ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colostragem e higiene: influência na transferência de imunidade passiva

POR CARLA MARIS MACHADO BITTAR

E GERCINO FERREIRA VIRGINIO JUNIOR

CARLA BITTAR

EM 01/10/2019

11 MIN DE LEITURA

0
6

Bezerros em aleitamento são particularmente vulneráveis a problemas de saúde, especialmente às diarreias, e esse é geralmente o período em que se observam as maiores taxas de mortalidade. A qualidade e o gerenciamento do colostro, bem como as práticas de higiene relacionadas ao bezerro, como a rotina de limpeza de equipamentos de alimentação e de instalações, seja individual ou coletiva, podem ter grande impacto na saúde e na mortalidade dos bezerros.

A importância do fornecimento do colostro para bezerros neonatos já foi tratada em inúmeros textos desta coluna, assim como como fazer a avaliação de sua eficiência. Problemas no protocolo de colostragem podem resultar em falhas na transferência de imunidade passiva (FTIP), medida como uma concentração sérica de IgG <10 mg/mL entre 24 e 48 horas de vida.

A FTIP pode aumentar as taxas de mortalidade, o risco de doenças, assim como o desempenho posterior da bezerra e a produção na primeira lactação. A enterite aguda, uma das causas mais comuns de mortalidade de bezerros, está associada ao manejo do colostro, mas também a práticas de higiene relacionadas a bezerros.

Um trabalho interessante foi conduzido por Barry et al. (2019) em 47 propriedades irlandesas, onde se investigou se ocorrem alterações no manejo do colostro e do recém-nascido à medida que a estação do parto progride. Cada fazenda foi visitada duas vezes quando foi aplicado um protocolo de avaliação do bem-estar de bezerros, que incluiu avaliação da saúde animal, pesquisa sobre manejo e avaliações ambientais.

Assim, foi realizada uma entrevista com o colaborador responsável pelos bezerros para coletar informações sobre (1) manejo dos bezerros recém-nascido: separação do bezerro da vaca, tempo para primeira mamada, método de alimentação utilizado e volume fornecido; (2) manejo do colostro, que abordava o momento da coleta, armazenamento do colostro, avaliação da qualidade e uso do colostro de origem externa ou fabricado.

Na segunda visita, a entrevista se concentrou em áreas potenciais em que as práticas de manejo poderiam ter mudado à medida que o número de bezerros presentes na fazenda aumentou e a carga de trabalho associada se intensificou, como o momento da remoção do bezerro da vaca após o nascimento. A entrevista também incluiu perguntas sobre práticas de higiene relacionadas ao bezerro para determinar rotinas de limpeza para equipamentos de alimentação, áreas de parto e piquetes (individuais e de grupo).

Em cada visita, um pessoal treinado avaliava fisicamente a higiene para determinar a eficácia de tais rotinas e, ao mesmo tempo, verificava as respostas dadas durante a entrevista. Em função disso, foi analisado se havia a presença de resíduos superficiais nos utensílios de alimentação, sendo dado um escore de 1 a 4 para a limpeza (1= baixos níveis de resíduos; e 4 = altos níveis de resíduos).

Também foram coletadas 6 amostras de colostro aleatoriamente em vacas recém-paridas, em cada propriedade. As amostras permaneceram congeladas até o ponto de análise para a concentração de IgG. Qualquer bezerro com mais de 24 horas e menos de 6 dias de idade no momento da visita teve sangue amostrado para avaliação de proteína sérica e diagnóstico de FTIP.

A taxa de mortalidade de bezerros nascidos em 2017 nas fazendas participantes foi fornecida pelas mesmas. Também foi fornecido o status (vivo ou morto) de bezerros dos quais as amostras de soro foram coletadas no final do ano em que nasceram. Para todos os bezerros mortos, foi fornecida a idade em que a mortalidade ocorreu. Os registros de produção média de leite e CCS para 305 dias do ano 2016 foram fornecidos, mas apenas para as vacas que o colostro foi coletado anteriormente.

 

Concentração de IgG no colostro, IgG sérica e mortalidade de bezerros

A concentração média de IgG observada no colostro foi alta (85,1 mg/mL), mas do total avaliado, 21% das amostras apresentaram concentração menor que o limiar recomendado de 50 mg/mL. As concentrações médias de IgG sérico foi alta tanto na primeira (30,9 mg/mL) quanto na segunda visita (27,1 mg/dL), o que pode ser atribuído ao alto conteúdo médio de IgG no colostro, associado a boas práticas de colostragem. A porcentagem de amostras de soro abaixo do limiar recomendado foi menor (8%) do que a de amostras de colostro (21%).

O tamanho do rebanho (P <0,01), a raça (P <0,05) e a idade na coleta de sangue (P <0,01) foram associados à concentração sérica de IgG. Observou-se uma relação inversa entre a concentração sérica de IgG com o tamanho do rebanho (Figura 1) e a idade na coleta de sangue (Figura 2). Embora tenha-se identificado uma associação negativa entre a concentração sérica de IgG e o tamanho do rebanho, foram obtidas taxas biologicamente semelhantes de imunidade passiva.

Houve diferença estatística entre as concentrações séricas médias de IgG de bezerros de corte e leite, mas ambos os grupos tiveram valores médios duas vezes acima do limiar recomendado. A raça e a IgG sérica também foram estatisticamente diferentes com base no sexo. Fêmeas leiteiras, que seriam consideradas com o maior valor monetário, tiveram a maior concentração sérica de IgG, enquanto bezerras de corte, que teriam um valor monetário mais baixo, tiveram a menor. Ambos os grupos apresentaram uma concentração sérica de IgG mais que o dobro do limiar para imunidade passiva. No entanto, o valor monetário percebido pode ter influenciado no manejo recebido.

Em termos de gerenciamento de bezerros leiteiros, estudos anteriores demonstraram que o tratamento preferencial pode ser fornecido a bezerras fêmeas. A diferença nas taxas de mortalidade entre bezerros machos e fêmeas observadas nacionalmente na Irlanda sugere que as práticas de manejo podem diferir de acordo com o sexo dos bezerros. Embora as práticas de manejo possam variar com base no sexo e na raça, a concentração sérica de IgG não indicou diferença no sucesso do TIP com base no sexo.

A associação negativa identificada no presente estudo pode ser atribuída ao uso de medidas de economia de trabalho em rebanhos maiores. Uma dessas medidas é o uso de “pool” de colostro, praticada por mais de 30% dos participantes no presente estudo (Tabela 5). A associação de colostro de qualidade desconhecida pode reduzir a concentração geral de IgG e aumentar o risco de exposição da bezerra a patógenos transmitidos por colostro.

Figura 1. Médias para a concentração sérica de IgG em bezerros de 1 a 6 dias de idade, determinados pelo teste de imunodifusão radial, pelo tamanho do rebanho (número de vacas). Barras com letras diferentes (a, b) uma diferença significativa (P <0,05) nas médias.

A associação identificada neste estudo entre a concentração sérica de IgG e a idade na coleta de sangue foi conforme o esperado. Após a alimentação do colostro, a concentração sérica de IgG atinge o pico em aproximadamente 24 horas e diminui gradualmente a partir de então. O conhecimento da taxa na qual ocorre a depleção de anticorpos é importante tanto para os proprietários quanto para os veterinários, pois pode permitir que sejam feitos cálculos retrospectivos para determinar se a TIP adequada foi alcançada.

Figura 2. Médias para a concentração sérica de IgG em bezerros de 1 a 6 dias de idade, determinados pelo teste de imunodifusão radial, localizados em 47 fazendas comerciais irlandesas. Barras com letras diferentes (a, b) indicam uma diferença significativa (P <0,05) nas médias.

Nenhuma associação foi detectada no presente estudo entre a concentração sérica de IgG e a mortalidade de bezerros. A falha em encontrar uma diferença na mortalidade com base no limiar de IgG no soro da bezerra de 10 mg/mL indica que esse limite precisa ser revisado.

O limiar de 10 mg/mL de IgG é amplamente aceito como ponto de corte da imunidade passiva, conforme aplicado em muitos estudos. Alguns estudos, no entanto, sugerem que esse limite precisa ser ajustado para diferentes países ou regiões e para diferentes tipos de sistemas de produção. A Tabela 1 mostra as taxas de mortalidade acumulada nos diferentes pontos de avaliação.

Tabela 1. Taxa média de mortalidade, do nascimento até os 6 momentos no primeiro ano de vida, de todos os bezerros nascidos em 2017 em 47 fazendas leiteiras irlandesas comerciais

 

Práticas de higiene

A higiene tendeu a diminuir da visita 1 para a visita 2 (P = 0,07), mas nenhuma associação foi identificada entre o escore de higiene e o tamanho do rebanho (P = 0,19). Uma melhor higiene (menor escore), tendeu a estar associada a maior concentração de IgG no soro das bezerras (P = 0,07). Não foi detectada associação (P = 0,26) entre o escore de higiene e a taxa de mortalidade em 28 dias.

Tabela 2. Escore médio de higiene para equipamentos de alimentação de bezerros, determinado usando kits de teste de resíduos de proteína e pontuado em uma escala de 1 a 4 pontos1

As respostas para o método e a frequência das práticas de higiene aplicadas durante cada visita estão descritas na Tabela 3. Também não foi detectada associação entre a concentração sérica de IgG e os escores ou práticas de higiene. Más práticas de higiene para utensílios de alimentação podem resultar em contaminação bacteriana do colostro, e numerosos estudos relataram uma associação negativa entre o conteúdo bacteriano do colostro e a TIP.

Tabela 3. Respostas dos funcionários em 47 fazendas comerciais irlandesas na frequência e método preferidos para práticas específicas de higiene relacionadas ao bezerro durante a primeira (visita 1) e a última (visita 2), 6 semanas da estação do parto

 

Gerenciamento de bezerros e fornecimento de colostro

As respostas em relação às práticas de manejo relacionadas à coleta, armazenamento, fonte e avaliação da qualidade do colostro são relatadas na Tabela 4. Não foi identificada associação entre práticas de manejo do colostro e concentração de IgG no soro de bezerros ou taxa de mortalidade em 28 dias.

Tabela 4. Respostas dos funcionários em 47 fazendas comerciais irlandesas sobre práticas de gerenciamento relacionadas à coleta, armazenamento, fonte e avaliação da qualidade do colostro

As respostas sobre alimentação de colostro e manejo de bezerros durante as primeiras e últimas 6 semanas da estação do parto, para bezerros machos e fêmeas, são relatadas na Tabela 5. Da mesma forma, as respostas de alimentação e colostro de colostro e manejo de bezerros não foram associadas à concentração de IgG no soro ou na taxa de mortalidade.

Tabela 5. Respostas dos funcionários em 47 fazendas comerciais irlandesas sobre alimentação com colostro e práticas de manejo de bezerros, na primeira (visita 1) e na última (visita 2) 6 semanas da estação do parto e para fêmeas e machos

        

A falha em detectar associações entre as práticas e manejo do recém-nascido e a limpeza com a mortalidade pode ser devida a dados de gerenciamento referentes a práticas gerais e não ao gerenciamento específico recebido por bezerros individuais dos quais o soro foi coletado. Ainda assim, pode-se notar que existem muitas falhas na criação de bezerras que sabidamente podem resultar em maiores taxas de mortalidade.

Embora ajustes nas práticas de manejo e alimentação tenham sido identificados à medida que a estação do parto progrediu, isso não afetou o nível de imunidade passiva alcançada pelos animais. O fato da maior parte das fazendas não avaliar a qualidade do colostro pode contribuir para a ocorrência de FTIP e consequentemente aumentar as taxas de mortalidade.

O fornecimento do “pool” de colostro e a possibilidade de os bezerros mamarem diretamente da vaca, que são comumente praticados nestas fazendas leiteiras, podem ter implicações negativas para a saúde dos bezerros, mas também para a transferência de doenças nos rebanhos.

Os resultados mostram que o manejo do colostro nessas fazendas é de alto padrão, com uma taxa de sucesso > 90% para atingir TIP adequada. A concentração sérica de IgG foi maior em bezerros nascidos em rebanhos menores (<110 vacas), mas a concentração média de IgG sérica em todos os tamanhos de rebanho excedeu o limite recomendado (≥10 mg / mL). A qualidade do colostro em rebanhos leiteiros irlandeses geralmente é boa, no entanto, existe uma variação considerável na concentração de IgG no colostro.

Implicações negativas associadas a essa variação podem ser superadas com a avaliação da qualidade do colostro, prática atualmente conduzida em menos de 15% das fazendas leiteiras irlandesas. As práticas de higiene relacionadas aos utensílios de alimentação de bezerros podem ser aprimoradas, principalmente durante as 6 semanas finais da estação do parto. Isso poderia reduzir o risco de contaminação bacteriana do colostro e aumentar ainda mais a taxa de imunidade passiva alcançada em fazendas comerciais de leite.

Comentários

Embora o trabalho tenha sido conduzido com produtores da Irlanda, alguns resultados são semelhantes ao que temos no Brasil. No entanto, a qualidade do colostro relatada no trabalho é bastante superior ao que temos visto, o que de certo modo acaba anulando alguns erros de manejo de colostragem. A caracterização das propriedades mostra uma série de práticas consideradas como inadequadas, a exemplo do bezerro mamar na vaca, de não se medir a qualidade do colostro, não saber o volume consumido e conservá-lo em temperatura ambiente. Ainda assim, na média houve adequada transferência de imunidade passiva. Com certeza estes resultados não seriam os mesmos caso o colostro fosse de menor qualidade. Além do manejo de colostragem, também existe necessidade de adequação na frequência e no método de limpeza de utensílios e instalações. Mesmo com adequada transferência de imunidade passiva, a taxa de mortalidade acumulada aos 28 dias já era de quase 6%, muito acima do aceitável. Não importa onde o produtor esteja, aqui ou na Irlanda, ainda há muito o que melhorar na criação de bezerras leiteiras. Temos muito conhecimento gerado e acumulado, mas muitas vezes ainda não adotado pelo produtor. Daí a importância de treinamentos, presenciais ou a distância, para o aumento na eficiência de criação de bezerras. Uma coisa é certa: temos muito trabalho pela frente! 

--

A Dra. Carla Maris Machado Bittar é instrutora do EducaPoint, tendo ministrado três cursos.

Você pode fazer a aquisição de cada curso individualmente ou optar pela assinatura que dá acesso a todos os cursos da plataforma. Hoje já são cerca de 165 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

    

Referência

Barry, J.; Bokkers, E.A.M.; Berry, D.P.; Boer, I. J. M.; McClure, J.; Kennedy, E.  Associations between colostrum management, passive immunity, calf-related hygiene practices, and rates of mortality in preweaning dairy calves. Journal of Dairy Science 2019. In press.

 

CARLA MARIS MACHADO BITTAR

Prof. Do Depto. de Zootecnia, ESALQ/USP

GERCINO FERREIRA VIRGINIO JUNIOR

Doutorando na Esalq

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures