ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

7 erros que você não deve cometer no pedilúvio

EDUCAPOINT

EM 18/10/2017

2 MIN DE LEITURA

0
1
É muito comum, em propriedades leiteiras, o questionamento a cerca da eficácia do PEDILÚVIO. Este processo, quando feito corretamente, é muito importante para a prevenção de lesões podais no rebanho. Porém, frequentemente os produtores cometem erros que tornam esse processo ineficaz, trazendo de volta à fazenda problemas como a dermatite digital.
 
Se você enfrenta o desafio de ter doenças podais em seu rebanho e gostaria de saber como corrigir isso, fique atento aos erros mais comuns, e que pode estar cometendo:

1. Diluição inadequada do produto. Seja em sulfato de cobre ou em formol, a solução deve conter de 3 a 5% de desinfetante na diluição. Acima dessa quantidade, o produto pode irritar muito a pele do animal.

2. Mau dimensionamento do pedilúvio. A caixa deve ter em torno de 2 metros de comprimento ou um pouco mais, para que o animal possa dar pelo menos dois passos na solução desinfetante.

3. Quantidade inadequada de animais que atravessam um pedilúvio de passagem. Em uma caixa de 200 litros, o máximo de animais que podem passar são 130. Ultrapassando esse número, as vacas estarão passando por uma solução de sujeira, e os problemas podais começarão a aparecer.

4. Profundidade incorreta do pedilúvio. A solução desinfetante deve alcançar a sobreunha do animal (unha que fica logo acima do casco), já que essa está sujeita a lesões como, por exemplo, a dermatite digital. Por esse motivo, são recomendados pelo menos 15 centímetros de profundidade para a caixa.

5. Acúmulo de sujidade no casco do animal. A camada de sujeira muito espessa impede a ação do desinfetante na pele e em parte do casco, o que diminui a eficácia do pedilúvio.

6. Frequência do pedilúvio. Para animais em confinamento, o processo feito três vezes por semana (adequadamente, de acordo com os pontos citados acima) é o suficiente para manter a dermatite digital controlada no rebanho. Para aqueles que estão em piquetes, uma vez por semana é suficiente. Em casos de animais que estiveram no barro e com acúmulo de sujeira, o ideal é que os cascos sejam lavados antes de entrar no pedilúvio.

7. Usar o pedilúvio como tratamento de lesões. O pedilúvio é um processo feito para prevenção de lesões nos cascos. Quando um animal já está com alguma irritação, ela primeiro deve ser tratada (seguindo os passos mostrados no curso “Técnicas de casqueamento e tratamento das principais lesões de casco em bovinos”). O animal ferido não deve passar pelo pedilúvio (idealmente), já que o desinfetante atrasa e prejudica o processo de cicatrização.

Seguindo estes passos corretamente, é possível prevenir a dermatite digital e várias outras lesões em seu rebanho.

Ministrado pelo médico veterinário Péricles R. Lacerda e Silva, Especialista em Podologia Bovina, o curso MEDIDAS DE MANEJO ENVOLVIDAS NA PREVENÇÃO DE PROBLEMAS PODAIS DOS BOVINOS pode te ensinar muito mais sobre técnicas de manejo e sanidade dos cascos.

Participe deste curso online completo sendo um assinante EducaPoint!
Além desse curso, os assinantes têm acesso ilimitado a cerca de 90 outros cursos.

Conheça os planos e garanta agora mesmo sua assinatura:
https://www.educapoint.com.br/checkout/

Ou ainda, experimente grátis a plataforma clicando aqui!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
Skype: atendimento@educapoint.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures