Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Carla Bittar: cuidar das bezerras é garantir alta produtividade no futuro

postado em 19/05/2017

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O EducaPoint está revolucionando o ensino no universo agro trazendo ao alcance de centenas de técnicos e produtores rurais, cursos com os maiores especialistas do setor.

A professora Carla Bittar do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP, já participa dos cursos da AgriPoint desde quando foi lançada a primeira versão da plataforma de cursos online e, agora no EducaPoint é instrutora do curso “Aspectos práticos da criação de bezerras leiteiras”, gravado inteiramente a campo.
 

A criação de bezerras é tida como um dos grandes gargalos de fazendo leiteiras. Carla conta que desde a época em que se formou como engenheira agrônoma na Esalq/USP, percebeu a negligência de muitos produtores com animais jovens e o quanto isso afeta a eficiência do sistema de produção. Ela ainda comenta que “as altas taxas de mortalidade associadas ao baixo desempenho acabam aumentando a idade a puberdade e consequentemente ao primeiro parto, trazendo grande ineficiência ao sistema”.
 
Carla Bittar tem dedicado sua atuação como pesquisadora e professora a encontrar e difundir formas acessíveis e eficazes para que produtores obtenham bezerras e novilhas mais saudáveis e produtivas. Confira abaixo um pouco mais sobre o seu trabalho e as atividades que tem realizado:

Que atividades está desenvolvendo atualmente?
Carla: Continuo envolvida com aulas da graduação no curso de engenharia agronômica, nas áreas de nutrição e manejo de bovinos leiteiros, além de aulas na pós-graduação como, “Nutrição de ruminantes” e, “Bioquímica e metabolismo animal”. Tenho envolvimento com cursos e treinamentos para cooperativas e técnicos de empresa privada, além de ministrar palestras em eventos da área.

Além disso, desenvolvo pesquisa com bezerros em aleitamento com um grande grupo de alunos de pós-graduação e graduação. Terminamos um projeto avaliando colostragem com colostro materno e suplementação, além de determinar o melhor horário para avaliar a transferência de imunidade passiva e a importância do colostro para a produção de calor do recém-nascido.

Agora vamos iniciar uma série de trabalhos com nutrição/manejo alimentar da recém-nascida e seus efeitos na colonização microbiana e efeitos no desempenho durante o aleitamento. Já estudamos o fornecimento de leite acidificado e no momento estamos estudando o efeito da suplementação da própolis vermelha como alternativa aos antibióticos

Quais suas principais contribuições para o setor pecuário nos últimos anos?
Carla: Acredito que o trabalho que vem sendo conduzido com a minha equipe de alunos de graduação e pós-graduação na ESALQ tem auxiliado o produtor a melhorar seus índices produtivos.

Vemos que muitos dos problemas ocorrem já nos primeiros dias, com colostragem inadequada, e por isso temos trabalhado bastante nesta fase. Também, os programas de aleitamento (volume e tipo de dieta líquida), além de processos de desaleitamento mal feitos tem também colaborado com baixos índices zootécnicos. Nossos trabalhos de pesquisa e de extensão tem chamado a atenção de produtores para pontos como estes e hoje, não vemos mais a criação de fêmeas de reposição ser tratada como última prioridade.

Como o conteúdo dos cursos pode contribuir para o desenvolvimento da atividade?
Carla: Os cursos são direcionados para técnicos e produtores, com linguagem acessível e foco no aumento da produtividade e bem-estar dos animais de produção. No caso dos cursos com animais em aleitamento, temos focado em aspectos que são gargalos recorrentes nos sistemas de produção como a colostragem, o manejo nutricional nesta fase, principalmente para o desaleitamento adequado, além de manejo de instalações. Os novos cursos a distância do EducaPoint trazem a flexibilidade do acesso em qualquer momento e lugar e com a vantagem de serem módulos curtos e de fácil assimilação, não comprometendo outras atividades diárias do aluno.

Confira o conteúdo completo do curso sobre criação de bezerras com a professora Carla Bittar, clicando no link: “Aspectos práticos da criação eficiente de bezerras leiteiras”.

Experimente gratuitamente o EducaPoint e tenha acesso a este treinamento e muitos outros, clicando aqui!

Sobre o EducaPoint

O EducaPoint é a maior plataforma de ensino online voltada ao agronegócio, com planos de assinatura totalmente acessíveis. Oferece um amplo portfólio de cursos ministrados por profissionais que fazem a diferença no campo, sendo que os assinantes podem acessar todas as aulas de forma ilimitada, quantas vezes quiserem e de onde estiverem, pelo período em que a assinatura estiver vigente.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
Skype: atendimento@educapoint.com.br

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade