ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Atente-se a população de plantas para a produção de silagem de milho

POR THIAGO BERNARDES

THIAGO FERNANDES BERNARDES

EM 23/09/2016

2 MIN DE LEITURA

1
0
Como a época de plantio da cultura do milho está se aproximando é importante ficar atento aos fatores que impactam sobre a produtividade e o valor nutritivo da silagem. No último mês nós comentamos sobre a importância da escolha do híbrido quanto a qualidade da porção vegetativa. Neste mês iremos discutir um aspecto do plantio que tem reflexos econômicos diretos para aqueles que utilizam silagem de milho na dieta dos animais.

Não é uma tarefa simples recomendar a população de plantas ideal para a cultura do milho porque este parâmetro depende dos seguintes fatores:

-Tipo e fertilidade do solo: solos mais argilosos retém mais água e podem garantir populações mais altas. Da mesma forma, alta fertilidade também suporta populações mais densas.

-Data de plantio: se o objetivo é ter maiores populações, plantar mais cedo é recomendado.

-Tipo de híbrido: alguns híbridos toleram populações mais densas do que outros. Aqueles de porte mais baixo e precoces são mais responsivos do que aqueles de porte alto e tardios.

Um dos maiores problemas quando se utiliza altas populações é o risco de estresse por deficiência hídrica. Porém, quando as plantas estão bem nutridas as mesmas suportam estresse hídrico leve. As questões hídricas devem ser levadas em consideração porque nos últimos anos têm sido comum veranicos longos durante os meses que normalmente mais chove.

Uma mensagem importante é que a densidade populacional afeta diretamente a produtividade da cultura e esta tem relação direta com custo de tonelada de matéria seca produzida. Observa-se em algumas propriedades que a população de plantas está aquém do que poderia, ou seja, o produtor está sendo pouco eficiente neste quesito. Por outro lado, populações mais densas têm pouco efeito sobre o valor nutritivo. De modo geral, em altíssimas populações há tendência da silagem ter maior concentração de fibra e menor concentração de amido pelo fato de diminuir o número e o peso das espigas.

Altas populações são menos preocupantes para aqueles que vão produzir silagem em comparação com as lavouras destinadas para grãos, pois pode haver risco de tombamento de plantas nos estágios finais do ciclo da cultura.

Quando se compara a população de plantas utilizadas no Brasil frente a de outros países percebe-se que ainda temos ‘terreno a explorar’. O clima quente encontrado aqui é uma das principais barreiras. Porém, atualmente há tecnologias disponíveis para serem utilizadas de modo que as lavouras possam ter maior produtividade por meio da densidade populacional. Portanto, consulte o técnico da sua região e procure maximizar o potencial do híbrido a ser plantando atentando-se sempre aos fatores que podem impactar negativamente sobre o aumento da densidade populacional.

THIAGO BERNARDES

Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - MG.
www.tfbernardes.com

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ EDIRARDO QUEIROZ FREIRE

FORTALEZA - CEARÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/10/2016

Ótimo artigo , isso serve de exemplo para que nós , aquí do Ceará aprendemos que o híbrido , é de curto período de floração e frutificação e produção mais precoce do que a  variedade , visto que nós aproveitaríamos melhor o curto período de inverno.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures