carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Importância do bem-estar animal na pecuária leiteira

postado em 15/05/2017

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O conceito de bem-estar animal, como ciência, já é tratado há várias décadas, sendo muito consolidado na bovinocultura de corte e avicultura e, nos últimos anos, vem ganhando muita importância na pecuária leiteira.

O bem-estar animal surgiu, principalmente, pela pressão dos consumidores em saber a origem e qualidade dos produtos adquiridos. Hoje, o tema tem sido amplamente demandado, não só pelo mercado, como também pelos meios produtivos.

Entender a importância do bem-estar em um sistema de produção leiteira resulta em ganhos positivos não só aos animais, como também para todos os envolvidos nas rotinas diárias. Nesse sentido, várias práticas podem ser adotadas na fazenda, como por exemplo, a doma de novilhas.

O primeiro parto e, consequentemente, a primeira lactação das novilhas, é um momento muito sensível, pois traz mudanças significativas na rotina desses animais, principalmente em relação ao ambiente, à ordenha e o contato direto com os funcionários. Segundo a Especialista em bem-estar animal, Lívia Magalhães, quando essas mudanças ocorrem de forma sutil, sem causar traumas aos animais, os benefícios são sentidos por todos.

No curso Bem-estar animal: estratégias de manejo que fazem a diferença, Lívia Magalhães mostra na prática como fazer a doma das novilhas, em uma fazenda com rebanho Girolando. “Nessa fazenda, as novilhas são conduzidas uma vez ao dia, todos os dias, até a sala de ordenha, onde ficam por 15 minutos na sala de espera recebendo um refrescamento, e depois são conduzidas de forma muito tranquila até a contenção. Nesse momento, os funcionários fazem a estimulação dos tetos, do úbere e das pernas, para que a novilha se acostume a esse contato”, explica.

“Esse trabalho resulta em novilhas tranquilas já na primeira ordenha, favorecendo a descida do leite e o fluxo de ordenha. Também, evita escoiceamento e lesões, quebra de equipamentos, e proporciona maior segurança dos ordenhadores”, afirma.

Segundo a especialista, esse manejo é especialmente importante em fazendas com rebanhos Girolando. “Além dos benefícios já citados, este condicionamento das novilhas permite a redução do uso de estratégias paliativas, como por exemplo a aplicação de ocitona exógena no momento da ordenha. E isso é muito positivo para o bem-estar e sanidade dos animais”, explica.

Este curso foi gravado em uma fazenda comercial que aplica as boas práticas visando o bem-estar animal, e obtém altos índices produtivos. Assine o EducaPoint e tenha acesso completo a este tema e muitos outros, já são mais de 50 cursos disponíveis por apenas R$75/mês.
 
Sobre o EducaPoint

O EducaPoint é a maior plataforma de ensino online voltada ao agronegócio, com planos de assinatura totalmente acessíveis. Oferece um amplo portfólio de cursos ministrados por profissionais que fazem a diferença no campo, sendo que os assinantes podem acessar todas as aulas de forma ilimitada, quantas vezes quiserem e de onde estiverem, pelo período em que a assinatura estiver vigente.

É uma ferramenta essencial para todos que buscam desenvolver novas habilidades técnicas e gerenciais. As informações e conhecimentos apresentados são de alto nível, e se aplicadas com sabedoria, podem levar os usuários a um novo patamar nos negócios.

Experimente gratuitamente, clicando aqui!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
Skype: atendimento@educapoint.com.br


 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Mirella

Recife - Pernambuco - Estudante
postado em 02/10/2017

Olá, saberiam informar se alguma indústria de laticínios já atua promovendo o bem-estar animal? Li matérias absurdas sobre o que acontece em algumas empresas, o descuido e maus tratos com as vacas. Há alguma empresa que fomente o bem-estar desses animais e que possamos comprar leite e derivados sem compactuar com a crueldade?
Grata desde já!

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade