ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como escolher o melhor material para a cama no sistema de Compost Barn?

EDUCAPOINT

EM 27/03/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0
Como escolher o melhor material para a cama no sistema de Compost Barn? O compost barn é um sistema de instalação que consiste em um grande espaço físico coberto para descanso das vacas, revestido com um material específico que, em contato com os dejetos dos animais, passam por um processo de compostagem. Desta forma, para que o processo de compostagem ocorra de forma adequada, é fundamental que seja feito o correto manejo da cama no sistema de Compost Barn.
 
A cama no sistema Compost Barn, é o local onde os animais caminham e se deitam, de forma que essa superfície precisa ser macia e seca. Porém, além disso, a cama no sistema de Compost Barn precisa ser entendida sob três perspectivas: microrganismos, que utilizarão a cama como fonte de alimento; vaca, que utilizará a cama para se deitar; produtor, que verá a cama como algo que gere algum lucro.
 
Como selecionar o melhor material para camas no Compost Barn?
 
O primeiro critério a ser utilizado é a região onde a propriedade está localizada. Por exemplo, regiões com alta produção de móveis têm facilidade de se encontrar serragem. O mesmo em regiões produtoras de arroz, que fornecem cascas de arroz com preço mais acessível.
 
Confira abaixo alguns exemplos de materiais utilizados para camas de Compost Barn:
 
 
Além da questão relacionada à facilidade de acesso ao material, que se encaixa no critério do produtor, já que a aquisição e manutenção do sistema precisa ser economicamente viável à propriedade, o material da cama precisa ter uma composição que possibilite o processo de compostagem por parte dos microrganismos, fornecendo os nutrientes a eles, bem como ser confortável para as vacas. 
 
Principais materiais utilizados no Brasil
 
Dentre os materiais mais utilizados para cama de Compost Barn no Brasil estão a serragem de eucalipto e a maravalha. Esses materiais apresentam grande eficiência no processo de compostagem devido à sua alta concentração de carbono e nitrogênio. Vale destacar que esses materiais precisam passar por um processo de secagem antes de serem utilizados. 

 
A casca de café seca também é um material bastante utilizado no Brasil, especialmente na região de Minas Gerais. Esse material possui um grau de eficiência desejável no processo de compostagem. No entanto, é necessário atentar-se ao fato de que esse material possui uma grande concentração de sacarose, o que pode levar à sua fermentação.

 
A casca de amendoim também tem sido bastante utilizada, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. No entanto, esse é um material com degradação acelerada, o que exige sua reposição constante. 

 
Na região Centro-Oeste do Brasil, principalmente na região de Goiás, vários produtores têm utilizado casca de arroz. Esse material, além de possuir uma superfície abrasiva, que pode irritar principalmente a região do úbere das vacas, possui uma grande concentração de sílica, dificultando sua degradação e o processo de compostagem. 

 
Para ajudar você a aprender como fazer o correto manejo da cama no sistema de Compost Barn, o EducaPoint acaba de lançar o curso Nesse curso, Manejo de cama em sistema de Compost Barn
 
Neste curso, o professor do Departamento de Engenharia, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Flávio Damasceno, fala sobre a importância de se fazer um manejo correto na cama em um sistema de Compost Barn para que o processo de compostagem ocorra de forma eficiente, abordando todas as questões pertinentes a esse tema.
 
Confira abaixo o convite feito pelo instrutor:



Se você já trabalha com o sistema Compost Barn ou pretende começar a trabalhar, aproveite e se inscreva agora mesmo! Não espere mais para aprender sobre um dos pontos mais fundamentais do sistema de Compost Barn, que é o manejo da cama.

Você pode adquirir o curso individualmente e obter acesso vitalício a ele. Você pode também optar por assinar a plataforma EducaPoint, que oferece uma série de cursos (mais de 170!), incluindo vários com o tema Compost Barn. Saiba como assinar.
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures