Coordenador da Clínica do Leite - ESALQ/USP
Como esta é uma atividade fundamental para que se tenha melhoria de eficiência no sistema de produção da fazenda, vou detalhar o processo de treinamento dos funcionários a seguir.
Em primeiro lugar deve-se ter em mente o que se espera do treinamento. O resultado deve ser tal que o operador seja capaz, ao final do treinamento, de ensinar outra pessoa em como realizar a tarefa ensinada. Os passos devem ser divididos em duas partes. Na primeira deve-se preparar o treinamento e na segunda executar o treinamento.
Primeira parte:
2 - Tenha tudo preparado – o equipamento, os materiais e suprimentos;
3 - Prepare o local de instrução exatamente como o empregado irá encontrá-lo no dia a dia. Não o treine teoricamente ou com a ajuda de slides;
4 - Escreva um procedimento operacional do trabalho procurando exemplificar os passos na forma de fotografias e com textos curtos, diretos e escritos na linguagem do operador.
Segunda parte:
1 - Prepare o operador.
Deixe-o à vontade. Explique o trabalho e procure descobrir o que ele já sabe sobre o assunto. Faça com que se interesse pelo aprendizado evidenciando o propósito do procedimento e como este pode afetar a rotina dele de modo favorável (por exemplo, diminuindo as ocorrências de mastite clínica, ou menos vacas sujas, etc;)
2 - Mostre como fazer o trabalho.
Explique e ensine cada passo separadamente. Enfatize cada passo chave. Mostre o que se espera do resultado do trabalho (por exemplo o que é um teto limpo ou uma mastite clínica). Instrua claramente, completamente e pacientemente, mas não mais do que ele é capaz de assimilar;
3 - Teste o aprendizado.
Deixe o empregado executar o trabalho. Peça que explique para você cada um dos passos escritos no procedimento operacional. Faça com que ele repita até que você tenha certeza que ele sabe fazer o trabalho;
4 - Acompanhe.
Peça para ele fazer o trabalho sozinho mas mostre a quem ele deve procurar para sanar dúvidas. Monitore o trabalho periodicamente. No início, várias vezes ao dia e vá espaçando à medida que ele dominar as tarefas. Documente o desempenho do funcionário de maneira que, no final, você possa fazer a monitoria somente uma ou duas vezes ao ano.
LEMBRE-SE: SE O EMPREGADO NÃO APRENDEU, O INSTRUTOR NÃO ENSINOU!
Algumas vezes encontramos resistência do empregado quanto ao treinamento. Observamos situações como as a seguir:
- Problema: O que eu ganho com isto?
- Solução: Explique a missão e os valores da empresa. Explique os benefícios que o empregado terá com a execução correta dos trabalhos.
- Atitude: “Nós fazemos desta maneira há muito tempo e tem dado resultado!“
- Problema: Medo de mudar.
- Solução: Explique a necessidade da mudança a partir dos dados coletados e escute as preocupações.
- Atitude: “O chefe quer micro gerenciar tudo que eu faço.”
- Problema: Falta de poder.
- Solução: Encoraje as pessoas a participarem das decisões pedindo sugestões de como melhor executar determinada tarefa.
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