ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Utilização do soro de queijo na elaboração de manteiga

VÁRIOS AUTORES

CLAUCIA FERNANDA VOLKEN DE SOUZA

EM 17/07/2020

2 MIN DE LEITURA

11
13

Atualizado em 23/12/2020

O soro de queijo é o principal subproduto das indústrias de laticínios, correspondendo a cerca de 90% do volume do leite utilizado para a produção de queijos (TEIXEIRA; FONSECA, 2008). Como a indústria queijeira amplia sua produção a cada ano, o volume de soro de queijo gerado também vem aumentando, o que pode resultar em problemas ambientais e econômicos caso não seja adequadamente tratado ou aproveitado.

Em 1974, a produção anual de soro de queijo foi estimada em 74 milhões de toneladas, enquanto em 2017 esse valor aumentou para 180-190 milhões de toneladas/ano (MIZUBUTI, 1994; VAN DENDER et al., 2017).

Cerca de metade do volume gerado desse subproduto lácteo é descartado na estação de tratamento de efluentes, enquanto o restante é utilizado na alimentação animal ou processado para consumo humano. Neste contexto, o uso do soro de queijo é de interesse industrial devido à expressiva quantidade produzida diariamente pelos laticínios, e, embora o soro seja um potencial poluente ambiental, apresenta relevante qualidade nutricional, podendo ser empregado na produção de diferentes alimentos (MARWAHA; KENNEDY, 1988; TRINDADE et al., 2019). 

Uma opção econômica para as indústrias de laticínios é a produção de manteiga utilizando o soro de queijo. Conforme Jinjarak et al. (2006), nesse processo o soro passa pelo separador de creme, o qual é utilizado no processo de fabricação da manteiga. O valor nutricional do creme de soro de queijo é superior ao creme de leite devido a sua elevada concentração de ácidos graxos insaturados, que caracteriza a manteiga de soro.

Além disso, esse produto também possui compostos bioativos como a esfingomielina, que apresenta propriedades anticancerígenas. De acordo com Nadeem et al. (2014), a composição centesimal da manteiga de soro é semelhante a da manteiga de leite. Além disso, a manteiga obtida a partir do soro de queijo possui uma textura mais macia do que as demais (JINJARAK et al., 2006).

Sendo assim, desenvolver aplicações para o soro de queijo, tais como a manteiga de soro, é uma alternativa promissora para as indústrias de laticínios. Isso pode ser benéfico aos consumidores devido à incorporação de compostos de valor nutricional, além de ser econômico para as indústrias.

Quer ficar por dentro do mundo lácteo por meio de um formato diferente? Siga o nosso canal no YouTube e acompanhe as nossas publicações! Vamos amar ver você por lá heart

Referências bibliográficas

JINJARAK, S.; OLABI, A.; JIMÉNEZ, R.; WALKER, J. H.; Sensory, functional and analytical comparisons of whey butter with other butters. Journal of Dairy Science. v. 89, p. 2428-2440, 2006.

MARWAHA, S. S.; KENNEDY, J. F.; Whey-pollution problem and potencial utilization. International Journal of Food Science and Technology. v. 23, p. 323-336, 1988.

MIZUBUTI, I. Y.; Soro de leite: composição, processamento e utilização na alimentação. Semina: Ciências Agrárias. v. 15, p. 80-94, 1994.

NADEEM, M.; MAHUD, A.; IMRAN, M.; KHALIQUE, A.; Enhancement of the oxidative stability of whey butter through Almond (Prunus dulcis) peel extract. Journal of Food Processing and Preservation. v. 39, p. 591-598, 2014.

TEIXEIRA, L. V.; FONSECA, L. M.; Perfil físico-químico do soro de queijos mozarela e minas-padrão produzidos em várias regiões do estado de Minas Gerais. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. v. 60, p. 243-250, 2008.

TRINDADE, M.; SOARES, B.; SCUDINO, H.; GUIMARÃES, J.; ESMERINO, E.; FREITAS, M.; PIMENTEL, T.; SILVA, M.; SOUZA, S.; ALMADA, R.; CRUZ, A.; Cheese whey exploitation in Brazil: a questionnaire survey. Food Science and Technology. v. 39, p. 788-791, 2019.

VAN DENDER, A.; ZACARCHENCO, P.; Brasil Dairy Trends 2020. Cap. 11, p. 301-343, 2017.

CLAUCIA FERNANDA VOLKEN DE SOUZA

Professora Titular da Univates, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e Sistemas Ambientais Sustentáveis e nos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Química Industrial. Doutora em Biologia Celular e Molecular.

11

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GUILHERME KZAN CÔRTES

VAZANTE - MINAS GERAIS

EM 26/05/2021

Aproximadamente quanto por cento que tem de manteiga no soro de queijos de fabricação caseira?
MANUELA ARAUJO COSTA

LAJEADO - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 27/05/2021

Boa tarde! No soro de queijo não há nenhuma concentração de manteiga, pois o soro é um subproduto obtido pela fabricação de queijos... Na verdade o que ocorre é o contrário, é produzido manteiga a partir da gordura do soro de queijo. É concentrado a gordura do soro de forma que o percentual de gordura da manteiga seja aproximadamente 80%.
EM RESPOSTA A MANUELA ARAUJO COSTA
GUILHERME KZAN CÔRTES

VAZANTE - MINAS GERAIS

EM 27/05/2021

Obrigado!!!
GUILHERME KZAN CÔRTES

VAZANTE - MINAS GERAIS

EM 26/05/2021

Qual é a porcentagem de manteiga que existe no soro de queijo de fabricação caseira?
Aproximadamente.
MUMU RICARDO DA CAIXA

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO

EM 30/03/2021

Esse processo pode ser feito em casa por um pequeno produtor de queijo?
Como seria se possível fazer?
MANUELA ARAUJO COSTA

LAJEADO - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 06/04/2021

Boa tarde! Infelizmente não tenho conhecimento de nenhum equipamento de uso doméstico que tenha essa função... Você precisaria contatar alguma indústria de laticínios que tenha um separador de creme para se informar. Caso consiga esse equipamento, é possível fazer em casa sim, após extrair o soro do queijo, passar pelo separador de creme e então realizar a fabricação de manteiga caseira, de forma normal.
EM RESPOSTA A MANUELA ARAUJO COSTA
COSME ANTONIO AZARIAS

ITAMONTE - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 24/01/2022

Analisar a gordura do soro de queijo.
Calcular a quantidade de creme diária e viabilizar a aquisição de uma desnatadeira.
Cosme Antonio Azarias
Técnico em Laticínios.
Mestre em Ciências e Tecnologia do Leite e Derivados.
Tenho 36 anos de experiência no chão de fábrica.
ADALBERTO GONÇALVES DA SILVA

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO

EM 11/09/2023

Prezados, é muito simples... Deixe o soro descansar em um vasilhame (limpo e coberto com um pano, por exemplo) por 24 horas (de um dia para outro); o creme irá se formar na superfície do soro (aproximadamente 1,0 cm, dependendo do teor de gordura inicial do leite ou do soro); recolha esse creme com uma colher para outro vasilhame (pode fazer isso por até 15 dias - creme mais envelhecido ou maturado); qdo juntar uma bom volume é só seguir a receita de fabricação da manteiga...
EM RESPOSTA A ADALBERTO GONÇALVES DA SILVA
MANUELA ARAUJO COSTA

LAJEADO - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 11/09/2023

Obrigada pelo esclarecimento Adalberto! Na literatura não encontrei nenhuma metodologia sem utilizar uma desnatadeira.
JOAO CARLOS BARROS

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU - PARANÁ

EM 20/07/2020

Ola com o seria o processo pra fazer manteiga do soro de leite
MANUELA ARAUJO COSTA

LAJEADO - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 20/07/2020

Boa tarde! O primeiro passo é a produção do queijo de sua escolha, seguindo o manual de fabricação do queijo em específico. Então, é extraído o soro de queijo, o qual é passado por um separador de creme, obtendo-se o creme do soro de queijo, que será utilizado para a produção de manteiga. A produção de manteiga de soro é a mesma que a manteiga de leite, porém utilizando o creme do soro. É realizado a filtragem e tratamento do creme, seguido de sua estocagem. Então, é realizado a padronização do creme para que este obtenha um percentual de 35% a 40% de gordura, e em seguida, é feito a neutralização para que o creme de soro apresente o teor de acidez adequado (15 a 20º dornic). Após, são realizados os processos de pasteurização e resfriamento, seguido da maturação, onde ocorre a adição de microrganismos específicos, que auxiliam no desenvolvimento de sabor, aroma e acidez. Então é realizado a batedura em uma batedeira, e posteriormente a lavagem da manteiga. A salga da manteiga é opcional, e após é realizado a malaxagem, feita no malaxador, que amassa os grãos da manteiga até formar uma massa homogênea e elástica. Por fim, é feito a embalagem e o armazenamento da manteiga.
Recomendo a leitura a seguir: SILVA, F.T.; Manual de produção de manteiga. 1996

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures