ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

5 análises financeiras chave para uma fazenda de gado leiteiro

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/12/2021

3 MIN DE LEITURA

1
13

Os mercados de lácteos em todo o mundo estão lentamente voltando ao normal, depois da distorção causada pela pandemia. No entanto, ainda existem muitos riscos e incertezas.

O poder de compra dos consumidores de produtos alternativos será testado e provavelmente levará a ajustes de preços no mercado de laticínios. Os preços do mercado de grãos e oleaginosas estão atingindo o pico de quase uma década. 

No terceiro trimestre de 2021, outros ingredientes para rações, como vitaminas e aminoácidos, vendidos a preços mais altos – principalmente devido à escassez de energia e maiores custos de produção –significam margens de lucro menores para os produtores de leite.

O custo por litro de leite produzido aumentou significativamente. A demanda por lácteos será testada devido à cautela contínua do consumidor, consciência ambiental e questões de acessibilidade.

Além disso, espera-se que produtos lácteos de maior valor agregado (produtos orgânicos e produtos com baixa pegada de CO2) terão prêmios de mercado e serão promovidos para supermercados de países desenvolvidos.

Abaixo estão 5 aspectos financeiros principais a serem considerados para operações leiteiras sustentáveis.

 

1. Análise de liquidez

A liquidez continua sendo muito importante para produtores em todo o mundo, pois pode mantê-los longe de fluxos de caixa negativos após o pagamento de todas as obrigações financeiras. A partir do balanço da fazenda, você pode medir facilmente a liquidez. Este índice pode ser obtido dividindo o total de ativos pelo total de passivos.

Essa proporção compara aspectos que mudam anualmente e deve ser maior que 1,5. O capital de giro também é crítico quando se considera a expansão das unidades leiteiras. O total de ativos agrícolas menos o total de passivos agrícolas dividido pelo total de despesas, em porcentagem, deve ser maior que 50% para fazendas em expansão ou cerca de 25% para fazendas mantidas estáveis.

 

2. Análise de solvência

A proporção dívida/ativo compara a dívida total da fazenda com o total dos ativos da fazenda. Este índice representa a participação do banco no negócio. Quanto maior essa proporção, maior o risco da fazenda.

Um índice alto pode limitar a capacidade de empréstimos. Uma relação dívida/ativo de até 30% parece ideal para fazendas estabelecidas, enquanto a maioria das instituições financeiras prefere uma relação abaixo de 60% para fazendas em processo de expansão.

 

3. Análise de lucratividade

Para sobreviver a tempos difíceis, uma empresa deve gerar lucro. A lucratividade da fazenda se refere à capacidade de gerar retorno líquido acima das despesas com o uso de seus próprios recursos. A Renda Agrícola Líquida (NFI) das operações é calculada tomando a receita total (receita de caixa bruta) menos as despesas operacionais e depreciação e adicionando ou subtraindo a mudança no estoque, animais de mercado e contas a receber ou a pagar.

A margem de lucro operacional (NFI + juros pagos - despesas operacionais/receita total) e a taxa de retorno sobre ativos (ROA) são medidas nas quais os credores estão colocando mais ênfase. O ROA (NFI + juros pagos - despesas operacionais/ativo total) mede o valor do lucro gerado por Real de ativo. Um plano de negócios que possa mostrar como a fazenda melhora nessas proporções ao longo do tempo mostrará a capacidade da empresa de crescer e ter sucesso.

 

4. Eficiência financeira

A eficiência financeira mede a eficiência do capital, ou seja, com que intensidade os ativos de uma empresa geram receitas brutas. É calculado pelo índice de giro do ativo, que é a receita total dividida pelo ativo total. Este valor, quando multiplicado pela margem de lucro operacional, é igual ao retorno sobre os ativos agrícolas totais. Fazendas leiteiras bem estabelecidas têm eficiência financeira superior a 35%.

 

5. Capacidade de reembolso

Embora a capacidade de reembolso não seja considerada uma medida de desempenho financeiro, pode ser um ponto crítico que um empréstimo agrícola precise de reestruturação. A cobertura de dívida por prazo mede a capacidade de reembolso de uma fazenda, ou seja, a capacidade de pagar todos os empréstimos de curto e longo prazo. O índice de cobertura da dívida a prazo deve ser positivo, quanto maior o índice, melhor. Os bancos exigem uma cobertura de dívida a prazo de pelo menos 1,25 para considerar um plano de negócios viável.

 

Se a pandemia de Covid-19 ensinou algo a todos os envolvidos no setor lácteo, é definitivamente não subestimar o poder de um orçamento. Enfrentamos várias decisões importantes todos os dias, incluindo o impacto nos resultados financeiros. Precisamos usar as finanças como uma ferramenta para impactar nossas decisões diárias no gerenciamento das fazendas leiteiras.

Os gerentes das fazendas precisam ser minuciosos, realistas e capazes de prever mudanças para manter o negócio leiteiro sustentável. Na minha opinião, é assim que as unidades agrícolas modernas devem operar e, paralelamente, devem aumentar a comunicação direta com os demais intermediários do setor, inclusive as indústrias de laticínios.

Fonte: Artigo de Djionis Savva, Supervisor de Bem-Estar Animal do Dodoni Dairy Group, para o Dairy Global, traduzido pela Equipe MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JULIANO BALARINI

NOVO ORIENTE DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/08/2022

Essa reportagem reflete claramente a ineficiência por parte dos produtores e seus colaboradores, diga-se de pasagem , cada vez mais escassos , em gerir com resultados mais positivos a sua atividade. Resultado, preparem-se pra uma desistência maciça de fazendas produtoras de leite nos próximos anos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures