspecto das fezes, escore da condição corporal (o mais divulgado) e escore da locomoção dos animais.

O método de avaliação do escore de locomoção foi proposto por pesquisadores ingleses e vem sendo utilizado por técnicos e produtores em vários países. O escore da locomoção é uma ferramenta de manejo que auxilia o levantamento da prevalência de afecções de casco em um rebanho, bem como auxilia na interpretação da severidade e duração dos casos de claudicação. Pesquisadores do estado da Flórida -USA destacaram o escore de locomoção como uma técnica que torna mais eficiente a detecção de problemas de casco e, consequentemente, reduz as perdas na produção de leite.

A metodologia consiste em observar os animais em locomoção sobre um corredor de concreto, de preferência, após a saída da ordenha ou em um local onde os animais caminhem com tranqüilidade e por vontade própria. Os escores devem ser atribuídos segundo a tabela abaixo:

 

Tabela



Um importante trabalho científico que avaliou o efeito da relação concentrado / volumoso da dieta sobre a saúde do casco foi realizado na Inglaterra e representa um bom exemplo da utilidade do escore da locomoção. Neste estudo, pesquisadores ofereceram duas dietas a vacas leiteiras entre a 3( e 26( semanas da lactação. A dieta A apresentava uma relação concentrado / volumoso de 60:40 e a dieta B uma relação concentrado / volumoso de 40:60; metade das vacas suplementadas com a dieta A foram casqueadas antes do início do experimento e a outra metade não foi casqueada; o mesmo foi realizado com as vacas suplementadas com a dieta B.

Os animais suplementados com a dieta A sofreram um aumento do escore de locomoção, aumento do número de casos clínicos de lesões no casco, diminuição da resistência do casco e aumento da proteína do leite, já os animais previamente casqueados deste grupo apresentaram menor número de casos clínicos de lesões no casco e um maior crescimento do casco.

Em contrapartida, os animais suplementados com a dieta com menores níveis de concentrado (Dieta B) apresentaram cascos mais resistentes, uma menor prevalência de casos clínicos de lesões de casco e um escore de locomoção menor que o grupo que ingeriu a dieta A. Os animais que sofreram um casqueamento preventivo no início do experimento apresentaram uma redução no número de casos clínicos e também um maior crescimento do casco em relação aos animais que não foram previamente casqueados.

Os autores concluíram que a dieta A aumenta a prevalência de afecções podais e que este fato pode ser detectado com facilidade na observação do escore da locomoção.

 

********



fonte: Animal Production, v.49, p. 15, 1989.

RENATA DE OLIVEIRA SOUZA DIAS

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NEWTON JODAS GONÇALVES

TAPEJARA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/09/2008

Qual o valor energético de ambos os concentrados e qual os volumes de ingestão de materia seca nos lotes? O que representou o aumento do escore em relação a infecções podais?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures