ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fornecimento de soja grão para vacas em lactação

POR JOSÉ ROBERTO PERES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/06/2002

4 MIN DE LEITURA

15
0
O Brasil é um grande produtor mundial de soja. Seu farelo, resultante da extração do óleo, é talvez a principal fonte de proteína na alimentação animal. Além do farelo, há muito se sabe, e os estudos comprovam, que os grãos de soja moídos se constituem numa ótima fonte protéica e energética para ruminantes. No entanto, não são utilizados em nosso meio de forma freqüente.

O grão integral de soja (90% de matéria seca), contém cerca de 38% de proteína bruta, 82% de NDT, 17% de extrato etéreo (gordura) e 8,9% de fibra detergente ácido (FDA). Uma comparação dos grãos com outros subprodutos da soja pode ser vista na tabela 1.

Tabela 1: Composição bromatológica da soja e seus subprodutos


1PB = proteína bruta;
2Bypass = % proteína bruta que escapa degradação no rúmen
3NDT = nutrientes digestíveis totais;
4 EE = extrato etéreo;
5FDA = fibra detergente ácido

Talvez a impopularidade da soja grão crua se deva à presença do fator antitripsínico, que inibe a ação da enzima tripsina, além da lipase, que pode contribuir para a rancificação de sua gordura e também de uma enzima chamada urease que, em contato com a uréia, a converte em amônia, liberando seu cheiro característico. Em função disso, a soja grão crua não é indicada para animais não ruminantes (aves, suínos), o que contribui para que seu uso seja menos divulgado.

No caso de ruminantes, como o gado leiteiro, não existem grandes restrições. Só é recomendável que não se utilize uréia em rações com grãos de soja cru. O aquecimento (tostagem) dos grãos destrói a urease e inativa a lipase, o que aumenta o tempo de estocagem dos grãos, além de aumentar consideravelmente seu teor de proteína bypass, o que pode se tornar um diferencial positivo deste produto, especialmente quando se trata de animais de alto potencial de produção.

Um grande número de estudos, conduzidos ao longo de muitos anos, tem comparado o valor nutritivo dos grão integrais crus e tostados, com o farelo de soja. Alguns resultados serão mostrados abaixo.

Num estudo foram comparadas 3 dietas, contendo respectivamente farelo de soja, soja em grãos crua ou tostada. A forragem consistia de silagem de milho à vontade, além de 2,5 kg de feno de alfafa. O concentrado balanceado com os diferentes tipos de soja foi oferecido na proporção de 1 kg para cada 3 litros de leite. As vacas consumiram cerca de 16 kg de silagem e 2,3 kg de soja diariamente. A produção de leite e gordura foi similar entre os tratamentos (tabela 2), não tendo sido afetada pela solubilidade da proteína ou pelo teor de gordura das dietas.

Tabela 2: Comparação entre o farelo e os grãos de soja crus ou tostados



Em outro trabalho, que comparou os grãos de soja crus ou tostados com o farelo de soja, os grãos foram moídos antes do fornecimento. O volumoso da dieta era o feno de alfafa, fornecido na proporção de 35% de uma dieta que continha outros 65% de concentrado. O concentrado era composto de 82-85% de milho moído, minerais e vitaminas, além da soja nas diferentes formas. Os grãos de soja foram consumidos na quantidade de 2,3 a 2,7 kg/dia. Os resultados podem ser vistos na tabela 3.

Tabela 3: Comparação entre o farelo e os grãos de soja crus ou tostados



A única explicação para a menor produção de leite e porcentagem de gordura com o uso do grão cru parece ser a menor ingestão de matéria seca (talvez algum problema de rancificação da gordura).

Segundo Harris Jr., 1990, vários estudos foram realizados comparando os grãos de soja tostados ou crus, com o farelo de soja. Os resultados obtidos são inconsistentes e parecem variar em função do volumoso, estágio de lactação e idade das vacas. Ele afirma que, embora não se saiba exatamente as razões destas variações, algumas diretrizes para o uso dos grãos podem ser traçadas:

1) Os grãos tostados têm mais proteína "bypass" e portanto tendem a apresentar melhor resultado em vacas de alta produção em início de lactação.

2) Grãos extrusados fornecidos em grande quantidade (5,5 a 6,8 kg/vaca/dia) podem causar grande depressão no teor de gordura do leite. Valores inferiores 2 a 2,5 kg devem ser fornecidos na maioria das situações.

3) A maioria dos estudos não demonstra qualquer vantagem real no uso dos grãos tostados em relação aos grãos crus quebrados. Ambos parecem apresentar resultados semelhantes também ao farelo de soja.

4) Os grãos devem ser grosseiramente quebrados para melhorar seu aproveitamento. Este processamento deve ser freqüente (diário?) para que se evite a rancificação da gordura. A mistura dos grãos com milho ou algum outro tipo de alimento impede que os grãos "grudem".

5) Não use grãos de soja cru em dietas contendo uréia devido à presença da urease.

6) Inicie o fornecimento gradualmente para evitar queda de consumo.

Comentário do autor: em algumas regiões do País os grãos de soja cru podem constituir-se numa ótima opção de alimento protéico-energético. Diferentemente do caroço de algodão, outra semente oleaginosa, os grãos de soja precisam ser processados (moídos) antes de seu fornecimento, o que contribui para sua impopularidade. Também é preciso, em alguns casos, atentar para a maior solubilidade de sua proteína, que pode ser problema em animais de produção mais elevada. De forma semelhante ao caroço de algodão, em função de seu alto teor de gordura, é melhor manter seu fornecimento em quantidades moderadas até 2,5 - 3,0 kg/vaca/dia.

Fontes:

Harris Jr., B, 1990. Feeding Raw or Heat Treated Soybeans to Dairy Cattle. Florida Extension Bulletin DS 28.

Mielke, C.D. e D.J. Shinghoethe, 1981. Heat treated soybeans for Dairy Cows. J.D. Sci. 74:1579

Smith, N.E. et al., 1980. Whole cottonseed and extruded soybeans for cows in early lactation. J.D.Sci. 63 (supl. 1): 153 Abstract.

15

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LEOMAR SILVA

PELOTAS - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/11/2023

Muito boa e esclarecedora a literatura sobre o asunto soja" q estava procurando para me sentir seguro ao dar as vacas em lactacao.Muito obrigado! Leonar silva
JOSE MARCIO

GARANHUNS - PERNAMBUCO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/04/2020

Como moro na região nordeste usamos soja farelo de milho e farelo fino e capim de corte gostaria de saber se tem algum outro alimento pra alimentar a produção
Me chamo José
ANDRÉ JOSÉ ANDRZEJEWSKI

GUARANI DAS MISSÕES - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/10/2018

Que formulaçao devo usar para a minha raçao a base de soja cru triturada? (Soja, milho, sal mineral)
JUAREZ GARCIA

CARLOS CHAGAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/10/2018

Gostaria de saber se posso dar soja em grão para vacas leiteiras
JUAREZ GARCIA

CARLOS CHAGAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/10/2018

Quero saber por gentileza se posso dar soja em grão para vacas leiteiras
DARLEI COELHO DOS SANTOS

CAIÇARA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/04/2017

gostei da matéria.para chegar em uma mistura com 20% de proteína com milho quebrado e soja quebrado e sal mineral,qual seria as proporções?
JÚLIO DOS SANTOS

COROMANDEL - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/11/2016

Gostaria de saber se posso dar resíduo de soja pra vaca

de leite qual a quatia
NELSON BAQUEGA AVANCI

DEODÁPOLIS - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/09/2016

Queria saber qual a porcentagem do grão de soja em natura para  misturar no milho pra produção de leite?

Nelson Avanci
FELIPE SANTANA COELHO

LAGOA FORMOSA - MINAS GERAIS

EM 09/03/2016

Muito boa a matéria!

Gostaria de obter mais informações quanto a utilização de soja in natura junto com milho ou sorgo para a produção de silagem de grãos úmidos, para alimentação de gado leiteiro e de corte.

Há algum estudo realizado acerca deste assunto?
PAULO DONIZETE BORGES

GRAJAÚ - MARANHÃO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 01/09/2015

Gostaria de Obter mais informações uso de soja in natura em rações vaca leite suínos e Aves  
GEDIEL SEPULVIDA

EM 13/08/2015

gostaria de receber comentários sobre uso da soja in natura para gado leiteiro e corte
CESAR

ALTINÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/01/2015

Qual a quantia de soja em natura ( crua ou tostada) que posso dar diariamente para cada vaca,como eu preparo essa raçao (misturo  farelo de milho ou so silo de milho ou cana?)
ARNO RICARDO GOELZER

QUINZE DE NOVEMBRO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/10/2014

Muito boa a matéria, gostaria de saber qual o tipo de tostada a ser usada nos grãos para estacagem do grão e posterior moagem.  Abraços
EDIVALDO CENCI

CRISTAL DO SUL - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/01/2014

Posso usar grão de soja cru com milho (no momento da trituração) para fazer silagem de grão úmido? Qual seria a mistura aproximada desses dois ingrediente para ter um alimento com 18% de proteína?
JOSÉ ANTONIO SENNA GONÇALVES

CRISTIANÓPOLIS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/10/2012

A opinião é esclarecedora. Obrigado pelas informaçõe. Neste contexto de preços dos insumos de ração nas alturas, quem tem a sorte de morar ao lado das lavouras de soja deveria considerar a possibilidade de usar este grão in natura para baixar custo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures