ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

6 melhorias no conforto que aumentam a produção de leite em free stall

EDUCAPOINT

EM 12/08/2019

4 MIN DE LEITURA

0
0
O conforto da vaca tem um impacto direto na saúde diária e na produção de leite. Uma das grandes vantagens do sistema de confinamento de vacas leiteiras do tipo free stall é oferecer aos animais condições de conforto que contribuem com seu bem-estar e, por consequência, refletem-se no seu desempenho na produção.

Rick Grant e outros cientistas do Miner Institute, em Nova York, estudaram a rotina diária de vacas leiteiras de alta produção alojadas em free stall. Combinando essas informações com o que sabemos sobre como melhorar o conforto delas, podemos gerenciar melhor nossos rebanhos para melhorar a lucratividade fornecendo melhorias.

Confira abaixo as rotinas observadas nas vacas de alta produção criadas em free stall:

Rotina Diária #1: Vacas de alta produção descansam 12 a 14 horas diariamente.

As vacas precisam de um local limpo e confortável para deitar e descansar. Assim, o free stall deve ter camas de tamanho adequado que permitam isso. Instalações desconfortáveis fazem com que as vacas passem muito tempo em pé e aumentem as chances de problemas no casco, que por sua vez levará à redução do seu consumo de alimento e consequentemente da produção de leite.

A pergunta que você precisa fazer a si mesmo é: meu free stall possui camas de tamanho suficiente e confortáveis? Se eu fosse uma vaca, gostaria de se deitar nas minhas instalações? Quando eu me ajoelho no free stall, a superfície é macia e confortável para os joelhos repousarem?

Rotina Diária #2: As vacas de alta produção gastam cerca de 6 horas comendo - geralmente em 9 a 14 refeições por dia.

As vacas leiteiras precisam ter alimentação na sua frente a todos momento além do tempo que estão esperando para serem ordenhadas - ou seja, em 20 a 22 horas diárias. Estimular as vacas a comer pode aumentar a produção de leite, especialmente nas que estão em início de lactação.

Estudos mostraram consistentemente que mais de 80% das vacas comem ração quando um novo lote de alimento é fornecido, mostrando assim a importância de ter espaço suficiente no cocho para os animais.

Rotina Diária #3: As vacas gastam apenas cerca de 20 minutos diários bebendo água.

Podem beber de 95 a 190 litros de água diariamente em um período de tempo muito curto, dependendo da sua produção e da temperatura ambiente. Vacas bebem a uma taxa de 4,5 litros por minuto. Sendo assim, tanto a reserva quanto a vazão são muito importantes.

O leite é 87% de água e além disso a ingestão impulsiona o consumo de ração e como consequencia a produção. Os bebedouros precisam estar localizados perto do cocho e devem ser limpos semanalmente.

Rotina Diária #4: As vacas gastam cerca de 8 horas por dia ruminando, dos quais dois terços desse tempo é enquanto eles estão descansando.

As vacas precisam de um ambiente confortável para se deitarem e ruminarem seus alimentos, pois esperamos ver 60 a 70% delas ruminar enquanto descansam.

A saliva é secretada durante a ruminação. Ela contém um antiácido natural que ajuda a proteger o conteúdo do rúmen. Quando as vacas são alimentadas com quantidades adequadas de fibras eficazes para estimular a mastigação, o grande volume de saliva produzida ajuda a tamponar o conteúdo ruminal. O tamponamento adequado permite que a digestão das forrageiras seja melhor, que consumam mais ração, mantenham testes normais de gordura do leite e evitem problemas de saúde como problemas de casco, deslocamento do abomaso ou torção gástrica.

Rotina Diária #5: Depois de levar em conta o tempo gasto descansando, comendo e bebendo água, cerca de 2 a 3 horas são deixadas no dia para outras atividades como ficar de pé esperando para ser ordenhada.

Para maximizar a quantidade de tempo que as vacas gastam em atividades produtivas, como descanso e alimentação, é importante minimizar o tempo que passam esperando para serem ordenhadas. Assim, a recomendação é que sejam colocadas em grupos de ordenha de 1 em 1 hora e meia por ordenha.

Rotina Diária #6: As vacas precisam de conforto térmico para produzir mais leite

O estresse calórico é um dos grandes problemas que geram um grande desconforto as vacas criadas em regiões onde o verão é muito quente. Uma das grandes vantagens do sistema free stall é possibilitar um ambiente mais confortável em termos de temperatura, afim de minimizar ao máximo os efeitos do estresse calórico. Isso pode ser feito através da colocação de ventiladores e aspersores nos galpões, por exemplo.

Todos os aspectos de um free stall podem ser pensados de forma a aumentar significativamente o conforto das vacas leiteiras, incluindo o tipo de piso,  de cocho, de bebedouro, tamanho das camas, sistemas de ventilação, rotina de limpeza,manejo diário, trato que recebem das pessoas que lidam com elas, rotina de ordenha e outras coisas.

Por isso, convido você a conhecer a Agrindus, uma fazenda com uma rotina excelente de criação de vacas leiteiras no sistema free stall e com altos índices de produção: Fazenda Agrindus: foco estratégico na verticalização e intensificação da produção por hectare.
 
Você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou pode escolher a assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma, que hoje já conta com mais de 155 cursos! Clique aqui para saber informações sobre os planos de assinatura!
 
Mais informações:
 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Fonte consultada:

Comfortable Content Cows Give More Milk (https://afs.ca.uky.edu/content/comfortable-content-cows-give-more-milk)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures