ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como fazer da doma uma ferramenta útil na produção de leite

POR HAYLA FERNANDES

VACA FELIZ

EM 23/03/2022

4 MIN DE LEITURA

2
12

Atualizado em 18/03/2022

Já foi para o fosso? Já tomou coice? Já viu alguém com uma varinha tentando por a vaca num lugar e sofrendo porque ela não sai do lugar? Quero falar com você como a doma e o manejo racional são procedimentos que podem te ajudar e muito no dia a dia na fazenda.
 

O que é doma? 

Doma é o processo de condicionamento das vacas e novilhas à proximidade com o ser humano e ao manejo diário como ordenha, banho de resfriamento, revolvimento da cama e outros mais  periódicos como reprodutivo, vacinações, etc. Vacas precisam confiar em quem cuida delas e daí elas  farão o que quisermos. 

O que é Manejo Racional? 

O manejo racional é um conjunto de praticas que respeitam a natureza dos animais.
 

Realizar o manejo racional por meio da doma é fazer esse condicionamento respeitando a natureza dos animais e suas particularidades. Vacas são animais muito condicionáveis nas mínimas coisas, desde o horário da alimentação até as pessoas que estão no manejo diário. Elas estranham pessoas novas e muito. Portanto para começar a  domar as novilhas é preciso rotina! Não adianta treinar um dia em cada horário, um dia cada pessoa. 

 

Quais os sinais que minhas vacas estão com medo?

Primeiro é a proximidade que elas permitem de um ser humano. Se as pessoas não conseguem chegar poucos metros perto é sinal que elas veem alguma ameaça. Outro sinal é vacas estercando mais do que o normal. Vemos muito isso no fosso de ordenha quando tem alguém novo por ali.

Para fazer a doma é importante entender que a vaca antes da domesticação era um animal de rebanho por ser uma presa muito fácil. Pense, vacas são grandes, lentas, pesadas, não tem garras, tem no máximo um chifre. Portanto elas se sentem mais protegidas com outras vacas perto, por isso tudo que for fazer com elas de manejo prefira em grupo. Essa é uma das razões que o centro de manejo pode ajudar bastante (vamos tratar de centro de manejo num artigo em breve).

Outro ponto é que a visão da vaca não é de animal caçador e sim de presa, portanto seus olhos estão posicionados lateralmente a cabeça para vigiar o ambiente e não como do caçador que estão a frente para mirar e perseguir a caça. Interessante não? Portanto vacas tem dois pontos cegos: uma a sua frente e um na sua traseira, como mostra a figura a seguir: 

 

Preste bem atenção à figura e me diz se é possível uma vaca entender um tapa na traseira dela? Simplesmente essa vaca não está te vendo, muito menos entendendo o que você quer que ela faça. Se ela sair do lugar vai tentar sair para fugir, custe o que custar. Mão na frente da vaca também é péssimo, pois ela não enxerga entre os olhos e quando vê toma o maior susto. Por isso evite ficar nessas duas posições com as vacas. Para tocar uma vaca a frente se posicione sempre na lateral mais longe da cabeça e para ela voltar se posicione na lateral mais próxima a cabeça.

Entendendo isso eu tenho certeza que você vai tocar as vacas calmamente, porque assim elas entendem para onde devem ir. Se alguém bater numa vaca, sinto muito, ela só vai se assustar mais e confirmar que humanos são perigosos. Eu faria o mesmo!
 

Gritaria? Me perdoem, mas isso não e frescura! As vacas ficam no silencio, contemplando,  ruminando em paz na sua maravilhosa fazenda daí o artista vem com a maior pressa gritando pra elas se moverem. A vaca só entende o susto! E vai se mover, mas aleatoriamente porque ela tomou uma descarga de adrenalina, o que diga-se de passagem é péssimo para a ação da ocitocina. 

Ocitocina? Pois então, ocitocina é o hormônio da paz. Ele só é liberado em mamíferos em condições de tranquilidade, porque afinal que mãe que alimenta seus filhos correndo de uma ameaça? Jamais! As fêmeas alimentam seus filhotes quando tudo esta calmo.

Portanto domar os animais é condiciona-los que tudo esta bem, que ela esta segura e pode descer o leite sem medo. Se você faz ocitocina na sua fazenda, não adianta querer tirar sem antes domar especialmente as novilhas. 

E por que falei tantas vezes aqui sobre novilhas? Porque elas são as maiores vitimas do manejo  irracional. Elas são as que estão entrando em contato a primeira vez com a ordenha, banho, colegas  novas, vacas velhas, barracão e tudo mais. Pra elas tudo é absolutamente novo. E além de tudo elas são  adolescentes e prudência geralmente não é um atributo de adolescentes. Elas vão meter o pé no  ordenhador, elas vão enfiar a cabeça em lugares incríveis, elas vão ficar presas, e tudo isso na tentativa de fugir de qualquer tipo de ameaça. Por mais que saibamos que tudo isso não é uma ameaça, pra elas, é! 

Agora sobre a doma em si existem alguns passos a serem seguidos, como primeiro elas se  acostumarem com a presença humana, depois com a proximidade, depois com a rotina de ordenha. Vou  discorrer sobre isso na segunda parte desse artigo com o passo a passo que deve ser seguido. Tenho  certeza que vocês vão gostar! 

Não é mimimi, é pratica que vai ajudar a vida das vacas e de todos os trabalhadores da fazenda. 

Se você já fez a doma por favor, divida sua experiência nos comentários aqui embaixo, quero saber da sua experiencia e tenho certeza que vai agregar para todos. 

Forte abraço! 

HAYLA FERNANDES

Descrição: Médica veterinária pela UFG, mestre em sustentabilidade e pecuária e consultora técnica. Proprietária do perfil @vaca_feliz_oficial no Instagram. Contato: (62) 99949-5588.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DAVID MIRANDA DAS NEVES

UNIÃO - PIAUÍ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/03/2022

Hayla Fernandes, bom dia!
Gostei do artigo, é um tema interessante , principalmente para quem esta iniciando na pecuária.
Parabéns e sucesso!

David Miranda das Neves
THAIS CRISTINA FERREIRA BARBOSA

SÃO BRÁS DO SUAÇUÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/03/2022

Adorei o artigo! Eu sempre falo que vaca é igual gente...rsrs Cada uma com uma personalidade, cada uma com sua particularidade e mania. E por pensar assim, eu acho que todas merecem ser respeitadas em suas peculiaridades. Eu e meu esposo começamos a doma ainda quando bezerras, tratando todas com muito carinho para se acostumarem com a gente. Quando viram novilhas, a doma para a ordenha é feita com calma, diariamente e meses antes do parto.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures