Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

MilkPoint Radar já mapeia mais de 800 mil litros diários!

postado em 12/09/2016

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O aplicativo MilkPoint Radar acaba de fechar os relatórios dos dados aportados pelos produtores participantes do sistema para o leite vendido no mês de julho/2016 (e pago durante o mês agosto/2016). Foram 410 vendas validadas para o mês (aumento de 95% em relação ao mês passado) de 401 propriedades cadastradas (97,5% mais propriedades do que no mês anterior).

O volume de leite comercializado em julho pelo conjunto dos produtores participantes chegou a 823 mil litros diários, que extrapolados para um volume anual ultrapassaria os 300 milhões de litros por ano. Este volume colocaria o MilkPoint Radar na 12º posição no Ranking Leite Brasil das Maiores Empresas de Laticínios do Brasil em 2015 e já representa cerca de 1,2% do volume de leite formal produzido no país!

O volume médio por produtor no mês de julho foi de 2.053 litros diários, com preço líquido médio de R$ 1,694/litro – R$ 0,146/litro mais alto do que o valor médio apurado para o mês de junho.

Qualidade do leite: Contagem de Células Somáticas é o grande desafio dos produtores

Chama a atenção a qualidade bacteriana do leite comercializado pelos produtores participantes do sistema. Como mostra o gráfico 1, cerca de 70% do volume mapeado apresentou Contagem Bacteriana Total (CBT) abaixo de 25 mil UFC/mL e somente 6,7% do volume mapeado apresentou resultados acima de 200 mil UFC/mL. O resultado médio de CBT (ponderado por volume) dos produtores participantes do sistema foi de 52 mil UFC/mL.

Gráfico 1. Estratificação Contagem Bacteriana Total (CBT) – Julho/2016. 

milkpoint radar

Por outro lado, em relação a Contagem de Células Somáticas, a situação é um pouco diferente. A média dos resultados apresentados pelos produtores participantes do MilkPoint Radar em julho/2016 foi de 372 mil/mL (a tabela 1 traz a distribuição dos volumes por faixa de CCS para julho/2016 no MilkPoint Radar) – o limite da IN 62 fala em 500 mil/mL e o novo limite (postergado por 2 anos) indica 400 mil/mL.

Tabela 1. Estratificação Contagem Células Somáticas (CCS) – Julho/2016. 

milkpoint radar - ccs
Aqui coloca-se um grande desafio aos produtores de leite. As medidas corretivas para redução do nível de CCS do leite são bastante mais complexas do que aquelas que (com sucesso!) levaram à redução da CBT, e seus resultados são, da mesma forma, visíveis em médio e longo prazos. Adicionalmente, quanto mais se aumenta a produtividade de uma vaca, mais suscetível ela estará a maiores Contagens de Células Somáticas.

Para participar do MilkPoint Radar baixe gratuitamente o aplicativo na App Store e no Google Play e para fazer contato com nossa equipe:

contato.radar@milkpoint.com.br
WhatsApp: (19) 99721-4296
Skype: milkpoint.radar


Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade