ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

7 pontos chaves do sistema coletivo de criação de bezerras

EDUCAPOINT

EM 30/05/2019

3 MIN DE LEITURA

0
1
Existem várias formas de se realizar a criação de bezerras leiteiras. Dentre elas, os sistemas coletivos de criação, que podem ser em duplas, pares ou grupos que voltaram a ser bastante usados e seus benefícios estudados em diversos lugares no mundo inteiro.

Os sistemas coletivos de criação de bezerras são diversos, existindo uma enorme diversidade de possibilidades, mas alguns pontos são gerais a todos eles. Confira abaixo 7 pontos chaves para ficar atento em um sistema coletivo de criação de bezerras:

1) Competição entre as bezerras

É muito importante pensar sobre a competição das bezerras em qualquer tipo de sistema coletivo de criação, incluindo a forma de fornecer leite, alimentos e espaço disponível. Existem algumas regras gerais que precisam ser seguidas.

Com relação à competição à mamadeira ou teteira, é necessário fornecer acesso a todos os animais à quantidade planejada de leite. Assim, o sistema coletivo precisa ser planejado de forma a garantir o fornecimento de leite a todas as bezerras na quantidade certa.

O mesmo vale para o fornecimento de alimentos concentrados ou de espaço. Cada um dos sistemas coletivos de criação de bezerras fornece ferramentas para que isso seja garantido, mas é importante que isso seja pensado em todos os casos.

2) Tipo de alimentadores

O que é melhor, fornecer alimentação manualmente ou de forma automática em sistemas coletivos de criação de bezerras? Não há uma resposta única para essa questão, pois vai depender do tipo de sistema implantado. Para ajudar a decidir qual dos dois sistemas escolher, avalie as vantagens e desvantagens do uso de alimentadores automáticos:

Alimentadores automáticos - Vantagens

- Redução da quantidade de trabalho;
- Alimentar com mais leite e mais visitas ao dia.

Alimentadores automáticos - Desvantagens

- Dificuldade de limpeza;
- Investimento inicial necessário.

3) Ventilação

A ventilação é um fator essencial para garantir a sanidade das bezerras em sistemas coletivos de criação. A recomendação geral é que haja 10 trocas de ar no ambiente por hora. O ideal é que seja ventilação natural, coisa que é facilitada no sistema brasileiro, mas caso isso não seja possível, é necessário que seja instalado sistemas de ventilação mecânica, para evitar a contaminação do ar, que prejudicará a saúde das bezerras.

4) Resfriamento

No Brasil, por sua vez, é essencial que se considere o resfriamento de um sistema coletivo de criação de bezerras, independentemente de suas características. Isso para evitar que os animais sofram estresse calórico.

5) Camas secas

É muito importante que seja fornecido às bezerras camas secas. Isso pode ser assegurado com o simples “teste do joelho”, em que uma pessoa se ajoelha sobre a cama e observa se sua calça ficou molhada ou suja de lama. Isso é essencial em qualquer tipo de sistema coletivo de criação de bezerras.

6) Espaço

Os sistemas coletivos de criação de bezerras têm uma recomendação de que cada bezerras tenha um espaço de pelo menos 3 metros quadrados de área de descanso.

7) Tamanho do grupo

O tamanho do grupo de bezerras precisa ser relativo à fazenda e deve ser pensado antecipadamente. Não se deve ter grupos contendo animais de 100 dias e animais recém-nascidos. Além disso, quanto menor o grupo, mais semelhante é o manejo com relação ao manejo individual de bezerras.

Grupos de 2 a 3 animais têm diferenças bem pequenas no manejo com relação ao manejo individual e apresentam resultados muito bons. Grupos maiores de animais exigem cuidados maiores também, podendo funcionar bem, desde que tudo seja devidamente cuidado. Isso precisa ser pensado e planejado de acordo com cada caso.

Você gostaria de conhecer todas as opções para a escolher o manejo que melhor se aplica na sua propriedade? Para ajudar você nessa questão, o EducaPoint acaba de lançar o novo curso on-line Sistemas coletivos para criação de bezerras.

No curso, o Dr. João Costa, Professor e pesquisador na Universidade de Kentucky, especialista em nutrição de bovinos leiteiros, apresenta os benefícios e as práticas necessárias para se utilizar os sistemas coletivos para criação de bezerras leiteiras. Confira abaixo o convite feito por ele:

Para ter acesso ao curso você  pode fazer adiquiri-lo individualmente ou optar pela assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma , que hoje são mais de 145 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!
 
Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures