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A importância da densidade em silagens e os fatores que a determina

POR THIAGO BERNARDES

THIAGO FERNANDES BERNARDES

EM 26/05/2014

2 MIN DE LEITURA

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As etapas de abastecimento do silo e compactação da forragem têm como objetivo eliminar o ar remanescente no interior da massa, fundamental para que a fermentação seja otimizada, pois silagem é um alimento fermentado. Somado a isso, estas etapas também determinam o quando de ar que poderá penetrar na silagem quando a mesma for exposta ao ambiente durante a fase de desabastecimento do silo (Lembrando que o ar leva ao processo de deterioração do alimento).

Após o abastecimento e a compactação a massa de forragem irá alcançar uma determinada densidade, ou seja, haverá certa quantidade de alimento em um determinado volume. Portanto, o objetivo da compactação é diminuir a porosidade da massa. A porosidade pode ser definida como o número de poros entre as partículas sólidas de um material. Os poros podem ser preenchidos com gases e/ou água nas silagens. Para que os gases se movam na massa é necessário que os poros sejam contínuos. Desse modo, eliminar poros significa não contribuir para o fluxo de ar na massa. Estudos recentes recomendam que a densidade de matéria verde de uma silagem deve atingir 700 kg/m3. Para que este objetivo seja alcançado, devemos saber os fatores que afetam a densidade da massa em silos horizontais trincheira e superfície, os quais são: I) teor de matéria seca da forragem, II) o tamanho de partícula, III) a altura da camada distribuída no silo durante o abastecimento, IV) o peso do veículo e o V) tempo de compactação.

Todos fatores apontados acima são importantes e interagem entre si, contudo os três últimos são considerados determinantes. Desse modo, a seguir discutiremos com maior profundidade cada um deles.

A distribuição das camadas e a compactação da massa

A distribuição das cargas durante o abastecimento de forragem no silo deve ser de forma organizada de modo que a espessura da camada não dificulte a compactação pelo veículo. A camada descarregada em silos horizontais deve estar entre 15 a 20 cm. A organização na distribuição dos vagões e a utilização de lâminas (frontais e traseiras) nos veículos que efetuam a compactação auxiliam nesta etapa. Percebam que são fatores que dependem apenas da organização por parte da propriedade.

O veículo e a compactação da massa

O peso do veículo e o tempo de compactação são pontos que melhores se correlacionaram com as variações nas densidades das silagens. Deve-se observar um intervalo de descarregamento das cargas de forragem que chegam para dedicar mais tempo à pressão de compactação à massa, já que altas densidades estão correlacionadas positivamente com o tempo de compactação. Muck e Holmes (2000) avaliaram os fatores que alteram a densidade em silos trincheira e recomendaram que o tempo de compactação deve ser de 1 a 1,2 vezes o turno de colheita, ou seja, assumindo que a jornada de trabalho da colhedora possa durar 10 horas/dia, o tempo de compactação deve ser de 10 a 12 horas/dia. Quanto ao peso do veículo, o equipamento de compactação deve apresentar peso igual ou superior a 40% da massa de forragem que chega ao silo por hora de trabalho efetiva. Exemplo: se a cada hora o silo receber 10 t de forragem o veículo deverá ter no mínimo 4 t. Caso a quantidade de forragem seja muito superior a este valor, o correto é aumentar o número de veículos que realizam a compactação.
 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

THIAGO BERNARDES

Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - MG.
www.tfbernardes.com

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MAURICIO BECKER OSWALD

SÃO LOURENÇO DO SUL - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/06/2014

Qual o ponto ideal para ensilar? (estágio dos grãos).E sobre o uso de inoculante,se realmente é viável? quais os benefícios? Obrigado!
LAERTE PEREIRA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL

EM 02/06/2014

Muito obrigado ao Marcelo.

Fundamental o esclarecimento do José Ferrão.

Agradeço também a este site que facilita a interlocução e favorece a aprendizagem e a troca de experiências.
MARCELO WADDINGTON

BELA VISTA DE GOIÁS - GOIÁS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 02/06/2014

Concordo com o José Ferrão.
CARLOS EDUARDO VALENTE PIERONI

CAMPO FLORIDO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/05/2014

Sempre que faço a silagem cubro com lona,obvio, e uma camada de terra para que todo ar seja eliminado.Há muita gente que dispensa a terra. Quem está certo ?

Obrigado.
THIAGO BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 27/05/2014

Laerte, serão necessários todos os processos de produção de uma silagem, menos a colheita. Ou seja, haverá transporte, compactação e vedação da silagem que já foi produzida.



Att,



Thiago Bernardes
LAERTE PEREIRA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL

EM 27/05/2014



Interessante o artigo.

Uma pergunta: é possível mudar a silagem do local onde foi compactada, depois de dois meses pronta,  para outro local mais perto do cocho de alimentação dos animais, sem que tal mudança cause danos irreparáveis à sua qualidade? Caso seja possível, como proceder? Será necessário nova compactação?

Obrigado

Laerte Pereira
THIAGO BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 27/05/2014

Caro Sandro, não há comprovação, por meio de estudos, que a largura dos pneus exerça influência direta sobre a compactação. O importante é colher a maioria das culturas com teor de matéria seca entre 30-40%, manter as partículas uniformes, promover camadas finas para o trator compactar e, principalmente, ficar atento ao peso do veículo e o tempo de compactação.



Att,



Thiago Bernardes
SANDRO DE CASTRO

GOIÂNIA - GOIÁS - PESQUISA/ENSINO

EM 27/05/2014

Parabéns pelo artigo! E quanto a rodagem do veículo mais estreita ou larga que aumenta ou diminui a superfície de contato com o material picado. Qual a mais indicada?

Abraços

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