Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Hora de secar suas vacas. Você está fazendo a coisa certa?

Por Ceva Saúde Animal
postado em 09/09/2016

5 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 


Depois de produzir leite por um período de lactação inteiro, suas vacas estão se aproximando da etapa crítica de secagem. A demanda para a produção de leite foi alta e continuará sendo alta no momento da secagem, coincidindo com o momento que o bezerro está crescendo exponencialmente em seu ventre. É muito importante garantir que nutrição e conforto sejam adequados e que o estresse seja mínimo para prevenir desafios metabólicos que possam comprometer a saúde da vaca gestante.

A introdução de um facilitador de secagem, Velactis® traz a oportunidade de facilitar esse momento crítico reduzindo a produção de leite com uma simples injeção e secando a vaca abruptamente.

Com o uso do facilitador de secagem Velactis® você não tem que tomar nenhuma outra medida para reduzir a produção de leite de suas vacas antes ou depois da secagem.

Velactis® deve ser administrado dentro de 4 horas após a última ordenha, no dia da secagem.

Velactis® proporciona a adoção de um procedimento fácil de secagem que simplifica o manejo, aumenta seu lucro, melhora o bem-estar da vaca e a saúde do úbere.

O Processo de Secagem - Passo a Passo

Passo 1 - Três semanas antes da secagem

Lembre-se que as vacas a serem submetidas ao processo de secagem se encontram gestantes Portanto, temos que garantir apropriado aporte de nutrientes para suportar a produção de leite, o desenvolvimento fetal e minimizar o risco de problemas metabólicos. Sim! Na secagem podem ocorrer problemas metabólicos transitórios, porque muitas mudanças podem ocorrer: nutrição, instalações, mudanças de lote, expectativa de ser ordenhada, e são esses problemas que queremos evitar.

- Mantenha o animal na dieta usual de lactação, de acordo com o nível de produção da vaca, se certificando que as exigências de proteína, energia, cálcio, magnésio e vitaminas sejam atendidas. Lembre-se, neste momento queremos manter a produção da vaca e não mais reduzir sua produção. Velactis® irá facilitar a secagem segura de seu animal. (Fale com seu nutricionista que você está utilizando Velactis®)

- Continue fornecendo a quantidade de alimento necessário por animal, para que o consumo das vacas não seja comprometido.

- Mantenha o animal no mesmo lote até a última ordenha. Trocar as vacas pré secagem de lote induz certo grau de estresse que pode comprometer o suprimento de nutrientes para o feto e comprometer a função imune.

- Mantenha a mesma frequência e rotina de ordenha até a última ordenha no dia da secagem. Não reduza o número de ordenhas. Mantenha livre acesso à água para todas as vacas durante todo o tempo.

- Certifique-se que as vacas sejam resfriadas adequadamente, principalmente se a secagem coincidir com o período de estresse térmico.

Passo 2 - O momento da secagem

- Não atrase o processo de secagem estendendo a lactação. Se a vaca passou pela última ordenha e recebeu Velactis® ela não deve mais ser ordenhada.

- Não tente reduzir a produção de leite com qualquer tipo de manejo, estresse ou restrições alimentares, isso pode comprometer a fisiologia da vaca. Ao invés disso use Velactis® para facilitar o processo.

- Utilize o método de secagem abrupta. Não troque a nutrição, as instalações ou lotes de vacas e nem a frequência de ordenhas antes da secagem! Certifique-se que os animais tenham acesso ao alimento e à água durante todo o período, antes e depois da última ordenha.

- Não isole vacas na secagem por mais de uma hora. Isso causa estresse, prejudica a nutrição do feto e o sistema imune da vaca.

- A aplicação de Velactis deve ser feita em no máximo 4 horas após a última ordenha em dose única de 5 mL via intramuscular.

- Embora previna novas infecções intramamárias, Velactis® não é antibiótico. Utilize normalmente o programa de controle de mastite conforme orientação do seu veterinário.

Passo 3 - Após a secagem

- Agora sim, mova os animais para o lote de vacas secas e certifique-se que as vacas tenham acesso à nova dieta de vacas secas imediatamente após a mudança de lote.

- Certifique-se que as vacas secas tenham as exigências de proteína, energia, cálcio, magnésio e vitaminas atendidas adequadamente. Fale com seu nutricionista.

- Certifique-se que as vacas secas tenham livre acesso à água todo o tempo.

- Evite super lotação e disponibilize camas secas e limpas para permitir que as vacas secas descansem confortavelmente.

Velactis® proporciona a você

- Um procedimento simples que facilita o manejo de secagem.
- Uma ótima ferramenta para reduzir os riscos do vazamento de leite na secagem e o risco de novas infecções intramamárias durante o período seco.
- Uma melhoria no bem-estar de suas vacas nos dias subsequentes à secagem.

Lembre-se que toda vez que que você faz a secagem de suas vacas você inicia a preparação para a próxima lactação!

Qualquer dúvida entre em contato pelo formulário abaixo:

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Celso Carlos

OUTRA - OUTRO - OUTRA
postado em 16/09/2016

Onde consigo comprar o Velartis? Em uma breve busca na internet, encontrei o preço do produto por cerca de 140reais a unidade de 5ml... Teria um desconto na compra em atacado para que seja viável o uso na propriedade? Obrigado

Email: blust001@yahoo.com.br

Ceva Saúde Animal

Paulínia - São Paulo - Indústria de insumos para a produção
postado em 19/09/2016

Bom dia  Celso Carlos

Te enviei um e-mail indicando algumas opções para adquirir o Velactis.

Estamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

Rudsen

AUGUSTO HENRIQUE ZIEMER DA COSTA

Palotina - Paraná - Consultoria/extensão rural
postado em 05/10/2016

Boa  noite
Gostaria de ter acesso mais aprofundado desse produto, quais os resultados obitidos.
Se possível me enviar por e-mail fico grato
augustohziemer@gmail.com

Obrigado!

Ceva Saúde Animal

Paulínia - São Paulo - Indústria de insumos para a produção
postado em 06/10/2016

Bom dia Augusto

Na página http://www.ceva.com.br/Especies/Ruminantes/Facilitador-de-Secagem estão disponíveis várias informações a respeito do Velactis. Inclusive, no link "Estudos de eficácia a campo", apresentamos os resultados obtidos com o produto.
Te enviarei por e-mail também o contato do nosso veterinário de campo no PR.

Quaisquer outros esclarecimentos nos acione.

Rudsen

Hamilton Lara

OUTRA - OUTRO - Produção de leite
postado há 1 hora e 36 minutos atrás

Já experimentei, muito eficiente.
Hamilton Lara - hlara@timbrasil.com.br

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade