carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Carlos Carvalho, da Cooperideal: "um grande desafio para o leite no Centro-Oeste é a falta de gestão aplicada"

postado em 12/06/2017

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Carlos Eduardo Carvalho - Cooperideal A Cooperideal foi inaugurada no ano de 2009 no Estado do Paraná. Um dos sócios-fundadores, Carlos Eduardo Carvalho, atendia, na época, 20 produtores de leite no oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Carlos também treinava técnicos vinculados à prefeitura da região.

Em 2011, a Cooperideal recebeu um convite da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás e do Senar-GO para o início de um trabalho de capacitação e transferência de tecnologia para profissionais da extensão rural ligados a indústrias de laticínios, cooperativas e prefeituras. O trabalho começou com apenas três municípios e atualmente, com a atuação direta do Senar como provedor de assistência técnica e gerencial, atua em mais de 100 cidades, totalizando 1.100 produtores de leite atendidos.

“A fundação da Cooperideal partiu da premissa que podemos atender outros produtores e parceiros além do Estado do Paraná, bem como, fornecedores de outras plantas de laticínios diferentes daquelas com as quais os técnicos estavam anteriormente ligados. Desta forma, o trabalho se expandiu para o RS, MS, SP, GO, DF, MT, RO, PI, AM, PA, AP e CE. Obviamente que esta expansão não ocorreu de uma hora para outra, mas sim, ao logo de oito anos, passando por momentos difíceis principalmente devido à geração de renda. Contudo, e, com o empenho e dedicação das pessoas que permaneceram até hoje no grupo, a Cooperideal está firme e forte, gerando resultados significativos dentro e fora da porteira”, comentou Carlos.

Além do leite, a cooperativa atua em outros ramos, como na condução do Programa @Ideal, destinado a trabalhos de intensificação da produção de carne a produtores de gado de corte com base na exploração das pastagens tropicais em todo o país.

Hoje a Cooperideal atende - de maneira direta e indireta - mais de 1.500 propriedades no Brasil. Os cooperados são os técnicos de campo disponibilizados conforme demanda de trabalhos de consultoria nas regiões de atuação e, os produtores, são os clientes/parceiros.

Para contar detalhes dessa história e os desafios enfrentados, Carlos palestrará no Interleite Brasil 2017, o evento que mais inova em conceito, quando se fala de leite.

A sua apresentação (“Fatores que definem a rentabilidade no Centro-Oeste”) compõe o painel “Produção de leite, mercado e rentabilidade: vamos aos números”. O evento deste ano terá apresentações de produtores e técnicos, divididas nos painéis temáticos:

- Por que investir no leite?;
- Começando do zero: desafios, aprendizados e expectativas;
- Produção de leite, mercado e rentabilidade: vamos aos números;
- Inovação e futuro;
- Tecnologia aplicada;
- Conforto, reprodução e sanidade;
- Produtores em destaque: gestão para resultados consistentes.


Senar Mais (Goiás Mais Leite)

O antigo Goiás Mais Leite (atualmente Senar Mais) é um trabalho de atendimento técnico e gerencial aos produtores de leite do Estado de Goiás. Neste trabalho, que é uma parceria entre o Sistema Faeg/Senar e a Cooperideal, a ideia é sensibilizar, capacitar e supervisionar técnicos e produtores de leite ligados ao programa. Este, segue uma metodologia inovadora de acompanhamento para geração de resultados para toda a cadeia baseada na sustentabilidade social, econômica e ambiental do sistema. O programa é composto por pequenos produtores (abaixo de 100 litros por dia) e também grandes, com mais de 10.000 litros/dia. Uma das premissas é respeitar as características de cada propriedade incluindo pessoas e, nunca excluindo.

“Eu acredito que os desafios da produção de leite no Centro-Oeste são semelhantes às outras regiões produtoras, como mão de obra, falta de energia e competitividade com outras atividades rurais, mas, ressalto que um dos grandes gargalos é a falta de gestão aplicada. Esta situação não está relacionada apenas aos pequenos produtores já que, quando aplicamos diagnósticos em propriedades maiores, também não encontramos de maneira organizada dados fundamentais para a condução do negócio leite. Faltam indicadores essenciais para uma atividade profissional em busca de resultados que fazem, verdadeiramente, valer a pena produzir leite”, destaca Carlos. 

Eu acredito que os desafios da produção de leite no Centro-Oeste são semelhantes às outras regiões produtoras, como mão de obra, falta de energia e competitividade com outras atividades rurais, mas, ressalto que um dos grandes gargalos é a falta de gestão aplicada.Carlos Eduardo Carvalho

Segundo ele, o Interleite Brasil é considerado o evento mais importante da cadeia leiteira do país. “É uma oportunidade ímpar para os técnicos e produtores ligados à atividade leiteira enriquecerem o conhecimento, agregarem valor aos seus negócios e aumentarem a rede de contatos em busca de inovação - fundamental para continuidade do trabalho”.

Vale ressaltar que Carlos foi o ganhador do Prêmio Impacto (atual Prêmio Vidal Pedroso de Faria) em 2016 no Interleite Brasil. O prêmio, promovido pelo MilkPoint, homenageia profissionais cujas contribuições na área de consultoria, ensino ou pesquisa foram fundamentais para a evolução da pecuária leiteira. 

Carlos Eduardo Carvalho - Cooperideal - Prêmio Impacto
Prêmio Impacto 2016 - Carlos Eduardo Carvalho 

Conheça os produtores que compartilharão as suas experiências neste ano, suas respectivas fazendas e todo o corpo técnico selecionado ‘a dedo’ pela Equipe AgriPoint para palestrar no Interleite Brasil 2017. O evento ocorrerá nos dias 02 e 03 de agosto.

Confira a programação completa no site www.interleite.com.br, com condições especiais para os primeiros inscritos! Vale a pena lembrar que as inscrições com desconto se encerram no dia 19/06!

Para quaisquer informações ou dúvidas sobre o evento envie um e-mail para
eventos@agripoint.com.br ou ligue para (19) 3432-2199

patrocinadores Interleite Brasil 2017

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Fernando Penteado

São José do Rio Preto - São Paulo - Trader
postado em 13/06/2017

Carlos Eduardo

boa tarde

Gostaria de saber em que região do Pará a cooperativa esta atuando.

abs

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade