ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Hora de secar suas vacas. Você está fazendo a coisa certa?

POR CEVA SAÚDE ANIMAL

CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMAL

EM 09/09/2016

3 MIN DE LEITURA

10
0

Depois de produzir leite por um período de lactação inteiro, suas vacas estão se aproximando da etapa crítica de secagem. A demanda para a produção de leite foi alta e continuará sendo alta no momento da secagem, coincidindo com o momento que o bezerro está crescendo exponencialmente em seu ventre. É muito importante garantir que nutrição e conforto sejam adequados e que o estresse seja mínimo para prevenir desafios metabólicos que possam comprometer a saúde da vaca gestante.

A introdução de um facilitador de secagem, Velactis® traz a oportunidade de facilitar esse momento crítico reduzindo a produção de leite com uma simples injeção e secando a vaca abruptamente.

Com o uso do facilitador de secagem Velactis® você não tem que tomar nenhuma outra medida para reduzir a produção de leite de suas vacas antes ou depois da secagem.

Velactis® deve ser administrado dentro de 4 horas após a última ordenha, no dia da secagem.

Velactis® proporciona a adoção de um procedimento fácil de secagem que simplifica o manejo, aumenta seu lucro, melhora o bem-estar da vaca e a saúde do úbere.

O Processo de Secagem - Passo a Passo

Passo 1 - Três semanas antes da secagem

Lembre-se que as vacas a serem submetidas ao processo de secagem se encontram gestantes Portanto, temos que garantir apropriado aporte de nutrientes para suportar a produção de leite, o desenvolvimento fetal e minimizar o risco de problemas metabólicos. Sim! Na secagem podem ocorrer problemas metabólicos transitórios, porque muitas mudanças podem ocorrer: nutrição, instalações, mudanças de lote, expectativa de ser ordenhada, e são esses problemas que queremos evitar.

- Mantenha o animal na dieta usual de lactação, de acordo com o nível de produção da vaca, se certificando que as exigências de proteína, energia, cálcio, magnésio e vitaminas sejam atendidas. Lembre-se, neste momento queremos manter a produção da vaca e não mais reduzir sua produção. Velactis® irá facilitar a secagem segura de seu animal. (Fale com seu nutricionista que você está utilizando Velactis®)

- Continue fornecendo a quantidade de alimento necessário por animal, para que o consumo das vacas não seja comprometido.

- Mantenha o animal no mesmo lote até a última ordenha. Trocar as vacas pré secagem de lote induz certo grau de estresse que pode comprometer o suprimento de nutrientes para o feto e comprometer a função imune.

- Mantenha a mesma frequência e rotina de ordenha até a última ordenha no dia da secagem. Não reduza o número de ordenhas. Mantenha livre acesso à água para todas as vacas durante todo o tempo.

- Certifique-se que as vacas sejam resfriadas adequadamente, principalmente se a secagem coincidir com o período de estresse térmico.

Passo 2 - O momento da secagem

- Não atrase o processo de secagem estendendo a lactação. Se a vaca passou pela última ordenha e recebeu Velactis® ela não deve mais ser ordenhada.

- Não tente reduzir a produção de leite com qualquer tipo de manejo, estresse ou restrições alimentares, isso pode comprometer a fisiologia da vaca. Ao invés disso use Velactis® para facilitar o processo.

- Utilize o método de secagem abrupta. Não troque a nutrição, as instalações ou lotes de vacas e nem a frequência de ordenhas antes da secagem! Certifique-se que os animais tenham acesso ao alimento e à água durante todo o período, antes e depois da última ordenha.

- Não isole vacas na secagem por mais de uma hora. Isso causa estresse, prejudica a nutrição do feto e o sistema imune da vaca.

- A aplicação de Velactis deve ser feita em no máximo 4 horas após a última ordenha em dose única de 5 mL via intramuscular.

- Embora previna novas infecções intramamárias, Velactis® não é antibiótico. Utilize normalmente o programa de controle de mastite conforme orientação do seu veterinário.

Passo 3 - Após a secagem

- Agora sim, mova os animais para o lote de vacas secas e certifique-se que as vacas tenham acesso à nova dieta de vacas secas imediatamente após a mudança de lote.

- Certifique-se que as vacas secas tenham as exigências de proteína, energia, cálcio, magnésio e vitaminas atendidas adequadamente. Fale com seu nutricionista.

- Certifique-se que as vacas secas tenham livre acesso à água todo o tempo.

- Evite super lotação e disponibilize camas secas e limpas para permitir que as vacas secas descansem confortavelmente.

Velactis® proporciona a você

- Um procedimento simples que facilita o manejo de secagem.
- Uma ótima ferramenta para reduzir os riscos do vazamento de leite na secagem e o risco de novas infecções intramamárias durante o período seco.
- Uma melhoria no bem-estar de suas vacas nos dias subsequentes à secagem.

Lembre-se que toda vez que que você faz a secagem de suas vacas você inicia a preparação para a próxima lactação!

Qualquer dúvida entre em contato pelo formulário abaixo:

CEVA SAÚDE ANIMAL

A Ceva vai revolucionar o manejo de secagem no mundo

10

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANDRÉIA DE SOUSA MAURER

ARROIO TRINTA - SANTA CATARINA

EM 25/06/2022

Opa
MARCOS ANTONIO FULGÊNCIO MALACCO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 04/09/2020

Olá Gilciney!
Obrigado por entrar em contato.
Entendo que o primeiro passo é consultar um médico veterinário de sua confiança e verificar se o animal apresenta mastite. Em caso positivo, de acordo com a recomendação do profissional, realizar o tratamento com produtos para vacas em lactação. Após constatada a cura, fazer o procedimento de secagem e ao mesmo momento utilizar o Velactis
GILCINEY PEREIRA

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/09/2020

Apliquei bisnaga nas 4 tetas para secagem ha dois dias mas o ubere continua mto cheio e pingando leite. Observei que as duas tetas de tras estão duras .nesse caso pisso aplucar o velactis?
MARCOS ANTONIO FULGÊNCIO MALACCO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 04/09/2020

Olá Gilciney!
Muito obrigado pelo contato.
Entendo que em primeiro lugar você deva procurar um médico veterinário de sua confiança e realizar o diagnóstico para mastite. Em caso positivo, de acordo com a recomendação do profissional, realizar o tratamento e após a cura do animal, fazer novamente o protocolo de secagem e utilizar o Velactis.
NIVALDO CORRETOR

EM 01/07/2019

Pode se consumir o leite da vaca prenhe,em época de secagem?
CEVA SAÚDE ANIMAL

PIRACICABA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 01/07/2019

Olá, Nivaldo.
Agradecemos o contato.
Não sei se ficou clara a sua pergunta, mas quando a vaca está em período seco, isso significa que ela não está produzindo leite, portanto não há leite para consumir. Essa fase é importante para que ela recupere todo o parênquima mamário para se preparar para a próxima lactação.
Quando a vaca está prenhe e está produzindo leite (antes da secagem), não há problemas em consumir esse leite, desde que não esteja sendo medicada com drogas que deixem resíduo.
Lembrando que o Velactis é um produto utilizado para facilitar o momento da secagem e não há nenhuma carência.
Esperamos ter respondido sua dúvida.
Abraço
Equipe Ceva
HAMILTON LARA

SÃO TIAGO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/01/2017

Já experimentei, muito eficiente.

Hamilton Lara - hlara@timbrasil.com.br
AUGUSTO HENRIQUE ZIEMER DA COSTA

JAGUARIAÍVA - PARANÁ - OVINOS/CAPRINOS

EM 05/10/2016

Boa  noite

Gostaria de ter acesso mais aprofundado desse produto, quais os resultados obitidos.

Se possível me enviar por e-mail fico grato

augustohziemer@gmail.com



Obrigado!
CEVA SAÚDE ANIMAL

PIRACICABA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 19/09/2016

Bom dia  Celso Carlos



Te enviei um e-mail indicando algumas opções para adquirir o Velactis.



Estamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.



Rudsen
CELSO CARLOS

SÃO GOTARDO - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 16/09/2016

Onde consigo comprar o Velartis? Em uma breve busca na internet, encontrei o preço do produto por cerca de 140reais a unidade de 5ml... Teria um desconto na compra em atacado para que seja viável o uso na propriedade? Obrigado



Email: blust001@yahoo.com.br

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures