ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como avaliar a qualidade do colostro oferecido às bezerras?

EDUCAPOINT

EM 26/06/2018

4 MIN DE LEITURA

0
0
Produzir animais de alta qualidade para repor vacas do rebanho leiteiro, que estejam sendo descartadas pelos mais diversos motivos, não é tarefa simples. A fase de aleitamento tem um custo diário elevado devido à dieta líquida, a qual representa no mínimo 70% do custo variável com estes animais.

Esta fase é marcada ainda pela importância do fornecimento de colostro. A ingestão adequada de colostro de alta qualidade, o mais cedo possível, é amplamente reconhecida como fator determinante na saúde e sobrevivência do bezerro neonato. Além de redução do risco de morbidade e mortalidade durante o aleitamento, os benefícios adicionais em longo prazo associados com a transferência passiva de sucesso incluem redução da mortalidade no período pós-desaleitamento, melhores ganhos e eficiência alimentar, redução da idade ao primeiro parto e aumento da produção de leite durante a primeira e segunda lactação.

Uma das alternativas para garantir o fornecimento de colostro aos bezerros é armazenar o colostro de boa qualidade que tenha excedente na propriedade. O colostro pode ser armazenado em freezer por até um ano e em geladeira por 4 a 5 dias.

O colostro pode ser armazenado em garrafas de 1 ou de dois litros ou em placas, o que é mais recomendável, por aumentar a superfície de contato e facilitar o descongelamento.





Confira no vídeo abaixo do texto a Profa. da ESALQ/USP, Carla Maris Bittar, fazendo o descongelamento de dois litros de colostro, para ser fornecido a uma bezerra com dois dias de vida.

Para garantir que a qualidade do colostro seja mantida, o descongelamento tem que ser feito de maneira lenta em água a uma temperatura máxima de 50 a 55oC.

Coloca-se as garrafas a serem descongeladas de forma lenta, mas sempre pensando que esse produto tem que ser fornecido à bezerra pelo menos nas seis primeiras horas depois do nascimento. Deve-se monitorar a temperatura da água com o termômetro para garantir a qualidade do colostro durante o descongelamento.



Depois do descongelamento do colostro em banho-maria, o colostro deve ser fornecido à bezerra para garantir a imunidade passiva do animal. Antes de se colocar o colostro no freezer, entretanto, deve-se fazer o controle de qualidade.

Avaliação de qualidade

Para isso, utiliza-se o colostrômetro (hidrômetro), pois existe uma forte correlação entre a gravidade específica do colostro e a concentração de imunoglobulinas (Ig). O colostrômetro está calibrado em intervalos de 5 mg/mL, e classifica o colostro como de baixa qualidade (vermelho) quando Ig < 20 mg/mL; moderado (amarelo) para o intervalo de 20 – 50 mg/ mL; e excelente (verde) para valores de Ig maiores que 50 mg/mL. Por ser rápida e fácil, esta avaliação é ainda o teste mais utilizado em fazendas comerciais.

Cada colostrômetro é calibrado para uma determinada temperatura, que deve ser respeitada para que se faça uma estimativa bastante acurada da concentração de anticorpos do colostro.



O colostro na temperatura correta deve ser colocado na proveta e faz-se a medida, que é baseada na densidade. Uma vez que a densidade do colostro tem uma correlação forte e direta com a concentração de anticorpos, quanto mais denso for o colostro, melhor sua qualidade (menos o densímetro vai afundar), caindo na faixa verde do colostrômetro.

Se ele for mais fluido, e isso quer dizer que ele é mais pobre em anticorpos, o colostrômetro vai afundar mais, ficando na faixa vermelha. Assim, com base nessa leitura, decide-se se vai ou não fornecer esse colostro às bezerras ou se será destinado ao banco de colostro.

O ideal é que o colostro tenha mais de 50 miligramas por mililitro de anticorpos para garantir a transferência de imunidade passiva para as bezerras.

Outra maneira de medir a qualidade do colostro, que independe da temperatura do mesmo, é através do refratômetro de brix. A porcentagem de brix é uma medida da concentração de sacarose em líquidos como suco de frutas, melaço e vinho. Quando utilizado em líquidos que não contêm sacarose, há uma alta correlação entre a porcentagem de brix e o teor de sólidos totais do líquido. A porcentagem de brix pode ser correlacionada com a concentração de IgG do colostro, e o valor limite que indica que o colostro é de alta qualidade (> 50 mg de Ig/mL) é 21% de brix.



Nele, pinga-se o colostro na lente e faz-se uma leitura contra a luz (confira no vídeo abaixo).

Confira o vídeo:

Essa é uma das videoaulas do curso Aspectos práticos da criação de bezerras leiteiras, do EducaPoint, onde a instrutora, Carla Maris Bittar, apresenta também as alternativas de dieta para esta fase de criação, os tipos de instalações e práticas de manejo ideais, pensando sempre em como aumentar o potencial produtivo desses animais. 

Acesse agora o curso completo! Para isso, assine o EducaPoint! Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 110 temas).

Conheça os planos aqui! Ou experimente sem compromisso realizando um breve cadastro no site: https://bit.ly/2tDY8ln.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures