ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cuidado com o inchaço abomasal de bezerros com as mudanças na alimentação no inverno

EDUCAPOINT

EM 12/06/2020

4 MIN DE LEITURA

0
1
O clima frio do inverno introduz uma série de desafios para as fazendas leiteiras, incluindo manter os bezerros recém-nascidos vivos e prosperando.
 
O aumento de nutrientes líquidos para bezerros jovens é amplamente recomendado e implementado em climas frios. Como o leite ou o substituto do leite é a única fonte de nutrição que pode ser digerida por bezerros com 3 semanas de idade ou menos, a única maneira de fornecer mais nutrientes para atender às necessidades de energia induzidas pelo clima é através da ração líquida.
 
Nas primeiras 3 semanas de vida, os bezerros são essencialmente animais monogástricos. O abomaso é o único dos quatro compartimentos estomacais que está funcionando nesta fase inicial. Ele tem um ambiente ácido que ajuda na formação do coágulo de leite antes de passar para o intestino delgado para absorção de nutrientes.
 
As interrupções no fluxo normal de leite através do abomaso podem causar um crescimento excessivo da bactéria Clostridium perfringens tipo A. Essa bactéria faz parte da flora intestinal normal dos bezerros, mas sua proliferação pode produz o acúmulo de gás e grandes quantidades de toxinas. Isso causa distensão repentina do abdômen e inchaço nos dois lados da barriga.
 
A condição geralmente se apresenta como um ataque bastante repentino. Além do inchaço, os animais afetados também podem ter diarreia, depressão leve e sinais de cólica, demonstrados por bezerros chutando o abdômen ou deitados na tentativa de aliviar a dor. A morte é o resultado final para 50-60% dos bezerros afetados e pode ocorrer dentro de 6 a 48 horas se os sintomas de inchaço não forem aliviados. 
 
Vários fatores de risco para inchaço abomasal foram identificados. Eles incluem:
 
- Fornecer grandes volumes de leite ou substituto do leite (> 3 quartos/litro) em uma única alimentação;
- Fornecer formulações de leite fortificado ou substitutos de leite com alto teor de sólidos;
- Tempos de alimentação irregulares;
- Falta de consumo de água;
- Temperatura fria do leite; e
- Ingestão inadequada de colostro.
 
O tratamento dos bezerros afetados deve ser realizado sob supervisão veterinária. A medida mais urgente é aliviar o animal dos gases indutores de inchaço, usando um trocarte ou passando um tubo no estômago. Casos graves também podem exigir uma dose imediata de antibiótico oral suspenso em óleo mineral, seguido de fluidoterapia; antibioticoterapia subcutânea; antitoxina; e/ou analgésico para tratamento da dor.

=> Quer aprender mais? Acesse o conteúdo completo do curso Aleitamento de bezerras com sucedâneos lácteos. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 180!) por um preço único. Clique aqui e veja como assinar.
 
Prevenção
 
Porém, dado o prognóstico relativamente ruim dos animais afetados, a prevenção é uma alternativa altamente desejável. Os especialistas recomendam o foco em:
 
- Fornecimento da alimentação - É preferível adicionar uma terceira alimentação diária, se possível, ao aumento do volume de refeições. Forneça o alimento de acordo com uma programação consistente e, depois que uma mudança na dieta for feita para o inverno, não faça novas mudanças com base nas mudanças climáticas.
 
- Formulação de ração e osmolalidade - Osmolalidade é uma medida da concentração de partículas em uma solução. O aumento dos níveis de sólidos no substituto do leite ou em alimentos à base de leite integral pode levar a osmolalidade a níveis perigosos, pois pode diminuir a taxa de esvaziamento abomasal. O leite integral contém cerca de 12,5% de sólidos; evite sólidos totais superiores a 14%. Muitos produtos eletrolíticos também apresentam alta osmolaridade.
 
- Água - Embora seja desafiador no inverno, o consumo suplementar de água é absolutamente essencial para promover a passagem de nutrientes pelo trato digestivo do bezerro. Preste atenção, também, ao teor de sódio da água. Não misture o substituto do leite com água e faça com que a água da fazenda seja avaliada periodicamente quanto ao conteúdo mineral.
 
- Consistência da mistura - trabalhe com seu nutricionista ou fornecedor de substituto do leite para determinar a formulação correta da sua alimentação de inverno e use uma balança para pesar cada lote de substituto do leite. Mesmo uma mudança de 1% no total de sólidos pode ser problemática para bezerros jovens.
 
- Temperatura do alimento - Procure fornecer cada alimento a 37,5 a 40,5oC. Em clima brutalmente frio, a temperatura do leite pode cair consideravelmente durante o transporte da estação de mistura para os bezerros. Lembre-se também de que o substituto do leite em pó armazenado em condições muito frias pode afetar bastante a temperatura do produto reconstituído.
 
Aumentar os nutrientes líquidos para bezerros muito jovens no inverno é benéfico para a saúde e a produtividade do bezerro, mas não é isento de riscos. Não se trata de apenas adicionar um pouco mais de pé. A taxa de mistura correta dependerá do sistema de alimentação de cada fazenda; frequência de alimentação; marca e formulação de substitutos do leite; e a composição básica do leite ao fortalecer o leite integral. 

* Baseado no artigo Beware of Abomassal Bloat with Winter Feeding Changes, de Maureen Hanson, para a Dairy Herd Management.
 
 Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures