carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Quais as vantagens do pastejo rotacionado?

postado em 11/07/2017

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O pastejo rotacionado consiste na divisão da área de pastagem em piquetes, que são submetidos a períodos alternados de pastejo e descanso. A utilização deste sistema pode trazer muitos benefícios ao sistema produtivo como um todo e, por isso, tem sido cada vez mais recomendada sua utilização.

Confira abaixo alguns dos benefícios do pastejo rotacionado:
- Maior controle sobre a quantidade de pasto disponível;
- Redução nas perdas de pastagem que ocorrem pelo pisoteio excessivo dos animais;
- Maior chance de recuperação para a planta forrageira, que se apresenta depois do período de descanso com maior vigor e, portanto, mais nutritiva e mais resistente aos períodos de seca;
- Pastejo mais uniforme, evitando as perdas de forragem – consequência do pastejo super ou subestimado;
- Redução da infestação de plantas invasoras e garantia da permanência das plantas mais apreciadas pelos animais;
- Perenização das pastagens, eliminando a necessidade de realizar práticas de recuperação e renovação dos pastos, as quais são financeiramente onerosas.

Todos estes aspectos são tratados pelo professor Marco Aurélio Factori, durante o curso online “Sistema de lotação rotacionada de pastagem: manejo e aplicação”, que está disponível no EducaPoint e faz parte do Programa Especial de Pastagens (benefício exclusivo para assinantes do EducaPoint).

Este programa, composto por 4 cursos com os maiores especialistas no assunto, aborda todo conhecimento necessário para obter alta lucratividade na pecuária em pastagens.

Todos os assinantes do EducaPoint podem participar deste programa, basta efetuar a assinatura até 20/07 e iniciar os estudos. Aqueles que participarem, além de aprofundarem seus conhecimentos, terão alguns benefícios exclusivos:

• Certificado digital DIFERENCIADO;
• Material extra sobre o tema;
• Algumas horas de imersão em um bate-papo online com os instrutores.

Clique no link e efetue sua assinatura para participar deste programa: Programa especial em Pastagens EducaPoint. Corra, pois faltam poucos dias para poder iniciar!

Além do acesso a este programa especial, os assinantes podem participar também de mais de 60 outros cursos online disponíveis na plataforma, podendo assisti-los de onde estiver e quando quiser.

O EducaPoint é uma ferramenta essencial para todos que buscam desenvolver novas habilidades técnicas e gerenciais. As informações e conhecimentos apresentados são de alto nível, e se aplicadas com sabedoria, podem levar os usuários a um novo patamar nos negócios.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
Skype: atendimento@educapoint.com.br

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Duarte Vilela

OUTRA - OUTRO - Pesquisa/ensino
postado em 12/07/2017

O custo operacional efetivo/litro normalmente aumenta com a intensificação do sistema de produção. Se basear nesse critério, os sistemas menos intensivos são preferidos, o que não é atraente. Entretanto, a margem anual e a taxa de remuneração do capital investido aumentam com a intensificação. Na análise econômica de sistemas de produção, o indicador taxa de remuneração do capital investido é o mais completo porque inclui todos os fatores de produção. Por essa razão, deve ser o escolhido na avaliação do sistema de produção. Assim, os sistemas mais intensivos são normalmente os mais atrativos, uma hipótese que deve ser testada em função das condições regionais onde se localiza a propriedade.

A exploração intensiva de pastagens, por exemplo, é um fator que promove a melhoria da eficiência econômica, mesmo considerando sua vulnerabilidade decorrente das incertezas climáticas e do preço da terra. A adoção de tecnologias, como a fertilização e a irrigação do pasto, permite intensificar a produção e aumentar a capacidade de suporte da pastagem, propiciando condições de se prever, com segurança, a produção de mais forragem para alimentação do rebanho. O pastejo rotacionado é um exemplo clássico de como elevar a produtividade da terra e favorecer a eficiência econômica do sistema de produção.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade