ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Canzis podem estressar vacas, limitar consumo e produção

POR MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/04/2000

6 MIN DE LEITURA

1
0

Marcelo Pereira de Carvalho

VANTAGENS E DESVANTAGENS:

A utilização de canzis para conter vacas em lactação apresenta vantagens consideravéis como instrumento de manejo ao possibilitar a contenção de grande número de animais de forma rápida e com pouco trabalho e agilizar a realização de tarefas como vacinações, inseminação, aplicação de BST, medicação, palpação, etc.

No entanto, além do custo envolvido na instalação dos mesmos, há quem argumente que o stress gerado pela manutenção dos animais presos reduz o consumo de matéria seca e, com isto, a produção. Pensando nisto, vários projetos estão sendo concebidos sem o uso de canzil. E como os animais são contidos ? Geralmente, em corredores de apartação na saída da ordenha, de forma também bastante eficiente. Uma vantagem adicional seria a não manipulação das vacas uma vez que estejam dentro do free stall, que deve ser encarado como um local de descanso, conforto e alimentação. Não é interessante associar ao free stall atividades que alterem a rotina dos animais e os estressem, como vacinações. Vacas são animais de hábitos definidos; quanto mais tranquilidade houver dentro do free stall (que é o local onde se definirá o consumo de matéria seca e a produção de leite em rebanhos com este sistema), melhor para o animal.

Que tudo isto faz sentido, não há dúvida. Mas será que os dados de pesquisa comprovam que o uso de canzil é prejudicial ?

Em trabalho recentemente realizado pelo Dr. Terry Batchelder (Cornell University), foi avaliado o consumo de matéria seca (MS) e o comportamento de vacas submetidas a canzis e vacas sem canzis. O experimento utilizou delineamento do tipo "switch back" e durou 3 semanas e meia, sendo as medições feitas nas 2 últimas semanas antes da troca dos tratamentos. As vacas eram observadas a cada 15 minutos durante 24 horas para anotação da % de vacas que em pé, ou comendo, ruminando, bebendo água e deitadas. Foram feitas 3 ordenhas: 9:00, 17:00 e 1:00. As vacas foram alimentadas 2 vezes ao dia (8:00 e 15:00), embora o alimento fosse empurrado em direção ao cocho 3 a 5 vezes entre cada ordenha.

A instalação utilizada foi um free stall de 4 fileiras de camas (2 de cada lado do corredor central), com cerca de 7,6 m2/vaca de área interna (incluindo corredores e camas) e 20 vacas em cada tratamento. Com canzis, o espaço de cocho por animal foi de 70 cm e sem canzis subiu para 73 cm.

EFEITOS NO CONSUMO DE MS

O consumo de matéria seca, monitorado diariamente para ambos os grupos, foi maior no lote sem canzil: 22,78 kg de MS x 24,04 kg de MS, para o lote com canzil e lote sem canzil, respectivamente, atingindo significância estatística (P < 0,05). Em função da curta duração do estudo e do tipo de delineamento adotado, não foi possível quantificar a produção de leite e a condição corporal, mas é de se supor que uma diferença desta magnitude no consumo de MS deva afetar estes parâmetros. Em média, assume-se que cada kg de MS adicional resulta em cerca de 2 kg de leite a mais por vaca/dia. Se esta resposta for consistente ao longo da lactação, espera-se um aumento de cerca de 750 kg/vaca sem o uso de canzil. Nada mal.

EFEITOS NO PADRÃO DE CONSUMO

Houve também diferença em relação ao comportamento do consumo para vacas com ou sem canzil. O tratamento de vacas sem a contenção teve maior % de vacas se alimentando em 2 dos 3 períodos de pico após as ordenhas diárias. Isto indicaria que, principalmente quando se usa canzil, é importante manter o alimento fresco e disponível no cocho ao longo do dia, pois nem todas as vacas se alimentam em períodos específicos do dia. Uma observação prática é que, quando a vaca entra em um canzil e não há alimento na frente deste canzil específico, ela pode encontrar dificuldade em buscar outro ponto de alimentação (demais canzis podem estar ocupados). Sem o canzil, o animal tem a opção de empurrar as outras vacas ou se locomover até o ponto mais próximo na frente do qual haja alimento. Talvez este fato seja parcialmente responsável pelo menor consumo de MS em vacas usando canzil.

Dados de campo têm confirmado estes resultados preliminares. O pesquisador cita um produtor local que decidiu remover os canzis em uma seção do free stall e obteve aumento imediato de 0,9 kg de MS no consumo e 0,9 kg de elevação na produção de leite, além de reportar melhor condição corporal (os 2 lotes estavam com a mesma produção inicial e dias em lactação médios).

Semelhantemente, os pesquisadores Jeff Rushen and Anne Marie de Pasaille da estação de pesquisa de Lennoxville, Quebec (Canadá) obtiveram consumo de MS 0,68 kg menor para vacas alimentadas em canzis versus vacas sem canzis.

Pesquisadores de Utah (EUA) avaliaram a concentração de cortisol no soro de vacas contidas por 4 horas diárias (7 às 11:00 ou 9 às 13:00 ) durante a primavera (12 ºC) e verão (21,4 ºC). A primeira informação interessante é o aumento da concentração de cortisol (um indicativo de animais stressados) da primavera para o verão: 9,4 ng/ml x 13,8 ng/ml, respectivamente. Para vacas contidas nos canzis, os valores subiram para 14,7 e 22,9 ng/ml, respectivamente, para a primavera e verão. A conclusão dos autores é que, além de estressar os animais, o efeito dos canzis é pior no verão (e note que a temperatura média citada não é das mais altas). Por fim, estas alterações na concentração de cortisol foram associadas a uma redução de 8,5% em produção de leite para vacas contidas por 4 horas durante o verão.

Contrariando estes dados, experimentos em Indiana (EUA) não obtiveram diferenças em produção de leite, gordura do leite, contagem de células somáticas e consumo de MS quando se prendeu as vacas por 4 horas. Porém, os atos de agressão nos períodos imediatamente após a abertura dos canzis foi maior do que para vacas livres.

Mas vários produtores e técnicos não abrem mão desta ferramenta de manejo. O produtor Todd Stroup, da Califórnia, ordenha 1900 vacas e sequer consideraria a remoção das contenções. A eficiência na inseminação, vacinação e no manejo das vacas superam em muito os aspectos negativos (que ele acha considera nulos, por sinal). Porém, ele sugere não prendê-las por mais do que 1 ou 2 horas diárias, no máximo 3 horas se for dia de palpação. Todd pondera que o prejuízo no consumo deve ocorrer caso os animais sejam contidos mais do que 4 horas diárias. Além disto, se considerarmos que a duração de cada refeição é de 20 a 30 minutos, a restrição de vacas por período de tempo maior do que este pode ser prejudicial.

Para quem já tem ou prefere o uso de canzis, uma dica: se animais de primeira cria nunca tiveram acesso a eles, pode ser traumático que tenham acesso pela primeira vez justamente após o parto. Restrições ao consumo de MS nesta fase são críticas. A sugestão que se faz é adaptá-las aos canzis com antecedência, no pré-parto (30 dias antes do parto) ou até mesmo antes disto.

Comentário MilkPoint: para projetos em construção, ainda mais em clima tropical, onde o stress naturalmente é maior, parece mais interessante adotar corredores de apartação na saída de ordenha para manejar os animais, não empregando canzis. Para quem já os tem, é precipitado recomendar a remoção, pois os dados são ainda escassos e é necessário conhecer as alternativas em cada fazenda para manejo dos animais. Porém, pelos dados acima, é válido estudar o assunto com cuidado, afinal parece haver tendência de aumento de stress, redução de consumo e, com isto, de produção de leite pelo uso dos canzis.

 

********



fonte: Vários

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP), Mestre em Ciência Animal (ESALQ/USP), MBA Executivo Internacional (FIA/USP), diretor executivo da AgriPoint e coordenador do MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JORGE DA SILVA

CAMPOS BORGES - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/12/2012

Eu não consigo acreditar, em dificuldades no uso dos canzis pois a medida em se usa a ração no coho pós ordenha sempre tem as vacas  que tem mais domínio no rebanho, aí as outras ingerem menas ração do que o necessário e isto pode e diminuí  a média do rebanho.


Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures