ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Comercialização de dietas completas para vacas leiteiras

POR PATRICK SCHMIDT

E RASIEL RESTELATTO

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/10/2016

1 MIN DE LEITURA

16
0
A ração em mistura total (RMT, ou TMR no inglês) é composta por alimentos volumosos (silagens, fenos, capins frescos, resíduos fibrosos, etc) e concentrados (cereais, coprodutos industriais, minerais, suplementos e aditivos). Normalmente, esses alimentos são misturados na fazenda de forma balanceada, e imediatamente fornecidos como dietas completas, visando a ingestão uniforme pelos animais. Por ser composta por alimentos rapidamente deterioráveis, a RMT é preparada todos os dias, por diversas vezes.

A adoção da RMT é dificultada em propriedades que têm limitação de mão de obra, maquinário, escala para compra de insumos e, até mesmo, conhecimento técnico para balancear rações adequadamente. Em alguns casos, o produtor pode se deparar com altos custos para uma ração mal formulada e inadequadamente preparada.

Uma alternativa bastante recente, com o intuito de atender esses produtores, é a comercialização de RMT pronta, balanceada para o nível de produção desejado das vacas. Para ser possível, essa ração em mistura total é produzida em processos que envolvem várias técnicas, sendo a ensilagem em pequenas unidades (fardos ou sacos) uma das principais. Com isso, a RMT se conserva por longos períodos, podendo ser comercializada, transportada e armazenada na fazenda.

Embora, em um primeiro momento, o custo de aquisição de uma dieta pronta, em relação ao preparo da mesma na fazenda, possa parecer proibitivo, as vantagens indiretas relacionadas à comodidade da fazenda, menor necessidade de mão de obra e implementos, e maior facilidade no manejo alimentar diário podem ser fatores importantes na tomada de decisão pela terceirização da produção de comida para as vacas,

O Centro de Pesquisas em Forragicultura (CPFOR) da Universidade Federal do Paraná tem avaliado essa tecnologia, com ênfase na qualidade das dietas e preservação dos nutrientes durante o armazenamento das mesmas. Nesse momento, gostaríamos de ouvir a opinião e percepção dos produtores de leite sobre essa tecnologia. Para tanto, basta responder a um rápido questionário (5 minutos são suficientes), que será usado para elaboração de uma tese de doutorado sobre o assunto.

 

PATRICK SCHMIDT

Zootecnista, professor na Universidade Federal do Paraná

RASIEL RESTELATTO

Zootecnista e Mestre em produção Animal, formando pela Universidade Tecnologica Federal do Paraná. Seu Mestrado foi voltado a produção e qualidade de forragens. Possui experiencia na atividade leiteira

16

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTONIO DE CASTRO JUNIOR

JOANÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/01/2017

Embora eu ainda não faça uso de um dieta pronta adquirida de terceiros, falta muito pouco para fazê-lo. A região onde moro é acidentada, não nos permite mecanização avançada e, pra complicar, as investidas dos javalis tornaram o cultivo de milho e cana algo impossível de se fazer.

Não é força de expressão. Há dois anos não formamos silagem de milho.

Mas mesmo se eles não estivessem por aqui, delegar às fazendas especializadas a tarefa de comprar e manter maquinários caros, além de produzir e dispor de forragem de alta qualidade, me parece um caminho lógico para quem possui animais com ótimo potencial de produção.
CARLOS ESTIVALET JR

DOIS VIZINHOS - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/11/2016

Rasiel,

De acordo com as pesquisas de vcs, qual o prazo de validade, absorção desta dieta, desenvolvimento de fungos etc... Tem se comportado bem ou não , aposto nesta ferramenta !
FRANCISCO AUGUSTO DE QUEIROZ VIANNA

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/11/2016

Na lida diária para produção de leite de alta qualidade/produtividade, necessita-se de diversas mistura bem específicas, sendo o pequeno e médio produtor os maiores beneficiados.

Seria economicamente viável, mesmo considerando distancias maiores (frete)?
CLEITON VIEIRA MARQUES

GOIÂNIA - GOIÁS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 25/10/2016

Bom Dia!



Vendo 100 Toneladas de Sal Mineral 160 Marca Nutrisal. Interessados wats 62 99980-0708. Preço bom!
ADILSON DA MATTA ANDRADE

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/10/2016

É interessante mas pode ter o entrave que as dietas são diversificadas por lote ou até mesmo categoria animal, mas poderia ter um bom mercado para trato de animais em exposições e leilões, assim como equino em baias.
NEI ANTONIO KUKLA

UNIÃO DA VITÓRIA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/10/2016

A terceirização de algumas atividades, como neste caso, a RMT, felizmente vem ganhando espaço e profissionalizando cada vez mais o setor. Uma dieta balanceada adequadamente por profissionais altamente capacitados, a redução do uso de TEMPO (fator este, nem sempre computado pelos produtores e, com a escassez de mão-de-obra nas propriedades), sem dúvidas leva a crer que a tecnologia veio para ficar.
RASIEL RESTELATTO

CONCÓRDIA - SANTA CATARINA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 13/10/2016

Muito obrigado pelos comentários.

Todos de muita vália..
MARCELINO

CARAMBEÍ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/10/2016

Excelente tecnologia, faço uso da mesma mais de um ano, economizei 3 horas por dia de envolvimento com o manejo do trato, transferencia de riscos, qualidade de materia prima.

Ha inumeras vantagens, não abro mão, unica desvantagem que existe apenas um empresa no mercado nacional fornecendo esta tecnologi para nós, quanto ao restante, muitas razoes positivas, quem começa na abre mao da tecnologia.
TARSO QUEDI PALMA

PALMEIRA DAS MISSÕES - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/10/2016

Ótima ideia se bem implantada pois reduziria em muito a mão de obra na propriedade(que é um dos pontos de estrangulamento da atividade hoje).

Porem obviamente deverá ter varia formulações para suprir as necessidades dos animais que têm vários níveis de produção. E o preço tambem tem que se adequar dentro da capacidade financeira dos produtores de leite. Mas realmente muito boa ideia.

                                                                                       Abraços.
JOSÉ CARLOS AZEVEDO

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/10/2016

No questionário formalizado pelos senhores pesquisadores, devemos crer que estamos chegando a um patamar de busca de soluções nunca antes tão bem estruturadas na questão Ensilagem. Como primeiro trunfo, devo crer, é a diminuição de mão de obra muito cansativa; em segundo lugar o aproveitamento do material à disposição em nosso próprio sítio, no meu caso e em terceiro lugar a certeza de contar com o produto armazenado para ser utilizado quando o proprietário/leiteiro precisar para sua tranquilidade de produção.

Jcarlos
REGIS NUNES FERREIRA LEITE

LAGOINHA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/10/2016

Custo  ao produtor  atraente , TRM bem formulada , tercerização na produção e na entrega . Agora só minhas vacas executarem sua parte . Isto seria ideal !!!!   VC  acredita em milagre ?? Não seria possivel em minha região . Porem vamos torcer Já temos tercerização na plantação do milho e na silagem . Quem sabe no futuro . Por enquanto vamos nos adequando ao que temos .
LUIZ CARLOS

ANCHIETA - ESPÍRITO SANTO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 07/10/2016

Boa Noite,



Excelente ideia, mas precisa ser concretizada, estamos precisando disso. Podia nos dar noção de preço para saco de 50 kg?

.
CASSIMIRO SANTOS DE OLIVEIRA

SALVADOR - BAHIA

EM 07/10/2016

Perfeito!

Reduziria o amadorismo.
JOSÉ DE PAULA CAMPOS

IBERTIOGA - MINAS GERAIS

EM 07/10/2016

E uma brilhante maneira de chegar até o animal uma alimentação correta e balanceada;       

dependendo do custo da produção e o preço até o produtor é uma excelente ideia.
JOÃO AUGUSTO MACHADO CALDEIRA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/10/2016

Este é um caminho para a terceirização, que é uma tendencia internacional. Se os fornecedores forem competentes poderão ganhar em produtividade.

Vamos torcer para esta moda pegar....
DERLEI JOSÉ BRANDÃO

BOM REPOUSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/10/2016

Eu acho que seria bom,se não for muito caro.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures