ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uso de soluções nutritivas (drench) em vacas recém paridas

POR JOSÉ ROBERTO PERES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/11/2001

5 MIN DE LEITURA

7
2

Nos dias que antecedem o parto, o rápido crescimento do feto e o desvio de nutrientes para a produção de colostro aumentam os requerimentos nutricionais das vacas. Ao mesmo tempo, o consumo de alimentos normalmente cai em torno de 20%.

Estes eventos opostos colocam o animal em deficiência, principalmente energética, protéica e de cálcio. O cálcio é crítico nesta fase por relacionar-se com as contrações musculares o que faz com que mesmo uma deficiência subclínica possa comprometer as contrações ruminais (parada ruminal, eventualmente seguida de torção de abomaso), e uterinas (retenção de placenta, seguida de metrite) e o fechamento do esfíncter do teto (predisposição à mastite).

As vacas têm alguns mecanismos para, até certo ponto, compensar estas deficiências através da reservas corporais. Além disso, dietas bem balanceadas no pré e pós-parto podem reduzir a incidência de problemas como febre do leite e cetose, desde que o consumo de alimentos não seja muito afetado no pré-parto. Em outras palavras, se a vaca não comer a dieta, não poderá se beneficiar de seus ingredientes, nas quantidades desejadas. Em função disso, alguns pesquisadores pregam a administração oral de soluções de nutrientes (conhecidas pelo nome em inglês "drench"), como meio de repor nutrientes em períodos críticos, como é o caso do dia do parto. Seu fornecimento é feito através de sondas que colocam a solução diretamente no esôfago da vaca, de onde é naturalmente conduzida até o rúmen. Uma ou duas pessoas com algum treinamento conseguem "despejar" grandes volumes de material de forma relativamente simples, segura e rápida.

Os que recomendam esta técnica sugerem a aplicação de 20-25 litros de solução logo após o parto, justificando este grande volume em dois fundamentos: rehidratar a vaca que acaba de perder abruptamente até 55 litros de fluido e eletrólitos uterinos, e colocar peso adicional no rúmen, para que ele desça até o assoalho do abdômen ocupando o espaço deixado pela saída do feto. Este espaço "aberto" repentinamente após a saída do feto pode permitir que o abomaso deslize por baixo do rúmen para o lado esquerdo da vaca, provocando o distúrbio conhecido como "deslocamento de abomaso", com sérias conseqüências para a saúde do animal (pode até levar à morte).

A este volume de água (morna) podem ser adicionados vários eletrólitos e nutrientes. Os autores sugerem o seguinte:

- A adição de 450 a 650 gramas de propionato de cálcio. A solução irá elevar as concentrações de cálcio no plasma sangüíneo por várias horas neste período crítico. O cloreto de cálcio parece ter efeito mais rápido e também pode ser utilizado, mas tem sido associado a úlceras na boca, esôfago, rúmen e abomaso, devido à sua ação irritante;

- O mesmo propionato de cálcio, ou então, o fornecimento de 300 a 500 ml de propileno glicol ou ainda, 1 a 1,5 litros de glicerol (líquido adocicado) também é bastante utilizado. Estes produtos são precursores da glicose e portanto têm potencial para promover a gluconeogenese (formação de glicose), minimizando a necessidade de mobilização de gordura corporal e reduzindo o acúmulo de gordura no rúmen.

A necessidade de outros ingredientes na solução deve considerar o histórico da fazenda, por exemplo:

- A adição de 100 a 150 gramas de cloreto de potássio é de grande valor na reposição dos eletrólitos perdidos no parto;

- Outro mineral a se considerar é o magnésio. Níveis marginais de magnésio no plasma no momento do parto podem afetar o equilíbrio do cálcio e contribuir para hipocalcemia. A inclusão de 200 gramas de sulfato de magnésio na solução oral fornecida após o parto pode eliminar alguns problemas;

- Em alguns rebanhos, até mesmo baixos níveis de fósforo podem ser problema. 220 gramas de fosfato de sódio elevam o nível de fósforo no sangue por 12 a 24 horas

- Também é freqüente a inclusão de bicarbonato de sódio e leveduras, que atuam melhorando o ambiente ruminal, estimulando a digestão da fibra, enquanto a vaca retorna ao nível de consumo normal. As leveduras normalmente são incluídas nas soluções em concentrações 2 a 4 vezes acima do normal. O bicarbonato pode ser utilizado em doses de 100 a 150 gramas.

É bom ficar claro que nenhum destes ingredientes substitui uma dieta de transição bem formulada e manejada. A finalidade deve sempre ser oferecer um suporte adicional durante um período crítico.

Muitos dos ingredientes propostos têm um bom "fundamento" para seu uso e podem ser úteis para as vacas. No entanto, poucos foram realmente testados para determinar sua real efetividade. Tendo isto em vista, recentemente alguns pesquisadores iniciaram estudos e os resultados iniciais sugerem que pelo menos o propionato de cálcio realmente traz benefícios às vacas. Eles sugerem que, mesmo em rebanhos sem alta prevalência de febre do leite ou cetose, o custo da aplicação preventiva da solução oral com cálcio e energia adicionais pode ser justificado pelo aumento potencial de produção de leite (tabela 1).

Tabela 1: Efeito do tipo de "drench" na produção de leite
 

 


No experimento conduzido numa fazenda comercial no Texas, EUA, 169 vacas receberam o propionato de cálcio (680 gramas) ou o propileno glicol (300 ml) diluídos em 12 litros de água no momento do parto e novamente 24 horas depois.

As vacas que receberam tanto o propileno glicol quanto o propionato de cálcio ao parir tiveram incidência significativamente menor de metrite comparadas com os controles. Ocorreram 6 casos de metrite no grupo controle, 1 caso nas vacas que receberam o propileno glicol e nenhum nas vacas que receberam o propionato de cálcio.

Os resultados completos deste estudo foram publicados no mês de junho de 2001 no Professional Animal Scientist 17:115-122 (Stokes and Goff).

Comentário do autor: este tipo de procedimento já foi bastante comentado na mídia e entre os técnicos há algum tempo. Como toda nova tecnologia, esperava-se que solucionasse todos os problemas. Estes dados mostram que seu uso estratégico (períodos críticos) pode ser uma técnica auxiliar de grande valia. É preciso avaliar logicamente o custo dos produtos.

Fonte: Adaptado de: Stokes, S. e Goff, J., 2001. We're learning more about drenching fresh cows. Hoard's Dairyman, September 10. Pág. 575.
 

 

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FELIPE CARLOS DUBENCZUK

ERECHIM - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/02/2015

Bom dia,



alguém pode informar onde posso encontrar esses ingredientes para formular na propriedade?
WELINGTON LUIZ ALVES

CARANDAÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/11/2014

Bom dia

Estou fazendo um experimento em 30 vacas ,utilizando essa formula.

Se puder envie material para mim.
LUIZ AUGUSTO SCUSSIATO

CHAPECÓ - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/07/2012

Boa noite!

O Drench é muito fácil de ser manipulado, sem contar que se torna muito mais barato também, em torno de R$ 10,00.

Como nosso colega Paulo comentou acima que tem receio de administrar, posso falar que é muito fácil, pois para certificar-se que a sonda se encontra no rúmen, basta assoprar a sonda enquanto alguém ausculta o rúmen. Além disso o cheiro característico vem pela sonda também.

Caso o colega não tenha o aplicador de Drench, pode ser feito um com um balde, um registro e uma mangueira "cristal" de ordenhadeira.

Espero ter ajudado!
PATRICIA COLDEBELLA

FRAIBURGO - SANTA CATARINA - MÉDICO VETERINÁRIO

EM 04/04/2011

Boa Noite!

Para complementar: Temos drench (Dairy Dunk _ Vansil) prontos disponíveis no mercado, custando na minha região na faixa de R$35,00. Eu não saberia relacionar o preço de um manipulado e o pronto. e quanto ao pronto é facilmente ingerido pelos animais no cocho sim.
Espero que possa ter colaborado.
Patricia
PAULO ROBERTO SANCHES CERVIERI

PONTA PORÃ - MATO GROSSO DO SUL

EM 28/03/2010

Olá José Roberto, como vai?
Excelente seu artigo, tirou praticamente todas minhas dúvidas com relação ao assunto.
Me resta duas dúvidas com relação a formulação e aplicação (uso) do drench.
Segundo os autores temos uma formulação sugerida e dependendo do histórico da propriedade, teríamos a opção de adicionar outros nutrientes à fórmula, ai surgem minhas dúvidas:
-Caso eu proporcione aos animais recém paridos a formulação sugerida com a adição de todos os nutrientes (cloreto, magnésio, bicarbonato, etc...), posso prejudicar o animal caso o histórico do mesmo não indique a necessidade destes nutrientes? Pergunto pois verifiquei que formulando um drench completo, com todos os itens sugeridos, o custo não aumentaria muito.

-Como nunca presenciei uma aplicação oral, somente através de videos, tenho um pouco de receio com relação ao método utilizado e a falta de mão-de-obra e conhecimento aqui em minha região por isso gostaria de saber se a fórmula é facilmente ingerida pelo animal se disponibilizada em um bebedouro.

Muito Obrigado.

Paulo
CASCAVET@QUALINET.COM.BR

PATO BRANCO - PARANÁ

EM 18/03/2010


Bom dia José Roberto!!!


Preciso adquirir o produro drench, gostaria de saber se vce sabe que empresa vende.

obrigada

suzi
VERA LUCIA ALVES DA SILVA

COLINAS - MARANHÃO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/11/2007

Muito bom.

Vera

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures