ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colostro bovino: utilização na alimentação humana

VÁRIOS AUTORES

CLAUCIA FERNANDA VOLKEN DE SOUZA

EM 03/08/2020

4 MIN DE LEITURA

21
16

Atualizado em 06/10/2022

O que é colostro?

O colostro é uma secreção produzida pelas glândulas mamárias dos mamíferos nos primeiros dias pós-parto. Essa secreção é a fonte nutricional completa do neonato. Em geral, quando comparado com o leite, o colostro apresenta menores níveis de lactose e maiores concentrações de gordura, proteínas, sais minerais, vitaminas, hormônios e, principalmente, imunoglobulinas G (IgG) (MCGRATH et al., 2016; URUAKPA et al., 2002).

É pela ingestão de colostro que o bezerro recebe os anticorpos necessários para a sua imunização, uma vez que a transferência destes, não ocorre pela placenta. Uma vaca saudável produz muito mais colostro do que o bezerro necessita, em média 43,5 kg/vaca (FOLEY; OTTERBY, 1978).
 

Recomendação de consumo de colostro

No manejo das fazendas, é recomendada a ingestão de colostro equivalente a 10-12% do peso corporal do bezerro na primeira alimentação (3-4 L para um bezerro de Holstein, por exemplo) (GODDEN et al., 2019), já as refeições subsequentes variam dependendo do protocolo seguido pela fazenda.

Como apresentado no estudo de Foley & Otterby (1978), depois do terceiro dia pós-parto, o bezerro consumiu, em média, 11 kg de colostro (14-35% do volume gerado por vaca), gerando 32,5 kg de colostro/vaca não utilizados.

Dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (EMATER/RS) apontam que cerca de 2 bilhões de litros de colostro/ano eram desperdiçados, afetando o meio ambiente (SCHNEIDER, 2017)

Em 29 de março de 1952 foi proibida a utilização do colostro na alimentação humana, devido às diferentes técnicas de pasteurização em relação ao leite (EMATER/RS, 2017). Sabendo da qualidade nutricional e do potencial do colostro, a médica veterinária e extensionista regional da EMATER/RS Mara Helena Saalfeld avaliou a viabilidade de utilizar o material como suplemento nutricional em alimentação animal e o seu potencial de uso no desenvolvimento de produtos para consumo humano (SAALFELD, 2013).

A partir dos resultados de seus experimentos, buscou alterar a lei que proibia o uso de colostro para seres humanos no Brasil. Em 29 de março de 2017, o presidente Michel Temer assinou o Decreto nº 9.013 com o novo Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal, liberando o uso do colostro no Brasil (BRASIL, 2017).

Após, a EMATER/RS realizou oficinas para pequenos produtores rurais sobre a elaboração de alimentos, tais como pudins, iogurtes, bolachas, manteiga e ambrosia, com a utilização do colostro. De acordo com a empresa, todo o produto que contém leite, pode ter esse ingrediente substituído pelo colostro, desde que sejam seguidas as condições adequadas de pasteurização (EMATER/RS, 2017).

No exterior o colostro é considerado uma matéria-prima de valor agregado e fazendas recebem incentivo para a sua comercialização. Os produtos elaborados são, na sua maioria, suplementos alimentares, devido à elevada concentração de IgG presente no colostro. A empresa Deep Blue Helth (Nova Zelândia) produz colostro em pó para ser ingerido com a alimentação (Figura 1).

De acordo com a empresa, seu produto promove a estimulação do funcionamento normal do cérebro, melhoria do sistema imune e da estrutura óssea. A empresa Mip Colostrum (Nova Zelândia) também apostou na matéria-prima colostro, produzindo pós, cápsulas e comprimidos mastigáveis à base desse ingrediente (Figura 2).

Segundo a empresa, seus produtos contêm 22-25% de IgG e são fontes de vitaminas e nutrientes capazes de aprimorar o sistema imune e proporcionar uma rápida recuperação muscular para atletas.

Figura 1: Colostro em pó vendido pela empresa Deep Blue Health, Nova Zelândia.

Fonte: Disponível em: <https://www.deepbluehealth.co.nz/collections/dairy-series/products/milk-colostrum-powder-greencan?gclid=Cj0KCQiAjfvwBRCkARIsAIqSWlNA53wejsd0ERiy0OigQYdvyQabG4ZYwPfGVhhQNQuxIBRakRr--ZoaAs3QEALw_wcB>. Acesso em: 26 jul. 2020.

Figura 2: Colostro em comprimidos mastigáveis vendidos pela empresa Mip Colostrum, Nova Zelândia.

Fonte: Disponível em: <https://www.mipcolostrumnz.com/store/?gclid=Cj0KCQiAjfvwBRCkARIsAIqSWlOujPKoDwqBtdnLWh2onJ-dxHeZDLdCS8oerdFd83a65RJ8vwfo3QsaAmb5EALw_wcB>. Acesso em: 26 jul. 2020.

Como no Brasil ainda há um grande preconceito em relação a esse ingrediente de elevado valor nutricional, devido à proibição do seu uso e consumo durante 65 anos, pesquisas técnico-científicas são necessárias para que essa matéria-prima deixe de ser exclusividade de pequenos produtores rurais e seja processada em indústrias, resultando em novos produtos desenvolvidos e novos empregos gerados.

Ainda há oportunidades para o desenvolvimento de produtos a base de colostro, a fim de minimizar o seu desperdício. Segundo Watson et al. (2017), devido à menor concentração de lactose, esse material pode ser utilizado para o desenvolvimento de alimentos para indivíduos intolerantes a esse açúcar.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

Leia também

 

Referências 

BRASIL. Lei no 9.013, de 29 de março de 2017. É permitida a produção e o beneficiamento de leite de tipos diferentes dos previstos neste Decreto, mediante novas tecnologias aprovadas em norma complementar. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9013.htm> Acesso em 27 jul. 2020.

EMATER/RS - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul. Colostro Bovino: A Redescoberta De Um Alimento Humano Funcional E Nutracêutico. 2017. Disponível em: <https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/colostro-bovino-a-redescoberta-de-um-alimento-humano-funcional-e-nutraceutico>. Acesso em: 27 jun. 2020.

FOLEY, J. A.; OTTERBY, D. E. Availability, Storage, Treatment, Composition, and Feeding Value of Surplus Colostrum: A Review. Journal of Dairy Science, v. 61, p. 1033–1060, 1978.

GODDEN, S. M.; LOMBARD, J. E.; WOOLUMS, A. R. Colostrum Management for Dairy Calves. Veterinary Clinics of North America - Food Animal Practice, v. 35, p. 535–556, 2019.

MCGRATH, B. A.; FOX, P. F.; MCSWEENEY, P. L. H.; KELLY, A. L. Composition and properties of bovine colostrum: a review. Dairy Science and Technology, v. 96, p. 133–158, 2016.

SAALFELD, M. H. Silagem de colostro bovino: Propriedades e potencialidades de usos. 97 f. 2013. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

SCHNEIDER, T. Extensionista é homenageada por pesquisa de uso do colostro. Emater.tche.br, 2017. Disponível em: <https://www.emater.tche.br/site/multimidia/noticias/detalhe-noticia.php?id=27384#.XxSeAJ5KjD4>. Acesso em: 17 mar. 2020.

URUAKPA, F. O.; ISMOND, M. A. H.; AKOBUNDU, E. N. T. Colostrum and its benefits: A review. Nutrition Research, v. 22, p. 755–767, 2002.

WATSON, R. R.; COLLIER, R. J.; PREEDY, V. R. Dairy in human health and disease across the lifespan, p. 3-20, 2017.

ADRIANO GENNARI

Pós-doutorando do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia, Universidade do Vale do Taquari - Univates.

CLAUCIA FERNANDA VOLKEN DE SOUZA

Professora Titular da Univates, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e Sistemas Ambientais Sustentáveis e nos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Química Industrial. Doutora em Biologia Celular e Molecular.

21

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARA HELENA SAALFELD

PELOTAS - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/06/2023

Rogério! No Brasil já temos a 1ª indústria de colostro para uso humano aprovada na ANVISA. Tem colostro liofilizado em cápsulas é a colostro.com e a 4LIFE já tem 17 produtos à base de colostro no Brasil. A 4 LIFE está atualmente em 57 países.
F. EDMILSON PEDROSA SÁ JÚNIOR

SENADOR POMPEU - CEARÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/06/2023

Parabéns pela excelente e esclarecedora matéria!
Os senhores podem me informar como procedo para comprar o leite em pó da Deep Blue Health?
RENATE SIMON

EM 14/06/2023

Obrigada pelo comentário.
A marca tem o seu próprio website (https://www.deepbluehealth.co.nz/) você pode fazer o pedido por lá mesmo!
ROGERIO LORENA

EM 27/09/2022

Como saber qual comprar e se é verdadeiramente colostro?
Qual marca indicam?
RENATE SIMON

EM 27/09/2022

Olá, Rogério. Não é realizada a comercialização do colostro no mercado como é com o leite. Para conseguir o colostro, deve-se entrar em contato com alguma fazenda de confiança e pedir para eles separarem para você. O colostro apresenta a coloraçao mais amarelada e é mais denso do que o leite (bem como na foto que foi utilizada na capa dessa materia). Obrigada.
PAULO EDSON REIS JACOB NETO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO

EM 08/03/2021

Como é a molécula de colostro bovino fabricado por nanotecnologia?
RENATE SIMON

EM 09/03/2021

Bom dia, Paulo.

O colostro bovino é uma mistura de várias moléculas com diferentes estruturas químicas. Desde gordura, proteínas, vitaminas, hormônios, imunoglobulinas, até leucócitos e outros componentes do plasma sanguíneo. Podes ser um pouco mais específico com a sua pergunta? Você se refere aos produtos comercializados?
EM RESPOSTA A RENATE SIMON
PAULO EDSON REIS JACOB NETO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO

EM 22/03/2021

Mas como é a configuração bioquímica dela? Ou uma foto ou imagem deste composto.
EM RESPOSTA A PAULO EDSON REIS JACOB NETO
RENATE SIMON

EM 31/03/2021

Bom dia, Paulo.

Desculpa, mas continuo sem entender a tua pergunta. O colostro não é uma molécula, e sim uma mistura de diversas estruturas químicas. Existem as moléculas de gordura, as moléculas das proteínas, como a caseína, albumina e Imunoglobulinas, também existem vitaminas, hormônios, etc. Todos esses são compostos diferentes, com estruturas moleculares diferentes.

Somente conseguimos uma foto ou imagem desses compostos separadamente (estrutura química da albumina, estutura química da caseína, etc.).
MARTA MARIA B. B. S. XAVIER

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 12/08/2020

Boa noite,
Gostaria de saber qual a legislação no Brasil que permite a utilização do colostro?
EM RESPOSTA A RENATE SIMON
MARTA MARIA B. B. S. XAVIER

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 14/08/2020

Prezada Renate,
Bom dia,
O artigo o qual você está se referindo:
Art. 354. É permitida a produção dos seguintes tipos de leites fluidos:
I - leite cru refrigerado;
II - leite fluido a granel de uso industrial;
III - leite pasteurizado;
IV - leite submetido ao processo de ultra-alta temperatura - UAT ou UHT;
V - leite esterilizado; e
VI - leite reconstituído.
§ 1º É permitida a produção e o beneficiamento de leite de tipos diferentes dos previstos
neste Decreto, mediante novas tecnologias aprovadas em norma complementar.
Seria o beneficiamento dos tipos de leite supracitados.

Se observar o Art. 501. Além dos casos previstos no art. 497, considera-se impróprio para qualquer
tipo de aproveitamento o leite cru, quando:
I - provenha de propriedade interditada pela autoridade de saúde animal competente;
II - na seleção da matéria-prima, apresente resíduos de produtos inibidores, de
neutralizantes de acidez, de reconstituintes de densidade ou do índice crioscópico, de
conservadores, de agentes inibidores do crescimento microbiano ou de outras substâncias
estranhas à sua composição;
III - apresente corpos estranhos ou impurezas que causem repugnância; ou
IV - revele presença de colostro.

Ainda não possuímos no Brasil legislação que permita o seu uso.
No antigo RIISPOA, este assunto estava mais explícito.
Muitas vezes a interpretação da legislação deve ser observada em conjunto.

Cordialmente,
EM RESPOSTA A MARTA MARIA B. B. S. XAVIER
RENATE SIMON

EM 14/08/2020

Boa noite, Marta.

O antigo DECRETO Nº 30.691, DE 29 DE MARÇO DE 1952 Aprova o Novo Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal dizia:

Art. 479 - Entende-se por "colostro" o produto da ordenha obtido após o parto e enquanto estiverem presentes os elementos que o caracterizem.

Parágrafo único. É proibido o aproveitamento para fins de alimentação humana, do leite de retenção e do colostro...

O novo Decreto 9013 de 29 março de 2017 trás:

Art. 236. Para os fins deste Decreto, entende-se por colostro o produto da ordenha obtido após o parto e enquanto estiverem presentes os elementos que o caracterizam.

Nota-se a exclusão do parágrafo único.

Sobre o artigo 501, observa-se:

Art. 501. Além dos casos previstos no art. 497, considera-se impróprio para qualquer
tipo de aproveitamento O LEITE CRU, quando:
IV - revele presença de colostro.

Não se pode misturar leite com colostro. O colostro deve ser usado como colostro.

Como a lei tirou a proibição, o que não é proibido, é permitido. Aqui no sul já existem empresas aplicando protocolos para a industrialização de produtos a base de colostro na MAPA e ANVISA.
MARA HELENA SAALFELD

PELOTAS - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/08/2020

Oi Marta!
Decreto 9013 29 março de 2017.
Não está escrito ´: É permitido o uso do colostro, mas foi retirada o artigo que proibia.
Na época isso foi muito noticiado no Brasil.


DECRETO Nº 30.691, DE 29 DE MARÇO DE 1952Aprova o Novo Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal.
Art. 479 - Entende-se por "colostro" o produto da ordenha obtido após o parto e enquanto estiverem presentes os elementos que o caracterizem.Parágrafo únic
Parágrafo único. É proibido o aproveitamento para fins de alimentação humana, do leite de retenção e do colostro. Este paragrafo foi retirado do novo RIISPOA.

Dá uma olhada nestes artigos e reportagens
https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=colostro+para+consumo+Humano
EM RESPOSTA A RENATE SIMON
RAIZZA BARROS SOUSA SILVA

PATOS - PARAIBA - ESTUDANTE

EM 24/03/2021

Olá!

Decreto nº 10.468, de 2020

Art. 236. Para os fins deste Decreto, entende-se por colostro o produto da ordenha obtido após o parto e enquanto estiverem presentes os elementos que o caracterizam.

Art. 243. É proibido o envio a qualquer estabelecimento industrial do leite de fêmeas que, independentemente da espécie:
III - estejam no último mês de gestação ou na fase colostral;

Art. 501. Além dos casos previstos no art. 497, considera-se impróprio para qualquer tipo de aproveitamento o leite cru, quando:
IV - revele presença de colostro.

Se não pode enviar o colostro para qualquer estabelecimento industrial nem aproveitar o leite cru, como poderia ser utilizado para alimentação?
EM RESPOSTA A RAIZZA BARROS SOUSA SILVA
RENATE SIMON

EM 31/03/2021

Olá, Raizza.

Sim, por legislação não se pode misturar leite cru com colostro para produção de produtos. Porém, a proposta aqui é a utilização de somente colostro para a produção de produtos. O colostro tem um tempo diferente de pasteurização, 60 ºC por 30 minutos, após isso, ele pode ser utilizado para a confecção de diversos produtos, no lugar do leite. Já existem encontros ao redor do RS com degustação de iogurtes, pudins, ambrosias... Todos feitos a partir de colostro.

Vou deixar um Link aqui a baixo com com uma materia escrita pela EMATER/RS.

RIO GRANDE DO SUL. Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul - EMATER/RS. Colostro Bovino: A Redescoberta De Um Alimento Humano Funcional E Nutracêutico, 2017. Disponível em: <https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/colostro-bovino-a-redescoberta-de-um-alimento-humano-funcional-e-nutraceutico>;. Acesso em: 18 dez. 2019.
RENATE SIMON

EM 27/10/2021

BRASIL. Lei no 9.013, de 29 de março de 2017. É permitida a produção e o beneficiamento de leite de tipos diferentes dos previstos neste Decreto, mediante novas tecnologias aprovadas em norma complementar.
EM RESPOSTA A RAIZZA BARROS SOUSA SILVA
MARA HELENA SAALFELD

PELOTAS - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/10/2021

Não podemos enviar colostro misturado ao leite para a indústria de beneficiamento de leite.
Para produzir um alimento de colostro terá se seguir as regras da Vigilância sanitária e o registro do produto. Estamos ainda em processo para termos produção de colostro, colostro em pó e derivados. Mas estamos andando. Tirar a proibição já foi um grande avanço.
Quanto aos antibióticos não pode ter no colostro e nem no leite. O resíduo do pré dipping será retirado com a pratica de manejo coreto que é retirar os três primeiros jatos de leite antes da ordenha.
JACOB LEONARDO VOORSLUYS

CARAMBEÍ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/08/2020

Bom dia,
Na casa da minha mãe comíamos mingau de colostro, geralmente colostro de 3ª ordenha.
Alguns holandeses consideram uma iguaria.
AMANDA NERI DE SOUZA

CARMO DO PARANAÍBA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/08/2020

Países citados na matéria, possuem um nível de controle bem elevado em relação a mastite e ccs, portanto a antibioticoterapia em vacas secas não é utilizada, ou utilizada com critério.
Já no Brasil, a realidade é diferente, e praticamente todas as vacas são secas com antibióticos de longo período de descarte. Como fica a recomendação de uso de colostro no Brasil pensando em resíduos de antibióticos e selante intramamario? É seguro para consumo humano após tratamento térmico do colostro?
MARA HELENA SAALFELD

PELOTAS - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/08/2020

Amanda!
As mesmas regras que valem para o Leite, valem para o colostro.
O Colostro é produzido por 3 a 5 dias. Se neste período ainda tiver resíduo, provavelmente ainda terá no leite também.
Quanto ao controle microbiológico e de resíduos, o Brasil tem novas IN 76 e 77 que serão aplicadas também ao colostro.
O caminho de conscientização de valorização e Qualidade do Leite ainda será longo, mas precisamos começar.
Esta nova IN tirou muitos produtores da atividade. Quem não se adequar terá de sair fora.
No RS saíram mais de 25% dos produtores da atividade.
O consumidor está cada vez mais exigente.
Todos precisam oferecer alimentos de qualidade.
RENATE SIMON

EM 27/10/2021

Olá Amanda, ótimas observações, concordo com você.

Quanto aos resíduos de antimicrobianos e selantes intramamários no colostro:
Existe um baixo risco de resi´duo no colostro quando se cumpre o peri´odo seco estabelecido pelo fabricante do antimicrobiano (aproximadamente 60 dias). Já os selantes agem somente como uma barreira mecânica para a proteção do teto do animal, e muitos deles alegam não deixar resívuos, uma vez que não são absorvidos pelo organismos do animal para a promoção do efeito desejado. Lembrando, também, que o selante deve ser retirado antes da ordenha até mesmo para a alimentação dos bezerros. Logo, se a fazenda segue um bom protocolo e as recomendações dos fabricantes não existiria um problema para a utilização desse colostro.

Quanto a segurança em consumir o colostro após tratamentos térmicos: Nos trabalhos de Morin et al. (1997) e McMartin et al. (2006) foram testadas diversas temperaturas para a pasteurização do colostro, 60 °C por 120 minutos, 63 °C por 120 minutos, 72 °C por 15 segundos, todas essas apresentaram uma significativa perda de IgG (18 até 34%, justamente o que não queremos, porque a quantidade de IgG é o que faz essa matéria prima tão atraente), além de um aumento da viscosidade do colostro. Donahue et al. (2012) concluíram que a temperatura ideal para a eliminação de patógenos, sem afetar os níveis totais de IgG seria de 60 °C por 60 minutos. Também pode-se levar em consideração a tese de doutorado publicada por Mara Helena Saalfeld, onde ela mostra que a silagem de colostro (que é a fermentação do colostro em temperaturas ambientes, por 21 dias) é eficaz quanto a eliminação de patógenos. Já existem receitas de produtos feitos com a silagem de colostro, como manteiga por exemplo. Logo, sim, é seguro.

DONAHUE, M.; GODDEN, S. M.; BEY, R.; et al. Heat treatment of colostrum on commercial dairy farms decreases colostrum microbial counts while maintaining colostrum immunoglobulin G concentrations. Journal of Dairy Science, v. 95, n. 5, p. 2697-2702, 2012. Elsevier.

MCMARTIN, S.; GODDEN, S.; METZGER, L.; et al. Heat treatment of bovine colostrum. I: Effects of temperature on viscosity and immunoglobulin G level. Journal of Dairy Science, v. 89, n. 6, p. 2110-2118, 2006. Elsevier.

MORIN, D. E.; MCCOY, G. C.; HURLEY, W. L. Effects of Quality, Quantity, and Timing of Colostrum Feeding and Addition of a Dried Colostrum Supplement on Immunoglobulin G 1 Absorption in Holstein Bull Calves. Journal of Dairy Science, v. 80, n. 4, p. 747-753, 1997. Elsevier.

SAALFELD, M. H. Silagem de colostro bovino: Propriedades e potencialidades de usos. 97 f. 2013. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures