ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

4 dicas práticas para melhorar a qualidade do leite da fazenda

EDUCAPOINT

EM 18/06/2018

2 MIN DE LEITURA

1
0
A ocorrência de mastite em rebanhos leiteiros, tanto em sua forma clínica como subclínica, tem alta relação com o ambiente em que as vacas são alojadas.

O médico veterinário e produtor de leite, Eduardo Pinheiro, apresenta 4 dicas práticas para melhorar a qualidade do leite da fazenda:

1) Faça a avaliação do escore do orifício de teto

Diversos estudos apontam que orifícios lesionados aumentam a chance de uma nova infecção intra-mamária. Assim, a recomendação é de que se mais de 30% dos quartos mamários das vacas apresentarem orifícios de tetos lesionados, ou seja, rachados, a qualidade do leite da fazenda certamente está sendo afetada.

2) Se a vaca apresentar mais de três casos de mastite clínica na mesma lactação, a chance de cura do quarto é mínima

Dessa forma, a indicação nesse caso é que esse quarto seja inutilizado. A dica aqui é inutilizar o quarto com selante, e não com iodo.

Aplica-se o selante, não se ordenha mais esse quarto, o leite é reabsorvido e, na próxima lactação, esse quarto pode voltar sadio e produzindo leite.

3) Avalie o percentual de umidade da cama do Compost Barn

Esse talvez seja o maior gargalo do sistema, o indicador que está mais associado com a ocorrência de novos casos de mastite. Nesse caso, se a cama tiver 40% ou mais de umidade, a fazenda já está na zona de risco. Dessa forma, o ideal é manter o teor de umidade da cama do Compost Barn abaixo de 40%.

4) Faça duas vezes o pré-dipping

Isso tem um efeito direto no escore de limpeza do orifício de teto e, consequentemente, reduzirá muito a chance de a vaca apresentar mastite ao longo da lactação.

Confira no vídeo abaixo as dicas dadas por Eduardo Pinheiro:


 


Para saber muito mais sobre a influência do ambiente na ocorrência de mastite, acesse o curso Influência do ambiente na ocorrência de mastite, do EducaPoint, apresentado por Eduardo Pinheiro e gravado na Fazenda Riacho Doce.

 


Além de ser médico veterinário, com vários trabalhos na área de mastite e qualidade do leite, Eduardo é proprietário de uma fazenda que migrou do sistema semi-confinado para o compost barn, local em que este curso foi gravado.

Neste curso, ele mostra os principais gargalos de dois tipos de sistemas - semi-confinamento e compost barn -, e qual a sua relação com a incidência de mastite no rebanho. 

Participe desse curso e entenda como a fazenda conseguiu mudar radicalmente seus resultados de produção e qualidade do leite, reduzindo a CCS de quase 1 milhão cél/ml para 300 mil cél/ml, e aumentando a produtividade média das vacas em 10 litros/dia/animal.

Para isso, assine o EducaPoint! Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 110 temas).

Conheça os planos aqui! Ou experimente sem compromisso realizando um breve cadastro no site: https://goo.gl/o9tETE.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

     

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JAÍNE DEVENS

TERRA NOVA DO NORTE - MATO GROSSO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/07/2017

OLÁ, GOSTARIA DE SABER A RESPEITO DE FAZER 2 VEZES O PRÉ DIPPING. SERIA COM O MESMO PRODUTO, UTILIZANDO  2 VEZES REPETIDO OU UTILIZANDO PRODUTOS PARA PRÉ DIPPING DIFERENTES?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures