ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Avaliação do protocolo

POR JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 08/06/2000

4 MIN DE LEITURA

0
0

José Luiz Moraes Vasconcelos

O protocolo denominado "Ovsynch" tem a função de sincronizar o estro das vacas de forma a permitir a inseminação programada dos animais sem a necessidade de observação do estro (cio). Desta forma, considerando que boa parte dos estros não são captados em condições de fazenda, consegue-se inseminar uma maior quantidade de vacas e, com isto, o número de prenhezes/período tende a aumentar.

Resumidamente, ele consiste de 1 aplicação de GnRH, seguida de 1 aplicação de PGF2a e novamente 1 aplicação de GnRH, procedendo-se então à inseminação.

O objetivo do experimento relatado a seguir foi avaliar se o dia do ciclo estral em que se inicia o protocolo "Ovsynch", influencia a taxa de ovulação ao primeiro GnRH e a taxa de sincronização.

Foram utilizadas 156 vacas Holandesas em lactação. A média de produção das vacas destes rebanhos variava entre 11000 a 13000 kg leite/lactação, sendo que as vacas utilizadas neste estudo apresentavam produção de 44,6(8,6 kg leite/ dia e 56(16 dias em lactação por ocasião da primeira aplicação de GnRH. As vacas eram mantidas em sistema "free stall", agrupadas em lotes, de acordo com ordem de lactação, dias em lactação e produção de leite. Os animais eram tratados com ração completa constituída de feno e pré-secado de alfafa, balanceada de acordo com os níveis recomendados pelo NRC (1989), e ordenhadas três vezes ao dia. Vacas neste estudo (com mais de 60 dias em lactação) receberam Somatotropina Bovina Recombinante (bST), de acordo com a orientação do fabricante. As vacas foram reunidas em quatro grupos, de acordo com o dia do ciclo estral a que foram submetidas à aplicação da primeira dose de GnRH, sendo o grupo 1 entre os dias 1 a 4, com 31 vacas; o grupo 2, entre os dias 5 a 9, com 47 vacas; o grupo 3, entre os dias 10 a 16, com 52 vacas, e o grupo 4, entre os dias 17 a 21, com 26 vacas. Os animais que apresentaram estro no dia da aplicação do GnRH, foram colocadas no último grupo.

A porcentagem média de vacas que ovularam após a primeira aplicação de GnRH foi de 64 %, variando por fase do ciclo estral (Tabela 1) com menor taxa de ovulação nos dias 1 a 4 (23 %) e maior taxa de ovulação entre os dias 5 a 9 (96 %). A taxa de sincronização após a segunda aplicação de GnRH não foi influenciada pela fase do ciclo estral (Tabela 1), mas variou de acordo com a resposta à primeira dose de GnRH (92 % na presença de ovulação e 79% na ausência, Tabela 2).

 

Tabela 1



A taxa de sincronização após a segunda dose de GnRH foi de 87%, com 6% das vacas ovulando antes da segunda aplicação de GnRH e 7 % não ovulando até o exame com 48 h após a aplicação da segunda dose de GnRH (Tabela 2). Todas as vacas que ovularam antes da segunda aplicação de GnRH estavam no terço final do ciclo estral (dias 13 a 21) e não ovularam quando da aplicação da primeira dose de GnRH (Tabela 2). As vacas que estavam na primeira metade do ciclo estral (dias 1 a 12) apresentaram maior taxa de sincronização (91%), sendo as falhas devido não terem ovulado em resposta à segunda dose de GnRH. Por outro lado, as vacas que estavam na segunda metade do ciclo estral apresentaram menor taxa de sincronização (80 %) com falhas, principalmente, devidas a ovulação antes da segunda aplicação de GnRH (Tabela 2 ).

 

Tabela 2



O tamanho do folículo ovulatório no dia da aplicação da PGF2a ou da segunda aplicação de GnRH foi influenciado pela fase do ciclo estral em que as vacas receberam a primeira aplicação de GnRH (Tabela 1). As vacas nas fases inicial (dias 1 a 4) e final (dias 17 a 21) do ciclo estral tiveram folículos ovulatórios com maior diâmetro. O tamanho do folículo ovulatório foi também influenciado pela produção de leite e concentração sérica de progesterona no dia da aplicação da PGF2a.

Neste trabalho, observou-se que vacas que ovularam em resposta ao primeiro GnRH mostraram maior taxa de sincronização, em relação àquelas que não ovularam (92 vs. 79%). Ou seja, menor taxa de ovulação à primeira dose de GnRH reduziu a taxa de sincronização após a segunda aplicação de GnRH do protocolo "Ovsynch".

Um dos aspectos mais intrigantes destas observações deu-se ao estudar o efeito da fase do ciclo estral sobre o tamanho do folículo ovulatório. Os folículos ovulatórios foram maiores nas vacas que receberam a primeira dose de GnRH do protocolo "Ovsynch" no inicio (dias 1 a 4 ) ou final (dias 17 a 21) do ciclo estral, ao passo que, vacas tratadas nas fases intermediárias do ciclo estral (dias 5 a 13), apresentaram folículos ovulatórios menores. Esta diferença pode ser devido ao efeito dos elevados níveis de progesterona na secreção de LH e crescimento folicular. Com estes dados, pode-se afirmar que a fase do ciclo estral ao se iniciar o protocolo "Ovsynch", exerce influência sobre o tamanho do folículo ovulatório.

A fase do ciclo estral em que se iniciou o protocolo "Ovsynch" resultou em diferentes taxas de ovulação à primeira aplicação de GnRH, causas de falhas na sincronização à segunda dose de GnRH e variações no tamanho do folículo ovulatório. Pesquisas futuras devem ser realizadas com o objetivo de examinar a correlação entre estes dois parâmetros e se existe influência do tamanho do folículo ovulatório na taxa de concepção. Este tema será discutido na próxima semana.

fonte: MilkPoint

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures