Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Zinpro Performance Minerals e Biotina para saúde de casco

Por Zinpro Performance Minerals
postado em 08/09/2016

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A melhor integridade de casco é importante para melhorar a saúde e produtividade do rebanho leiteiro. A formação da queratina é fundamental no processo de mudança celular que transforma as células epidérmicas altamente funcionais em células fibrosas e formam a estrutura do casco.

Essa diferenciação das células epidérmicas é muito complexa e muito sensível a variação hormonal, fluxo de nutrientes e ambiente. Esse é um processo de fluxo de nutrientes, impactado pelo controle hormonal que é o maior responsável pela determinação da integridade e qualidade do tecido queratinizado do casco. Quando a suplementação de nutrientes para a formação de células queratinazadas é comprometida ou completamente alterada, ocorre a formação de um tecido córneo de baixa qualidade. Tecido córneo de qualidade inferior aumenta a susceptibilidade a desenvolver doenças de casco e por fim pode levar a claudicação. Cálcio, Zinco, Cobre, Manganês, Vitamina A, D e E e Biotina todos são importantes na produção e na manutenção de um casco saudável.

Microminerais

Zinco tem sido identificado como um mineral chave no processo de queratinização. O requerimento de Zinco para vacas leiteiras varia de acordo com o estágio da lactação. A produção de leite é um dreno de zinco armazenado, portanto o requerimento de Zinco é mais alto no início da lactação. Suplementação insuficiente de fontes biodisponíveis de Zinco durante o período seco e durante a lactação pode predispor a formação de um tecido córneo do casco de inferior qualidade, com o aumento de claudicação. O Zinco desempenha o papel chave em 3 funções no processo de queratinização – catalítico, estrutural e regulatório. O papel catalítico está envolvido com enzimas. O papel estrutural está na formação de proteínas estruturais durante o processo de queratinização e o impacto regulatório envolve como outros elementos são controlados dentro do processo. Cobre e Manganês desempenham papéis diferentes mas também são vitais no desenvolvimento da qualidade do tecido córneo do casco.

Vários estudos têm mostrado que vacas alimentadas com Zinco-metionina da Zinpro Performance Minerals aumentam a integridade do casco. Num estudo de um ano, vacas alimentadas com Zinpro Performance Minerals tiveram menos casos de Foot Rot (podridão de casco), erosão de talão, dermatite interdigital e laminites que a vacas alimentadas com microminerais de fontes inorgânicas. Pesquisas têm demonstrado que suplementar Zn, Mn, Cu e Co na forma de mineral complexado o benefício para integridade de casco é maior que suplementar somente Zn complexado. Três diferentes estudos mostraram melhores resultados na integridade dos cascos quando foi usado o Availa®4 (Zn, Mn, Cu e Co) da Zinpro Performance Minerals.

Além de melhorar a saúde de casco, a Zinpro Performance Minerals tem mais de 30 trabalhos mostrando redução na contagem de células somáticas, melhora no desempenho reprodutivo e aumento na produção de leite em várias situações de alimentação.

Biotina

O requerimento de biotina para dietas de vacas leiteiras ainda não foi estabelecido. Há seis experimentos publicados que avaliaram o efeito da suplementação com biotina sobre as lesões de casco e claudicação em vacas leiteiras. Embora as respostas tenham variado entre os experimentos, todos os estudos relatam redução da prevalência de lesões específicas ou de claudicação dos animais suplementados com biotina. Na maioria dos estudos foi suplementado 20 mg/d, mas num estudo com vacas de corte foi suplementado 10 mg/d e houve resposta positive. Todos os experimentos envolveram suplementação de biotina por longo prazo (meses). A suplementação com biotina geralmente reduz as lesões de casco em 2 ou 3 meses, já para reduzir a claudicação clínica pode ser necessário 6 meses de suplementação.

Como a biotina funciona?

O mecanismo pelo qual a biotina afeta a saúde dos cascos ainda não é bem compreendido. O aumento da síntese de queratina pelos queratinócitos do casco pode ser uma das possibilidades do mecanismo de ação da biotina sobre a melhor saúde dos cascos. Os queratinócitos são as células responsáveis pela síntese de proteínas conhecidas como queratinas e a síntese de queratinas é o principal determinante da integridade dos cascos. O aumento da síntese de ácidos graxos via aumento da atividade enzimática pode ser outro mecanismo pelo qual a biotina melhora a saúde de casco. Os queratinócitos estão embebidos em uma matriz extracelular rica em lipídios composto de colesterol, ácidos graxos e gorduras. Tem sido reportado que a suplementação de biotina diminui a concentração de água e aumenta a concentração de gordura na sola dos cascos das vacas leiteiras.

A resposta na produção de leite a suplementação de biotina é menos consistente que as respostas na saúde de casco mas a maioria dos estudos relataram aumento na produção. Em vacas de baixa produção e/ ou em final de lactação e menos provável de se conseguir um aumento na produção de leite com a suplementação de biotina. Em todos os estudos a média do aumento na produção de leite foi de aproximadamente de 0.9 a 1.4 kg/dia. Embora alguns meses são necessários para visualizar melhora na saúde de casco, a resposta na produção de leite pode aparecer muito rápido. O mecanismo pelo qual a biotina aumenta a produção de leite ainda não é conhecido mas a biotina pode aumentar a atividade de gluconeogênese do fígado.

Há resposta na suplementação de Zinpro Performance Minerals e Biotina?

Em dois estudos publicados foram suplementados Zinpro Performance Minerals e Biotina em conjunto. Quando biotina foi adicionado a dieta com Zinpro Performance Minerals foi observado um aumento significativo na quantidade de leite produzido no período de 100 dias. Num estudo separado, adicionando os complexos de Zn, Cu, Mn e Co da Zinpro Performance Minerals numa dieta com 20 mg de biotina diminuiu em 15% os casos de erosão de talão e reduziu numericamente os casos de dermatites digital e interdigital. Além de reduzir a contagem de células somáticas e melhorar o desempenho reprodutivo. Em ambos os experimentos, a adição de biotina ou Zinpro Performance Minerals melhorou o desempenho animal indicando um efeito sinergético desses aditivos. Tanto Zinpro Performance Minerals como biotina tem um importante papel na melhora da saúde de casco.

Mulling propôs a analogia da construção de uma parede de tijolos para o efeito da suplementação de Zinpro Performance Minerals e biotina na formação da queratina do casco. Zinco é necessário para ativar o sistema enzimático na formação da estrutura celular (tijolo) e a biotina é necessária para a produção da substância cimentante intracelular (argamassa). Juntos, eles permitem que o pedreiro (queratinização das células escamosas) possa construir uma íntegra e forte parede que irá suportar o estresse ambiental. Essa capacidade de suportar melhor o estresse ambiental, que em última instância determina a melhor produtividade e rentabilidade potencial do animal.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

Pedro Aurelio Villani

Juiz de Fora - Minas Gerais - Produção de leite
postado em 08/09/2016

gostaria de saber mais detalhes, o meu maior problema hoje é casco.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade