ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Hábito da mamada entre bezerros pode aumentar a mastite em novilhas

POR MARCOS VEIGA SANTOS

MARCOS VEIGA DOS SANTOS

EM 15/09/2000

2 MIN DE LEITURA

0
0

Marcos Veiga dos Santos

A ocorrência da mastite em novilhas, antes mesmo do primeiro parto pode ser considerada um fato relativamente comum em rebanhos leiteiros, chegando a acometer em alguns rebanhos até 97% dos animais e 75% dos quartos. O principal problema associado à mastite em novilhas é o dano causado na glândula mamária, o que invariavelmente causa redução na produção de leite do animal.

É importante conhecer, então, quais as possíveis formas de transmissão da mastite em novilhas, pois considerando que estes animais nunca foram ordenhados, podemos concluir que as fontes ambientais são de grande importância, como acúmulo de lama e umidade. Diversos estudos comprovam que outras formas importantes de transmissão da mastite em novilhas são através de moscas que atuam como vetores e a ocorrência da mamada entre bezerras.

Este hábito da mamada entre bezerras é desenvolvido quando os animais ainda são jovens e estão em fase de aleitamento. É comum após a amamentação dos animais, caso os animais tenha livre acesso ao outro, o hábito da mamada em vários locais do corpo e até nos tetos. A mamada pode então, atuar como uma fonte de microrganismos que podem infectar a glândula mamária, causando a manifestação da mastite geralmente quando o animal está próximo do primeiro parto ou mesmo durante a primeira lactação. Este risco ocorre principalmente quando é fornecido ao bezerro leite de origem de vacas com mastite, que podem ser fonte de microrganismos causadores de mastite.

Como medida para garantir que não haja este tipo de transmissão da mastite em animais jovens, é recomendável que durante o período de aleitamento, os animais fiquem alojados de forma a não terem contato entre si, o que impediria a mamada.

Em um estudo realizado na Suíça, os pesquisadores identificaram vários fatores de risco que estariam associados à ocorrência de mamadas entre novilhas, mesmo após o desmame, o que poderia trazer o risco da transmissão da mastite entre novilhas. Naquelas fazendas nas quais os animais eram criados sem acesso à pastagem e confinados em ambientes fechados, onde os bezerros após a desmama recebiam menos de 0,5 kg de concentrado/dia e mais de 40% de silagem de milho houve maior ocorrência de mamadas entre as novilhas.

Estes resultados mostram a importância da nutrição após a desmama e do acesso a pastagem dos animais recém-desmamados, de forma a reduzir os fatores de risco para a ocorrência de mastite em novilhas.

 

********



fonte: Prev. Vet. Med. 2000. 12:305-23.

MARCOS VEIGA SANTOS

Professor Associado da FMVZ-USP

Qualileite/FMVZ-USP
Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite
Endereço: Rua Duque de Caxias Norte, 225
Departamento de Nutrição e Produção Animal-VNP
Pirassununga-SP 13635-900
19 3565 4260

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures