ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fatores de risco para o reinício da ciclicidade pós-parto e sobrevivência embrionária em vacas de leite lactantes.

POR JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

E RICARDA MARIA DOS SANTOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 05/03/2009

2 MIN DE LEITURA

2
0
Este texto é parte do artigo "Risk factors for resumption of postpartum estrous cycles and embryonic survival in lactating dairy cows", publicado pelos pesquisadores: Santos, JEP, Rutigliano, HM, Sá Filho, MF, em 2009 na revista Animal Reproduction Science, v.110, p.207-221.

O objetivo do estudo foi avaliar os fatores relacionados com o retorno da ciclicidade pós-parto e a sobrevivência embrionária em vacas de leite lactantes. Vacas Holandesas (n=6396) de quatro rebanhos foram analisadas para determinar a relação entre ordem das lactações, escore de condição corporal (ECC) ao parto e a primeira IA, estação do ano em que o parto ocorreu e produção de leite no retorno à ciclicidade 65 dias pós-parto, e todas as variáveis descritas anteriormente, mais ciclicidade e método de IA na taxa de concepção e na sobrevivência embrionária após a primeira IA pós-parto.

As vacas foram pré-sincronizadas com duas injeções de prostaglandina aplicadas com 14 dias de intervalo e foram inseminadas entre 69 a 82 DPP, após a sincronização do estro (GnRH - 7dias - PGF - observação de cio) ou da ovulação (protocolo Ovsynch) com o protocolo iniciado 12 a 14 dias após a pre-sincronização.

Amostras de sangue foram coletadas duas vezes (aproximadamente 51 e 63 DPP) para determinar a ciclicidade das vacas pela dosagem de progesterona. As vacas foram consideradas ciclando quando a dosagem de progesterona foi maior ou igual a 1ng/ml em pelo menos uma das amostras.

O ECC foi avaliado na semana após o parto e no momento da primeira IA pós-parto, entre 69 a 82 DPP. A produção de leite de cada vaca foi avaliada nos primeiros 90 DPP. A gestação foi diagnosticada 30 ± 3 e 58 ± 3 dias após a IA.

Uma maior porcentagem de vacas multíparas já tinha retornado a ciclicidade aos 65 DPP (P<0,001). O retorno a ciclicidade foi influenciado (P<0,01) pelo ECC ao parto e a primeira IA, estação do ano e produção de leite. Mais vacas (P<0,001) que iniciaram a ciclicidade até os 65 DPP estavam gestantes 30 e 58 dias após a primeira IA, em comparação com as vacas que estavam em anestro, porém a condição de ciclicidade não afetou a sobrevivência embrionária.

A taxa de concepção foi afetada (P<0,01) pela ordem, ECC ao parto e a primeira IA, mudança no ECC e estação do ano em que o parto ocorreu, porém não foi afetada pela produção de leite e pelo tipo método de inseminação utilizado. Os fatores que reduziram a concepção aos 30 dias após a IA, também aumentaram a perda de gestação entre os dias 30 a 58 após a IA.

Aumentando o ECC ao parto e à primeira IA, e reduzindo a perda de ECC após o parto, encurtando o intervalo entre o parto e o retorno a ciclicidade, aumentam as chances da vaca ficar gestante mais cedo, devido ao aumento das chances de sobrevivência embrionária.

Fatores de risco para o reinício da ciclicidade aos 65 DPP em vacas leiteiras lactantes.



Fatores de risco para a concepção 30 dias após a primeira IA em vacas leiteiras lactantes.



Fatores de risco para a concepção 58 dias após a primeira IA em vacas leiteiras lactantes.



Fatores de risco para a perda de gestação entre 30 e 58 dias após a primeira IA em vacas leiteiras lactantes.

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

RICARDA MARIA DOS SANTOS

Professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.
Médica veterinária formada pela FMVZ-UNESP de Botucatu em 1995, com doutorado em Medicina Veterinária pela FCAV-UNESP de Jaboticabal em 2005.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROGÉRIO OLIVEIRA CORREIA

ORIZONA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/03/2009

Estes radares técnicos são de grande valia, principalmente para nós tecnicos de campo, facilitando a interação entre pesquisador, veterinario de campo e homem do campo.
LAERCIO FLORES MARQUES

SÃO JOSÉ DO CEDRO - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/03/2009

Todos os artigos sobre o comportamento reprodutivo dos animais são muito interessantes. Entendo que sendo técnico de campo seria mais esclarecedor que o articulista pudesse fazer uma apreciação descritiva dos resultados obtidos estatisticamente para melhor entendimento dos dados obtidos. Obrigado.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures